O bom filho à casa torna e o Portugal Fashion não é exceção. Depois de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, a 39ª edição do evento regressa para estender a passerelle em Lisboa e no Porto entre 12 e 15 de outubro. Desta vez, com um dos maiores calendários de sempre e com uma grande aposta nos jovens criadores da indústria do norte — o ADN do Portugal Fashion. Os desfiles arrancam esta quarta-feira, 12 de outubro, na capital com Storytailors e só chegam ao norte depois da dupla Alves/Gonçalves apresentar a coleção primavera/verão 2017, naquele que será o último desfile na capital.

Não tem convites? Pelas 20h, o Pavilhão de Portugal em Lisboa abre-se a todos que quiserem assistir à emergente marca Hibu de Marta Gonçalves. Já no Palácio dos CTT do Porto, a 13 de outubro, o dia de desfiles é aberto ao público. Pela primeira vez, o Portugal Fashion dedica um único dia à plataforma Bloom e convida os portuenses a assistirem às apresentações de novos criadores. Mediante a capacidade da sala, será possível assistir a um total de oito desfiles entre as 15h30 e as 23h — Eduardo Amorim, David Catalán e Pedro Neto, inclusive. Para celebrar a moda, nos intervalos vão atuar músicos como os peixe:avião, The Astroboy ou Old Jerusalem. Segue-se ainda uma festa com entrada gratuita, no mesmo local.

CompModelos

Os emergentes criadores UN T, Sara Maia e Maria Kobrock vão, pela primeira vez, ter um dia único de apresentações sob a coordenação de Miguel Flor. (fotos: Ugo Camera)

Sem convite também poderá assistir, no dia 14 de outubro, aos desfiles das escolas Modatex, ESAD e Escola de Moda do Porto — das 11h às 13h de sábado. Uma lufada de ar fresco na moda portuguesa. À Alfândega do Porto é que só chegarão os convidados de Diogo Miranda, Luís Onofre e Miguel Vieira. O feito repete-se no último dia, 15 de outubro, nas apresentações de Fátima Lopes, Carlos Gil e Ana Sousa. Os desfiles de Luís Buchinho e Katty Xiomara (os únicos que vão decorrer no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões) seguem a mesma política. A boa notícia é que ainda vai a tempo de contactar os criadores e pedir um convite. Em último caso, acompanhe o livestream do evento em direto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR