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Twitter. "Melhores tweets" vão aparecer primeiro

Este artigo tem mais de 5 anos

A partir de agora, os utilizadores do Twitter verão os "melhores tweets" no topo das suas timelines. A rede social já lançou a funcionalidade que, para já, é opcional.

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Bethany Clarke/Getty Images

Bethany Clarke/Getty Images

O Twitter lançou uma nova funcionalidade que altera a forma como as mensagens são apresentadas nas timelines (página principal) dos utilizadores. A rede social já confirmou a informação, indicando que a funcionalidade se chama “mostrar primeiro os melhores tweets“.

De acordo com o jornal The Guardian, a nova funcionalidade tem por base um algoritmo que seleciona os “melhores tweets” e os apresenta no topo das timelines. No entanto, para já, o utilizador terá a liberdade de a desativar se assim o entender. E mesmo que não o faça, os tweets continuarão a aparecer por ordem cronológica logo abaixo desta nova secção.

O número de tweets a apresentar deverá variar consoante o número de contas que o utilizador segue e o tempo em que esteve fora. Vários utilizadores já têm acesso à funcionalidade, que deverá estar disponível para todos até à próxima semana. Ficará disponível no site e aplicações móveis iOS e Android da rede social, escreve o jornal britânico.

Em comunicado, a rede social justifica a alteração com o facto de muitos utilizadores seguirem “centenas — ou mesmo milhares — de pessoas no Twitter” e que, por vezes, pode haver “a sensação de que se perderam os tweets mais importantes”. “Nós já vimos que as pessoas que usam esta funcionalidade têm tendência a retweetar e a tweetar mais, criando mais comentários e conversas ao vivo, o que é ótimo para toda a gente”, explica Mike Jahr, Senior Engineering Manager da empresa.

Rumores acerca desta alteração já tinham circulado na rede social durante o fim de semana, com alguns utilizadores a reagirem de forma negativa. A mudança junta-se a outras que já estarão na calha para serem introduzidas em breve. Por exemplo, a Re/Code avançou em janeiro que o Twitter estaria a planear aumentar o limite das mensagens de 140 para 10.000 carateres.

As mudanças serão a resposta da empresa ao fraco crescimento da rede social, em comparação com outras. Em 2015, o número de utilizadores ativos terá estagnado perto dos 300 milhões e, com estas mudanças, a empresa estará a espera de conseguir angariar novos utilizadores.

Editado por Filomena Martins

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