Duas horas depois de as chamas começarem a consumir a Catedral de Notre Dame, pouco se sabe sobre o que esteve na origem do incêndio. Uma das torres do edifício colapsou e o teto também sucumbiu. Sabe-se que uma parte das estátuas no interior da catedral foram poupadas por terem sido retiradas há quatro dias para serem restauradas. E, independentemente da dimensão do incêndio, a UNESCO já prometeu ajudar na reconstrução de um dos monumentos mais visitados da Europa.

O fogo continua a ameaçar a integridade do edifício, apesar dos esforços dos bombeiros. O porta-voz da Catedral já admitiu que “toda a estrutura” do edifício “está debaixo de chamas”: “Tudo está a arder. Não sobrará nada da estrutura, que data do século XIX de um lado e do XIII do outro. Temos que ver se a abóbada, que protege a catedral, sairá intacta ou não”, disse o porta-voz.

Depois de também os bombeiros terem dito que “não há a certeza se conseguem impedir a propagação do fogo ainda esta noite” — e de Laurent Nunez ter admitido também que “salvar a Catedral de Notre Dame não é garantido” — o secretário de Estado do ministro do Interior anunciou depois que “o fogo diminuiu em intensidade”: “Podemos pensar que a estrutura da Notre-Dame está a salvo, especialmente o norte do campanário, e preservada dentro da sua globalidade”.

Emmanuel Macron falou à nação depois do incêndio: “Esta história é nossa, mas arde. Mas eu quero ter uma palavra de esperança. Essa esperança é o orgulho que devemos ter, de todos aqueles que lutaram para que o pior não aconteça. Há mais de 800 anos, soubemos como construir esta catedral e, através dos séculos, fazê-la crescer e melhorar. Agora vamos construi-la todos juntos”. Segundo ele, “o pior foi evitado mesmo que a batalha não tenha sido totalmente vencida”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, soube-se que François-Henri Pinault, diretor executivo da Kering (dona da Balenciaga, Yves Saint Laurent e Gucci), vai doar 100 milhões de euros para as obras de reconstrução anunciadas pelo presidente francês.

Uma investigação foi aberta para determinar as causas do incêndio, confirmou ao Le Fígaro a procuradoria de Paris, que em resultados preliminares concluiu que o fogo deflagrou “acidentalmente”. A UNESCO já prometeu ajudar nas obras de reconstrução do edifício. E a Fundação do Património vai lançar na terça-feira uma “coleta nacional” para a reconstrução da Notre-Dame de Paris:”Esta coleta estará disponível na terça-feira, 16 de abril, a partir do meio-dia” no site da fundação.

Veja as fotografias mais impactantes deste incêndio na fotogaleria.