482kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Pensões

BCP

BCP. Sindicato pede excedentes do fundo de pensões

SNQTB quer que excedentes do fundo de pensões revertam para a "realização de aumentos condignos, salariais e de pensões" dos trabalhadores e pensionistas do banco.
Pensões

Reformados pedem aumento extra das pensões

A MURPI exigiu ao Governo o aumento extraordinário das pensões e a reposição do poder de compra. "Forte aumento dos preços dos combustíveis, da energia e dos bens alimentares" aumentou inflação.
Boa moeda, má moeda

Portagens, rendas e pensões sobem com inflação

A lei define que alguns aumentos de início de ano devem ser feitos de acordo com a inflação. As pensões podem ter um aumento histórico mas as portagens e as rendas de casa também.
Inflação

Os aumentos que a maior inflação em 30 anos trará

A maior inflação em 30 anos pode gerar uma cadeia de aumentos em 2023. Não são apenas alguns preços que sobem. Pensões e prestações sociais também seguem a inflação. Se o Governo nada fizer.
PCP

PCP. Inflação contrariada com aumento de salários

O PCP considerou que a inflação só pode ser contrariada com salários e pensões mais altos. O partido diz que esta é a única maneira de "repor o poder de compra para quem trabalha".
Caixa Geral de Aposentações

CGA. Valor médio das novas pensões aumenta 21%

O aumento de 1.619,8 euros no valor médio das pensões das novas pensões de junho representam o aumento de 21% face ao período homólogo. Face ao mês passado, existiu uma subida de 24,7 euros.
Pensões

PCP: aumento de 10 euros não repõe poder de compra

Jerónimo de Sousa considera que o aumento das pensões é uma "operação de propaganda do Governo em torno do alcance social". Aumentos servem apenas "para iludir a recusa" da proposta de 20 euros.
Açores

Lajes. Açores aprovam anteproposta para pensões

O parlamento dos Açores aprovou uma anteproposta de lei para eliminar o fator de sustentabilidade a pensões antecipadas. Fator introduz um corte de cerca de 14%.
Orçamento do Estado

Aumento nas pensões a partir desta sexta-feira 

O aumento extraordinário deverá chegar a cerca de dois milhões de pensionistas e terá um custo da ordem dos 200 milhões de euros, de acordo com estimativas do Governo.
Noticiário

20h. Atualização de pensões promulgada por PR

Trata-se de atualização de até 10 euros mensais para os pensionistas que recebem até 1.108 euros. Valor será pago com retroativos a janeiro. E, dois ministros de Boris Johnson apresentam demissão.
Orçamento do Estado

Pensões: PR promulga atualização extraordinária

Decreto promulgado por Marcelo prevê aumento até 10 euros para os pensionistas que recebem até 1.108 euros, que será pago com retroativos a janeiro.
Orçamento do Estado

OE2022. Governo aprova regulamentação das pensões

O Governo aprovou o decreto que regulamenta a atualização extraordinária das pensões. Depois da entrada em vigor da lei do OE2022, está previsto um aumento de 10 euros mensais.
PSD

PSD quer compensar pensionistas por atrasos

O PSD entregou um projeto-lei que visa compensar monetariamente os cidadãos pelos atrasos no pagamento de pensões de velhice. O partido dá ao Estado 60 dias para atribuir uma pensão provisória.
Apoio Social

Reformados e pensionistas querem aumento de pensão

Os reformados e pensionistas pedem aumentos das pensões na ação de luta "Piquenique da Fome". A luta serve como chamada de atenção para o Governo sobre as baixas pensões e o "degradado" SNS.
IRS

Tabela de retenção de IRS dos pensionistas muda

As tabelas de retenção de IRS sobre as pensões vão mudar em julho, para acomodar o aumento extra de 10 euros, que será pago depois de publicado o Orçamento do Estado para 2022.
Fact Check

Pensão média abaixo do limiar da pobreza?

Uma publicação na rede social Facebook alega que a pensão média em Portugal ficou abaixo do limiar da pobreza em 2019 e 2020. No entanto, os números não batem certo com as publicações oficiais.
Boa moeda, má moeda

Pensões podem subir entre 6% e 7%

O aumento regular das pensões está definido por lei e depende de dois indicadores: PIB e inflação. Com os dados disponíveis, o “aumento histórico” de que falou Costa deverá estar entre os 6% e os 7%.
Pensões

Marcelo: subida histórica de pensões é excecional

Presidente da República não está preocupado com impacto do aumento "histórico" das pensões sobre o equilíbrio das contas públicas porque "não quer dizer que seja para ficar para sempre".
Caixa Geral de Aposentações

Subvenções vitalícias custam mais de 530 mil euros

Subvenções vitalícias pagas na totalidade perfazem mais de 530 mil euros na Caixa Geral de Aposentações. Maior beneficiário é o último governador de Macau, que recebe mais de 13,6 mil euros.
Fact Check

PS/IL chumbaram aumento extraordinário de pensões?

Publicação no Facebook acusa partido do governo de não ter cumprido com promessa eleitoral. O chumbo na assembleia da republica terá contado com o apoio da IL. A informação está errada.
Fact Check

PS chumbou aumento extra das pensões este ano?

Foi uma das medidas-bandeira durante a "geringonça" e manteve-se depois dela. Durante a campanha, António Costa prometeu um aumento extra das pensões que foi aprovado no OE para 2022.
Orçamento do Estado

CFP: subida extra deve mudar definitivamente

Segurança Social não pode estar à mercê de "intervenções discricionárias e casuísticas do decisor político", diz CFP. Subida extra pode "afastar a fundamentação" para subida regular, prevista na lei.
Boa moeda, má moeda

Idade da reforma chega mais cedo em 2023

A idade legal de reforma vai recuar quatro meses em 2023 e será aos 66 anos e quatro meses. Esta mudança deve-se à quebra da esperança de vida na sequência da pandemia.
Pensões

Reforma recua para 66 anos e quatro meses

A esperança média de vida registou um recuo devido à mortalidade associada à pandemia de Covid-19. Consequência? A idade da reforma desce para 66 anos e quatro meses em 2023.
Timor-Leste

Timor-Leste aprova valores mínimos para pensões

Foram aprovados valores mínimos para as pensões de invalidez e velhice e o Sistema de Verificação de Incapacidades que atribui subsídios a pessoas com deficiência em Timor-Leste.
Noticiário

2h. Covid. 1/3 alunos diz que vida escolar piorou

Estudo encomendado pelo Ministério da Saúde conclui também que cerca de um terço dos alunos tem sinais de sofrimento psicológico. E, pensionistas desiludidos com aumento extraordinário de pensões.
Resposta Pronta

"Situação desesperante nas pensões mais baixas"

Foi aprovada atualização extraordinária para pensões até 1108 euros, mas para Maria do Rosário Gama, presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, este valor é uma "desilusão".
Noticiário

21h. Pensionistas desiludidos com medida aprovada

Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados considera que o aumento é pouco, face aos custos atuais de vida. Maria do Rosário Gama, presidente, fala em situação "desesperante".
Partido Chega

OE2022: Chega propõe aumento das pensões

O Chega vai apresentar "cerca de 300" propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2022, entre as quais uma "atualização extraordinária de 50 euros" para a "generalidade das pensões".
Noticiário

4h. Chega quer atualização de 50€ para as pensões

Andsré Ventura sugere que pensões mais elevadas tenham aumento mais pequeno. E casal russo que recebeu refugiados em Setúbal garante que não enviou nenhuma informação para qualquer entidade russa.
Pensões

Juntas de freguesia ajudam a pedir reforma na hora

Jorge Veloso apelou à adesão das freguesias ao programa “Reforma na Hora”, plataforma onde os cidadãos podem fazer online o pedido da pensão nas juntas de freguesia.
Pensões

Reformados dos EUA mudam-se para Portugal. Porquê?

Jornal dos EUA aponta vários motivos que têm levado ao aumento do número de norte-americanos a viver em Portugal. Mas nem tudo é perfeito: além da burocracia é preciso estar atento a fraudes.
PCP

PCP pede aumento de todas as pensões em 20 euros

Considerando que as opções do PS estão a "hipotecar o direito a envelhecer com direitos", o PCP pediu ao Governo para aumentar todas as pensões em pelo menos 20 euros, para fazer face à inflação.
Caixa Geral de Aposentações

CGA. Tribunal dá razão a professores

A Fenprof anunciou que o tribunal deu razão aos professores que querem ser reinscritos na Caixa Geral de Aposentações, depois do Governo decidir retirá-los.
Partido Chega

Chega quer aumentar pensões de antigos combatentes

O partido entregou esta quarta-feira um projeto de lei na Assembleia da República, no qual propõe aumentar o complemento especial atribuído aos antigos combatentes em 300 euros por mês.
Pensões

Ter liberdade de escolha para a minha reforma

O Estado considera que o cidadão não consegue poupar e fazer escolhas inteligentes para acautelar o futuro. Para crescermos como sociedade precisamos que esta mão paternalista saia da nossa cabeça.
Pensões

Pensões entregues esta terça-feira com acerto

No caso das pensões pagas pela Segurança Social, o pagamento de março será feito com as tabelas [de retenção na fonte do IRS] revistas e com efeitos a janeiro de 2022.
Caixa Geral de Aposentações

Pensões da CGA são pagas esta sexta-feira

Ministério do Trabalho garante que "as pensões pagas pela CGA no mês de fevereiro terão em conta as novas tabelas de retenção na fonte, com efeitos retroativos a janeiro de 2022".
Bloco de Esquerda

Catarina Martins. Há margem para subir pensões

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, explica que o Governo tem margem para algumas decisões, pois "está a gerir o país de acordo com as normas do OE2021 e, por isso, tem essa vantagem.
Pensões

O terrorista para português ver

Num mundo cheio de alegados, possíveis, talvez, aspas e quiçás, João, 18 anos, tornou-se no terrorista. Assim, sem sombra de dúvidas, o terrorista. Para português ver, obviamente.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.