Depois de ter disponibilizado os últimos 15 livros da coleção “O Essencial Sobre…”, a Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) colocou outros cinco títulos online, alguns deles esgotados há já vários anos. Esta iniciativa, que fazia parte do plano da INCM para 2020, mas que estava “prevista para mais tarde”, foi antecipada numa medida de combate ao isolamento e de incentivo à leitura durante o surto do novo coronavírus.

Os títulos disponibilizados esta terça-feira no site da INCM são os seguintes:

  • O Essencial sobre A Formação da Nacionalidade, de José Mattoso;
  • O Essencial sobre Raúl Brandão, de A. M. B. Machado Pires;
  • O Essencial sobre Santo António, de Maria de Lourdes Sirgado Ganho;
  • O Essencial sobre José Régio, de Eugénio Lisboa;
  • O Essencial sobre Miguel Torga, de Isabel Vaz Ponce de Leão.

A coleção “O Essencial Sobre…” foi inaugurada em 1980, por Vasco Graça-Moura, então responsável pelas edições da INCM. A ideia era criar uma coleção sobre diversos temas da cultura e literatura portuguesas, explicados de uma forma breve e acessível, para um público generalista e por um valor acessível. Atualmente, conta com 136 títulos (alguns deles reeditados), “para os quais contribuíram e continuam a contribuir os mais prestigiados escritores e pensadores nacionais. Foi, entretanto e naturalmente, abrindo portas a nomes e a temas internacionais, muitos deles fundamentais para a matriz cultural do Ocidente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quer passar o tempo e não sabe como? Estes sites têm livros grátis para download

A disponibilização online destes conteúdos integra-se, de acordo com a INCM, no “cumprimento” da “sua missão de serviço público, de preservar e divulgar a memória e o património comuns, antecipando a disponibilização dos nossos conteúdos digitais, disponibilização essa que estava prevista para mais tarde”. A Imprensa Nacional está a trabalhar para que, em breve, sejam colocados no seu site os restantes títulos da coleção.