A reunião da Comissão Permanente Bilateral entre Portugal e os Estados Unidos esteve reunida esta quarta-feira, mas sem ter ainda qualquer conclusão sobre as contrapartidas que os norte-americanos poderão vir a atribuir a Portugal pela diminuição do seu contingente na Base das Lajes. As conversações vão agora continuar em Washington, onde os dois governos vão tentar chegar a acordo.

O encontro reuniu a diretora-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o embaixador dos EUA em Portugal e ainda o presidente do Governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, nas Necessidades. Portugal, segundo indica comunicado ministério enviado às redações, reiterou “o seu forte desagrado pela decisão tomada” de despedir 500 trabalhadores açorianos que prestavam apoio à base e sobre a gradual redução do contingente norte-americano naquele local.

“Esta reunião constituiu uma primeira oportunidade para debater formalmente esta questão diretamente com as autoridades norte-americanas”, pode ler-se em comunicado, depois de o Pentágono anunciar estes cortes no passado dia 8 de janeiro. As conversações seguem agora em Washington, numa sessão extraordinária “para tratar as questões relacionadas com as Lajes”.

Aos jornalistas, em Ponta Delgada, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou que “a forma como o Estado português se posicionou nesta reunião correspondeu às expectativas que o Governo dos Açores tinha”, enfatizando que houve uma “grande sintonia entre as posições” assumidas por Portugal e aquelas que o executivo regional tem manifestado em relação às Lajes, escreve a Lusa.

O Governo português deverá continuar a apresentar as reivindicações relativamente à perda de postos de trabalho e impacto socioeconómico que esta alteração vai provocar na ilha. Vasco Cordeiro pretende apoio de 167 milhões de euros anuais nos próximos 15 anos, para compensar a saída de militares norte-americanos das Lajes.

À margem da reunião foi assinado um acordo relativo à continuação da atividade da Comissão Fulbright em Portugal, no domínio do intercâmbio educacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR