Mariano Rajoy, primeiro ministro espanhol, demorou três horas a eleger um novo ministro da Justiça, após a demissão de Alberto Ruiz-Gallardón. Nomeou Rafael Catalá Polo para o cargo, noticia o El País, fechando a possibilidade de se criar uma crise política no país, escreve o jornal.

Rafael Catalá, atualmente secretário de estado das obras públicas, transporte e habitação, tomará posse na próxima semana, quando terminarem as visitas oficiais do Rei de Espanha a Nova Iorque ,para assistir à assembleia geral das Nações Unidas, e Rajoy à China. Até ao momento da oficialização, a responsabilidade do ministério será assumida pela vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría.

O ministro da Justiça espanhol, Alberto Ruiz-Gallardón, demitiu-se esta terça-feira na sequência do anúncio de Mariano Rajoy, primeiro-ministro, de que deixou cair a reforma da lei do aborto por não ter encontrado o consenso suficiente para seguir em frente, escreve o El País. Gallardón havia sido o responsável pela elaboração do texto da lei e o recuo do presidente do Governo espanhol tê-lo-á feito sentir-se desautorizado, continua o mesmo jornal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta lei pressupunha um retrocesso de cerca de três décadas, em termos de legislação, ao revogar o direito da mulher em decidir livremente se interrompe a gravidez durante as primeiras 14 semanas. O texto impunha mais limitações do que a lei que esteve em vigor em Espanha entre 1985 e 2010, uma vez que dificultava o aborto mesmo em casos de malformações do feto. Apesar de, na prática, não se eliminar essa possibilidade, a mulher que se encontrasse nesta situação teria de alegar outro motivo para terminar a gravidez. A interrupção voluntária da gravidez só seria permitida em casos de grave perigo para a saúde da mulher ou em casos de violação.

De acordo com um comunicado oficial da La Moncloa, a demissão de Gallardón será efetivada amanhã. Ainda no mesmo documento, Rajoy agradeceu Ruiz-Gallardón “o trabalho feito à frente do ministério durante o seu mandato e a sua colaboração solidária em conjunto com o Governo durante uma etapa de grande exigência para todos.”

Rafael Polo, nascido em Madrid a 21 de junho de 1961, é licenciado em Direito pela universidade Complutense e trabalha com o Estado espanhol desde 1985. Em 2002, foi secretário de estado no ministério que vai agora liderar. Também foi responsável pelo programa de mestrado em Administração pública, na escola de Negócios de ESADE, entre 2005 a 2012.