454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Washington

Joe Biden

Cinco membros dos "Proud Boys" acusados de sedição

Um dos acusados foi o ex-líder do grupo de extrema-direita, Enrique Tarrio. Embora não estivesse em Washington no dia da invasão, Tarrio "liderou o planeamento" do ataque, diz acusação.
Contra-Corrente

América: choque e pavor no debate sobre o aborto

A provável decisão do Supremo Tribunal de Washington de devolver aos Estados e aos políticos a definição das regras da interrupção voluntária da gravidez incendiou um debate com ramificações globais.
Diplomacia

Washington e Caracas com novos embaixadores

Francisco António Duarte Lopes foi nomeado embaixador de Portugal em Washington. O ministro plenipotenciário de 2.ª classe João Pedro de Vasconcelos Fins do Lago é o novo embaixador em Caracas.
Acordo Nuclear

Negociação "fulcral" para acordo nuclear com Irão

A assessora da Casa Branca reagiu assim a uma questão sobre a apresentação de quarta-feira, por parte do Irão, de um novo míssil com capacidade para alcançar as bases dos EUA e Israel.
Afeganistão

EUA com recompensa para localizar líder do El-K

Desde a retirada dos norte-americanos do Afeganistão, no final de agosto, o EI-K, rival e principal adversário do movimento islâmico radical no poder, tanto tem atacado talibãs como a minoria xiita.
Washington

EUA ajudam Emirados Árabes com navios e caças

Os Emirados Árabes Unidos foram alvo de três ataques com mísseis e drones em janeiro, um dos quais matou três trabalhadores migrantes. Todos os atores do conflito foram acusados de "crimes de guerra".
Rússia-Ucrânia

Moscovo e Washington em confronto na ONU

O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, acusou Washington de tentar "criar histeria" e "enganar a comunidade internacional" a propósito da tensão com a Ucrânia.
Ted Cruz

Capitólio. Cruz desculpa-se por termo "terrorismo"

Ted Cruz, representante do Texas, frisou que se tinha expressado mal, embora em declarações anteriores sempre tenha descrito o ataque ao Capitólio, como um ataque terrorista.
Washington

Capitólio. Democratas assinalam ataque quase sós

Dick Cheney e, a filha, a congressista Liz Cheney, foram os únicos líderes republicanos presentes no edifício para relembrar o ataque ao Capitólio do passado dia 6 de janeiro de 2021.
Estados Unidos da América

Capitólio. Vigília de grupos de esquerda e direita

Um ajuntamento de mais de uma centena de grupos de esquerda, intitulada Declaração para a Democracia na América, vai fazer uma vigília numa praça adjacente ao Capitólio.
Donald Trump

Trump quer documentos sobre ataque a Capitólio

Trump diz que, como ex-Presidente, tem o direito de reivindicar privilégios executivos sobre esses documentos, alegando que a sua divulgação prejudicará a presidência dos Estados Unidos.
Estados Unidos da América

Procurador apresenta queixa contra extrema-direita

Karl Racine diz que o ataque ao Capitólio "foi um ato coordenado de terrorismo doméstico" e a cidade de Washington viu-se por isso obrigada a "lidar com as consequências" desse golpe.
Migrações

Migrações. México e EUA em cimeira em Washington

O novo grupo de migrantes — com cerca de 2.000 pessoas, oriundas da América Central — que segue em direção aos EUA, recorda os dois líderes da necessidade urgente de abordar os problemas de migração.
Estados Unidos da América

"Xamã" do ataque ao Capitólio condenado a prisão

Jacob Chansley tornou-se "um ícone" da invasão ao edifício do Congresso norte-americano. Agora garante que não é "um criminoso" e diz estar "desapontado" com Donald Trump.
Bielorrússia

EUA e UE condenam política migratória bielorrussa

Von der Leyen pediu aos aos países membros para aprovarem sanções contra a Bielorrússia, país responsável por um "ataque híbrido". EUA também condenam o que se passa na fronteira com a Polónia.
China

China constrói réplicas de navios americanos

A China continua a reforçar o seu poderio militar e a ensaiar possíveis cenários de um confronto com os Estados Unidos, construindo réplicas de navios norte-americanos para usar como alvos.
Estados Unidos da América

Funeral de Estado para Colin Powell

Colin Powell alistou-se em 1958 no exército norte-americano, onde passou por todas as patentes até se tornar chefe do Estado-Maior. "O exército adorava-o, os seus adversários respeitavam-no."
União Europeia

Visita a Washington para aliança da UE com os EUA

Josep Borrell vai visitar os Estados Unidos para discutir assuntos como a recuperação económica pós-Covid, conflitos militares, mudanças climáticas e o "retrocesso democrático".
Estados Unidos da América

Base militar fechada após alerta para homem armado

Uma pessoa foi vista no lado sul da base. Qualquer pessoa que a encontrar deve fugir e esconder-se, aconselha a base conjunta de Anacostia-Bolling, que descreve o indivíduo como um homem negro.
Estados Unidos da América

Ex-cardeal acusado de agressão sexual de menores

O ex-prelado é o mais alto membro da Igreja Católica no país a responder formalmente por pedofilia e esta é a primeira acusação que é feita pelo sistema judicial dos EUA.
China

Ocidente pede fim da repressão da minoria uigure

China respondeu de imediato às denúncias do ocidente sobre os supostos abusos no Xinjiang e assegurou que os EUA e aliados estão a usar a situação nessa província como "ferramenta política".
Estados Unidos da América

Rússia expulsa 10 diplomatas norte-americanos

10 diplomatas norte-americanos vão ser expulsos de Moscovo, segundo o chefe da diplomacia da Rússia. O país vai também proibir a entrada de vários dirigentes dos EUA
Washington

Detido homem armado perto de futura casa de Kamala

A habitual residência dos vice-presidentes americanos, onde Kamala Harris irá viver, foi rondada por um texano que levava no carro uma espingarda e munições. Enfrenta agora acusações de porte de arma.
Coronavírus

Vacinas. EUA pede ao G20 para ajudar países pobres

EUA estão determinados a assegurar uma campanha de vacinação completa da sua população, mas também querem concentrar-se numa campanha de vacinação para lá das fronteiras, disse secretária do Tesouro.
Washington

Capitólio. Escolta de Roger Stone esteve no ataque

Investigação do The New York Times concluiu que seis dos homens que 'protegeram' Stone em eventos públicos participaram na invasão à sede norte-americana do poder legislativo.
Myanmar

Washington tentou falar com Suu Kyi, mas em vão 

Washington tentou falar com a principal líder civil de Myanmar, Aung San Suu Kyi, depois do golpe que a derrubou, mas os pedidos foram rejeitados. "Fizemo-lo de forma informal e formal"
Fact Check

Antifas infiltrados invadiram o Capitólio?

Publicação viral alega que a invasão do Capitólio foi feita por antifas infiltrados. FBI nega a acusação. Fact-checkers norte-americanos não encontraram nenhuma evidência que comprove o rumor.
Estados Unidos da América

App de reconhecimento atinge pico de utilizações

O número de utilizações do Clearview AI, uma aplicação de reconhecimento facial, disparou após a invasão do Capitólio. Autoridades norte-americanas estão a tentar identificar invasores através da app.
Eleições EUA

EUA. Seis em 10 querem que Trump saia já

Uma sondagem feita já depois da invasão do capitólio mostra que 57% dos americanos querem que Donald Trump abandone já o cargo antes da transição para Joe Biden, a 20 de janeiro.
Proteção de Dados

Motins. Redes sociais podem ter de partilhar dados

Redes sociais podem ser obrigadas a partilhar dados com reguladores europeus se houver preocupações sobre desinformação. Lei negociada na UE também pode servir para evitar motins como os dos EUA.
Eleições EUA

EUA. Washington protege-se de eventuais distúrbios

Os estabelecimentos comerciais à volta da Casa Branca estão a ser protegidos com pranchas de contraplacado. Já o "Trump International Hotel" e a sede do FBI estão a ser cercados com grades de metal.
Comentário

Debate Trump vs Biden. "Já se nota algum desgaste"

João de Almeida Dias, jornalista de Internacional, faz a antevisão do segundo e último debate entre Donald Trump e Joe Biden. "Temos de perceber se Trump vai fazer alguma alteração no estilo".
Washington

Washington acusa a China de "assediar" jornalistas

Os EUA reduziram o número de jornalistas a trabalhar em orgãos de comunicação social chineses e os vistos de jornalistas vindo desse país. A China respondeu com a expulsão de jornalistas americanos.
Estados Unidos da América

EUA. Washington a caminho de ser o 51.º estado?

A lei não deverá ser aprovada, porque o Senado, controlado pelo Partido Republicano, não a vai votar. Mas a câmara baixa do Congresso aprovou, com larga maioria, a transformação de DC no 51.º estado.
Coronavírus

EUA. Parceria público-privada é a melhor

O luso-americano Francisco Semião disse que as medidas de precaução criadas pelo governo federal deviam ter sido aceleradas e que a resposta inicial devia ter sido mais abrupta e rígida.
Venezuela

Venezuela. UE vai analisar propostas de Washington

A União Europeia está a acompanhar "com muita atenção" as propostas de Washington de "uma via para o fim da crise na Venezuela", com recurso a novas eleições e afastamento dos principais atores.
Irão

Irão nega a dimensão do seu programa militar

O ministro da Defesa iraniano refutou esta quarta-feira as acusações acerca da dimensão militar do programa espacial da República Islâmica, feita por Washington.
Casa Branca

Casa Branca fechada. Espaço aéreo foi violado

A Casa Branca e o Capitólio foram fechados, os jornalistas ficaram fechados no interior e as pessoas que estavam a trabalhar no exterior tiveram de abandonar o local. Já não existem ameaças no local.
Washington

Carro invade espaço protegido junto à Casa Branca

Um carro entrou sem autorização num espaço controlado pela polícia junto à Casa Branca. Veículo foi travado e o condutor foi detido. As estradas chegaram a ser cortadas, mas estão a ser reabertas.
Estado Islâmico

Ministros da coligação anti-jihadista reúnem-se 

A reunião servirá para que os ministros da coligação internacional anti-jihadista debatam "as próximas medidas a serem tomadas para aumentar a presença da coligação no nordeste da Síria".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.