O norte vestiu-se ontem a rigor com as cores da Audi e vai manter o figurino até ao próximo dia 25 de Junho. Motivo? A apresentação à imprensa mundial do novo A5 Coupé, numa acção que envolve, em média, 45 jornalistas por dia. À disposição dos especialistas na matéria – incluindo alguns portugueses, entre os quais o Observador –, encontram-se 26 modelos que vão circular entre o Porto, Arouca e Ílhavo, em trajectos bastante sinuosos e escolhidos propositadamente com o objectivo de colocar à prova o comportamento em curva do desportivo alemão.

As quase três dezenas de coupés a rodar entre o Porto e Aveiro incluem as versões turbodiesel 2.0 TDI de 190 cv, que promete ser a mais vendida entre nós, e 3.0 V6 TDI de 286 cv, com as motorizações a gasolina a serem representadas pelo 3.0 V6 TFSI de 252 cv.

Mas a variante mais entusiasmante do A5 dá pela denominação S5 e é a mais desportiva da família. O anterior motor praticamente desapareceu, sendo substituído por outro 3.0 V6 TFSI, que recorre a 800 novas peças para garantir mais 21 cv, 60 Nm e um consumo 5% inferior. O segredo para estas melhorias reside no novo sistema de sobrealimentação, que trocou o anterior compressor volumétrico por um turbocompressor de pequenas dimensões, para ter menos inércia e, logo, melhor resposta a baixo regime. No final, o motor do S5 debita mais força a qualquer regime, atingindo o máximo logo às 1350 rpm e mantendo-se estável durante uma margem mais que generosa.

O novo coupé tem a chegada ao mercado nacional agendada para Outubro, com os motores 2.0 TDI de 190 cv e 3.0 V6 TDI de 286 cv. Juntos, deverão perfazer 95% das vendas, ficando o restante para os amantes da gasolina, com o 3.0 V6 TFSI de 252 cv e o S5 de 354 cv a disputarem essa fatia do mercado.

Se está interessado nos preços, conte com um acréscimo de apenas 5%, o que é largamente compensado pelo equipamento adicional que o modelo passa a incluir de série. E saiba desde já que, entre nós, o novo A5 com o motor 2.0 TDI de 190 cv deverá ser comercializado por valores a rondar os 49.000€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR