O FOLIO — Festival Literário Internacional de Óbidos vai trazer a Portugal o escritor britânico Salman Rushdie, vencedor do Whitbread Prize (também conhecido por Costa Book Awards) e do Man Booker Prize, anunciou esta quinta-feira a organização do evento em comunicado. Rushie, de 68 anos, irá apresentar em Óbidos a sua mais recente obra, Dois anos, oito meses e vinte e oito noites, que será publicada pela Leya.

Para Humberto Marques, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, a presença do escritor confirma a “grande dimensão internacional” do FOLIO, onde estarão presentes outros grandes nomes da literatura contemporânea, como o islandês Jón Kalman Stefánsson e o Prémio Nobel da Literatura V.S. Naipaul. “Rushdie é mais um nome na nossa programação com que os leitores poderão privar de perto, num ambiente mágico”, acrescentou Humberto Marques.

Salman Rushdie nasceu em junho de 1947 em Bombaim, na Índia, então parte do império colonial britânico. Autor multipremiado, publicou até à data 12 romances, entre os quais se destacam Filhos da Noite, de 1981, e Versículos Satânicos, de 1988, que lhe valeram vários galardões, como o Man Booker Prize, o Best of the Bookers, entre outros.

Inspirado na vida do profeta Maomé, Versículos Satânicos provocou diversos países muçulmanos e Rushdie tornou-se alvo de várias ameaças de morte. Ayatollah Ruhollah Khomeini, líder supremo do Irão, chegou mesmo a emitir, a 14 de fevereiro de 1989, uma ordem de assassinato contra o escritor. Por causa disso, o governo britânico colocou Rushdie sob proteção policial.

Para além de romances e a coleção de novelas Leste, Oeste, Rushdie publicou ainda quatro livros de não-ficção e co-editou a antologia Best American Short Stories.

O FOLIO irá decorrer entre os dias 22 de setembro e 2 de outubro em Óbidos, parte da rede de cidades criativas da UNESCO. O programa completo do festival literário pode ser consultado aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR