A European Best Destinations, uma organização de turismo sediada em Bruxelas, elaborou uma lista dos mais belos castelos da Europa. Na altura de escolher o primeiro lugar, não houve dúvidas: o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, é o “melhor castelo” europeu.

Na lista, composta por 15 castelos, o Palácio da Pena surge à frente de monumentos como o espanhol Alcázar de Segóvia, que serviu de inspiração ao castelo da Cinderela da Walt Disney, ou o castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. No site, surge descrito como o “expoente máximo do romantismo do século XIX em Portugal”, com “claras influências arquitetónicas manuelinas e mouriscas”. O Palácio destaca-se pela sua posição privilegiada, construído de modo a “ser visível de qualquer ponto” do parque em que se insere — o Parque Nacional da Pena. Para além disso, o site refere ainda os “jardins e a floresta luxuriante”, composta por mais de 500 espécies de árvores, originárias dos quatro cantos do planeta.

No site da European Best Destinations, está atualmente a decorrer uma votação para eleger o Destino Europeu do Ano, para o qual Lisboa está nomeada. Entre as nomeadas, encontram-se cidades como Madrid, Reiquiavique ou Viena. Em 2014, a grande vencedora do melhor destino Europeu foi a cidade do Porto.

Fique a conhecer a lista completa dos “melhores castelos” da Europa:

1. Palácio da Pena (Portugal)
2. Alcázar de Segóvia (Espanha)
3. Castelo de Neuschwanstein (Alemanha)
4. Castelo de Hohenzollern (Alemanha)
5. Castelo de Walzin (Bélgica)
6. Castelo de Eltz (Alemanha)
7. Castelo de Chambord (França)
8. Castelo de Culzean (Escócia)
9. Castelo de Eilean Donan (Escócia)
10. Palácio de Windsor (Inglaterra)
11. Castelo de Corvin (Roménia)
12. Castelo de Trevarez (França)
13. Castelo de Hohenwerfen (Áustria)
14. Castelo de Bran (Roménia)
15. Castelo de Schwerin (Alemanha)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR