Conhece Gilles Normand? É o responsável pela divisão de veículos eléctricos da Renault e um fiel defensor dos automóveis movidos a electricidade. Segundo ele, em declarações à publicação britânica Auto Express, “as evoluções dos próximos anos, levadas a cabo pelos fabricantes e pelos seus fornecedores, vão diminuir consideravelmente os custos dos veículos com emissões zero”.

Normand recorda que “as vendas de modelos eléctricos da Renault aumentaram 90% de 2016 para 2017, graças à introdução de baterias com maior capacidade”, admitindo que se “todos os fabricantes apostarem seriamente neste tipo de motorização amiga do ambiente, os preços dos eléctricos vão aproximar-se dos dos veículos a gasolina de dimensões similares”. Isto é tanto mais viável quanto a quantidade de carros alimentados por baterias aumentar, o que fará necessariamente reduzir o preço unitário.

Falando durante a Car of the Future Summit, em Londres, Gilles Normand lembrou que “tudo está a avançar muito mais depressa do que todos os construtores esperavam”. E, para destacar ainda mais essa ideia, acrescentou: “Não pensávamos ser possível montar no ZOE baterias com o dobro da capacidade antes de 2018, mas a verdade é que o conseguimos fazer em 2016.”

Outro aspecto que o responsável da Renault achou por bem chamar a atenção prende-se com o facto de, “à medida que a produção dos carros eléctricos aumente, a dos veículos a gasolina e diesel vai baixar, tornando-os mais caros”, facilitando a aproximação entre os valores de ambos.

Mas aquilo em que Norman diz verdadeiramente acreditar é que o “enorme investimento que todos estão a realizar em novas e revolucionárias tecnologias vai ter consequências práticas muito em breve”. O que, certamente, não deixará de ajudar no incremento das vendas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR