A bastonária da Ordem dos Enfermeiros garantiu ao Observador que nunca disse ter visto médicos a praticar eutanásia nos hospitais públicos. Ana Rita Cavaco vem assim esclarecer a polémica que surgiu no decorrer das suas declarações à Rádio Renascença, no sábado.

“Eu nunca disse que se praticava eutanásia ou que tinha visto praticar. O que eu disse foi que este assunto está dentro dos corredores. Estava-me a referir à discussão que é feita no seio das equipas”, explicou a bastonária, que foi empossada no mês de janeiro.

Este esclarecimento surge depois de o Ministério Público já ter dito, esta manhã, que vai abrir um inquérito às declarações da bastonária e também o Ministério da Saúde ter pedido, esta segunda-feira, a intervenção da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) com “caráter de urgência e tendo em vista o cabal esclarecimento dos cidadãos”.

No programa Em Nome da Lei, da Rádio Renascença, Ana Rita Cavaco disse ter vivido “situações pessoalmente em que em conjunto – nós trabalhamos em equipa (médicos e enfermeiros) – houve médicos que sugeriram por exemplo administrar insulina àqueles doentes para lhes provocar um coma insulínico. Não estou a chocar ninguém porque quem trabalha no SNS sabe que estas coisas acontecem”. E logo acrescentou: “eu não estou a dizer que as pessoas o fazem, estou a dizer que temos de falar sobre essas situações”. “Sabemos que isto existe e existe debaixo do pano, por isso vamos falar abertamente”, insistiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando questionada pela jornalista sobre se a eutanásia já era então praticada no Serviço Nacional de Saúde, a bastonária respondeu “é, mas não fui só eu que disse isso. Há outras figuras públicas que já o admitiram”, acrescentando que há coisas que não estão legalizadas, nem legisladas e que acabamos por esconder.

Mas agora, ao Observador, a bastonária garantiu que nunca quis dizer que a eutanásia era praticada em Portugal.

Confrontada pelo Observador sobre se já tinha assistido a situações de doentes que pediram efetivamente para morrer, Ana Rita Cavaco respondeu que “ninguém quer morrer. Toda a gente tem medo de morrer. As pessoas pedem é para não sofrer, para não ter dor”.

Em relação ao inquérito que o Ministério Público já disse que vai abrir, a responsável disse estar “disponível para aquilo que disse”, e revelou-se “contente” com a atuação do MP pois isso pode ser um sinal de que “quando começarmos a divulgar casos de hospitais em que não se cumprem os mínimos para a segurança dos doentes” o Ministério Público também intervirá.

Ana Rita Cavaco lembra que já denunciou haver casos de serviços em que há dois enfermeiros para 57 doentes e “não vi ninguém a gritar pelo Ministério Público, sendo que estamos a falar também de segurança dos doentes”.