Este ano, há cerca de 2,5 milhões de pensionistas que vão ficar isentos de IRS. As novas tabelas de retenção na fonte foram publicadas esta segunda-feira e, de acordo com o Governo, 85% dos pensionistas não vão pagar este imposto: de acordo com as contas do Observador, serão mais cerca de 90 mil pensionistas que vão deixar de pagar IRS.

O aumento do número de pensionistas isentos (antes estavam isentos 82% dos reformados da Segurança Social, cera de 2,4 milhões) deve-se sobretudo a um fator: o aumento do salário mínimo nacional que leva ao aumento do mínimo de existência para os 8.500 euros anuais. Com esta alteração no valor base para o pagamento do imposto, saem das contas das Finanças cerca de 90 mil pensionistas da Segurança Social. “O Governo alterou, esta segunda-feira as Tabelas de Retenção do IRS, facto que conjugado com o aumento do Salário Mínimo Nacional, leva a que o mínimo de existência também aumente, logo estão mais pensionistas e ativos isentos de IRS. Desta forma, informamos que no caso das pensões, com as novas tabelas, estão agora isentos cerca de 85% dos pensionistas da Segurança Social, num universo de 3.001.875”, escreve a Segurança Social em comunicado.

Além dos pensionistas, de acordo com os dados das Finanças, deixarão de pagar IRS cerca de 120.000 famílias com baixos rendimentos, também por causa do aumento do mínimo de existência para os 8.500 euros anuais. Num dos exemplos dados pela tutela, solteiros e casados sem filhos a cargo e com um rendimento bruto anual de 8.400 euros deixam de pagar a taxa de retenção na fonte de 5% que pagavam em 2014, deixando assim de pagar IRS.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR