O YouTube foi criado em 2005 quando, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, antigos trabalhadores da PayPal, começaram a trabalhar num site de partilha de vídeos. A 14 de fevereiro, dia dos namorados, nasceu o YouTube.
O primeiro vídeo foi publicado ainda no mesmo ano. Em abril, Jawed Karim, um dos co-fundadores do site, publicou “Me at the Zoo”. O vídeo, filmado por Yakov Lapitsky e publicado a 23 de abril, de acordo com o Mashable, mostra o jovem Jawed em frente a um grupo de elefantes no jardim zoológico de San Diego, na Califórnia. Desde que foi carregado em 2005, o vídeo já foi visto 17.430.857 vezes. Está longe de ser um “Gangnam Style”, mas não deixa de ter um número de visualizações impressionante.
A dezembro de 2005 foi feito o lançamento oficial. No ano seguinte, em julho, todos os dias eram carregados 65 mil vídeos. Um ano depois, a cada minuto eram publicadas 15 horas de vídeo, refere o Telegraph.
Foi no mesmo ano que o YouTube fez o maior negócio da sua história. Em novembro de 2006, a empresa foi comprada pela Google por 1,65 mil milhões de dólares (1,45 mil milhões de euros). O número de vídeos publicados continuou a crescer nos anos seguintes, a par com a popularidade cada vez maior da plataforma.
Em janeiro de 2009, o Presidente norte-americano lançou o canal oficial do YouTube. Um mês depois, foi a vez de o Papa fazer a sua estreia. Em julho do mesmo ano, o site deu um passo importante com o lançamento do 3D. Já perto do final do ano, um dos co-fundadores, Chad Hurley, revelou num blog que o YouTube tinha ultrapassado os dois mil milhões de visualizações por dia.
Mas não foi apenas o número de visualizações que foi aumentando. Em março de 2010, eram publicadas 24 horas de vídeo por dia. A 15 de julho de 2012, foi publicado o vídeo “Gangnam Style” que é, ainda hoje, o vídeo mais visto de todos os tempos no YouTube. Até à data, o vídeo musical do sul-coreano PSY foi visto 2.240.418.591 vezes.
Dez anos depois da sua criação, muita coisa mudou no YouTube e graças ao YouTube. Apesar dos vídeos musicais sempre terem sido uma parte importante do site (como se pode perceber pela lista dos vídeos mais vistos), a maior parte dos conteúdos é criada por utilizadores independentes, muitos dos quais têm ascendido ao estrelato, tornando-se verdadeiras vedetas da internet. Atualmente existem mais de mil milhões de utilizadores e a cada minuto são carregadas 300 horas de vídeo.
A inovação da plataforma é um processo contínuo. No final do passado mês de janeiro abandonou definitivamente a tecnologia Flash, concluindo assim o processo de transição para o HTML5. Começam também a aparecer os primeiros vídeos com resolução 4K (UltraHD), o que faz do YouTube um serviço capaz de oferecer melhor qualidade de imagem que a televisão por cabo e a esmagadora maioria das salas de cinema. E assim se passaram dez anos, sempre à frente do seu tempo.