Há passagens de ano e… há passagens de ano. Para que entre em 2015 em cheio, reunimos um conjunto de sugestões onde o luxo é protagonista. Desde destinos remotos a programas invulgares, fique a par do que pode (sonhar) fazer pelo mundo fora.

Comecemos pelo mais extravagante: porquê celebrar uma única vez o novo ano, quando é possível repetir a dose sem ter de esperar mais 12 meses? Com a PrivateFly é possível entrar duas vezes em 2015 com o pé direito, diz o britânico Telegraph. A noite começa às 20h00 em Sydney, Austrália, numa festa exclusiva a acontecer na Sydney Opera House — caso o desejo seja um jantar mais íntimo, é possível fazê-lo no The Dining Room.

CHINA-ECONOMY-AVIATION

Gulfstream G650 / AFP/Getty Images

Pelas 02h do dia seguinte, os clientes são transportados em direção a Los Angeles, nos EUA, pelo jato privado Gulfstream G650 — a viagem tem uma duração prevista de 11 horas e o destino final é alcançado por volta das 18h00, no dia 31 de dezembro. Desta vez, as celebrações tanto podem ocupar o Baile da Cleópatra, no Egyptian Theater, ou o restaurante de marisco Crustacean. Os preços de pacote andam à volta de 7.380 libras por pessoa (mais de 9.000 euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um navio dentro de um navio. O MSC Yacht Club, localizado na proa das embarcações da Classe Fantasia da companhia de cruzeiros MSC, apresenta um serviço exclusivo que inclui suites elegantes, varandas ou janelas panorâmicas. Ao conforto extra junta-se o acesso privado a uma área com salas de estar, bares e piscina próprias, além do serviço de 24 horas com direito a um mordomo. A atmosfera recriada é a de um clube privado e o luxo é real, sobretudo no período da passagem de ano, altura em que há alguns roteiros a ter em conta.

MSC0705627_Orchestra

Navio MSC / D.R.

São exemplo as viagens a bordo do MSC Splendida e do MSC Preziosa. No primeiro navio, os passageiros poderão embarcar em Marselha no dia 27 de dezembro e fazer um cruzeiro de oito dias pelo Mediterrâneo ocidental, com escalas em Marselha, Génova, Civitavecchia, Palermo e Túnis, no norte de África. Escadarias com cristais Swarovski, parque aquático para crianças e spa são alguns dos serviços disponíveis para que nada fique a faltar (a partir de 2.099 euros por pessoa, em camarote duplo).

No MSC Preziosa os planos de viagem são outros e a rosa dos ventos aponta no sentido do calor. Se em Portugal faz um frio de rachar, numa altura em que se festejam as doze badaladas que separam os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, porque não dar as boas vindas a 2015 no Brasil? O itinerário proposto contempla cidades como Rio de Janeiro, Búzios ou Salvador da Bahia, num cruzeiro de oito dias (preços a partir de 6.009 euros por pessoa, em camarote duplo). Mas também há ainda uma proposta que inclui o Dubai como destino.

Previews Ahead of FIFA Confederations Cup Brazil 2013

Rio de Janeiro / Getty Images

Terminar o ano com um circuito pelo país dos riads, dos kasbahs e dos souks é também uma boa ideia. Em Marrocos tanto é possível pôr o olho em cima de oásis e desfiladeiros, como nas mesquitas que se erguem sobre a água e nas fortalezas capazes de roubar atenção à paisagem natural. Um dos programas da Pinto Lopes Viagens para o final do ano é precisamente esse. De 26 de dezembro a 4 de janeiro, o itinerário inclui passagens por Casablanca, Marrakech e Arzila, uma antiga feitoria portuguesa que conserva inúmeros vestígios da ocupação lusa, seja nas muralhas, baluartes ou na torre de menagem. Ao todo, são dez dias para ter Marrocos na palma da mão.

Passar de ano em Nova Iorque é rapidamente associado às festividades que acontecem na Times Square, com o cair da bola às 12 badaladas da meia-noite. No entanto, há também propostas para quem quer evitar as multidões e recolher-se num ambiente privado e, ao mesmo tempo, luxuoso — como ver Elton John atuar ao vivo, num dos raros regressos (profissionais) do ícone da música pop à cidade que nunca dorme. O concerto vai ter lugar no Barclays Center e os bilhetes variam entre 80 e 500 libras (100 e 640 euros).

Não é apenas uma questão de lugar, mas também de tempo. Regressar ao passado e (re)viver, em primeira mão, uma experiência ao estilo da série Downton Abbey não é para todos. Pela primeira vez, a casa senhorial do século XVII Weston Park, situada em Staffordshire, em Inglaterra, vai estar disponível para reservas — até 30 pessoas — na noite de Passagem de Ano.

É provável que os lugares restritos já estejam ocupados, mas sonhar não custa: brindar com champanhe na biblioteca, dançar no laranjal e saborear, numa sala própria, um banquete composto por cinco pratos são algumas das promessas. O pacote custa 15.000 libras (cerca de 19.000 euros) e inclui ainda um chá à chegada e a estadia num dos 28 quatros da casa. E sim, há direito a pequeno-almoço (tardio) ou brunch, tal como manda a tradição inglesa.