Mustique x Krus
À primeira vista pode parecer um bordado, mas foi através de uma outra técnica, a linogravura, que a artista portuguesa Sofia Cruz (Krus) estampou a mais recente novidade da Mustique. Da parceria entre marca e criadora surge uma camisa de mangas curtas produzida de forma sustentável a que chamaram La Vie Est Belle. A linogravura de que falávamos antes trata-se de um processo manual, feito através da escultura de placas de linóleo que servem para gravar os desenhos à mão, neste caso numa peça de roupa. Esta é a terceira colaboração entre a Mustique e Krus. Está à venda por 149€ na loja online e nas lojas físicas da marca.
Veja x ba&sh
Quando resolveram juntar-se, estas duas marcas francesas tinham o objetivo de criar um modelo de calçado com uma estética vintage. O resultado da colaboração entre a Veja e a ba&sh foi um novo modelo disponível em dois tons (off-while e amarelo) e inspirado sobretudo na década de 1970. Dos atacadores às solas, os materiais usados são de origem sustentável, incluindo Alveomesh, um tecido técnico feito com poliéster reciclado, e interior dos sapatos, composto 70 por cento de resíduos de cana de açúcar. Custam 185€ e estão à venda nas lojas online da Veja e da ba&sh.
ESC x Carina Caldeira
A velha máxima “não há duas sem três” pode aplicar-se neste caso. Carina Caldeira juntou-se pela primeira vez à ESC para criar umas botas cheias de glitter — não fosse essa a sua imagem de marca — no outono do ano passado. O sucesso mereceu uma segunda volta, dessa vez em formato de sandálias para o verão, e agora chega a vez da terceira: este outono, as botas texanas estão de volta à loja online da ESC por 150€, com novas versões em azul e prateado. A produção e os materiais, garante a marca, são 100 por cento nacionais
Lego x “The Office”
Quem acompanha as redes sociais de Nuno Markl, provavelmente já deu de caras com esta novidade — o entusiasmo do humorista com o lançamento da edição especial “The Office” da Lego conquistou recentemente um azulejo na sua conta de Instagram. Trata-se de uma réplica da empresa Dunder Mifflin, que inclui o open space, a receção, a sala de reuniões e o escritório de Michael Scott, mas também as personagens mais marcantes da série. O nível de detalhe impressiona: o set inclui a gelatina onde Jim enfiou o agrafador de Dwight no 11.º episódio da 2.ª temporada. Custa 119,99€ e está disponível para reserva na loja online da Lego, com envios a partir de 25 de outubro.
Lacoste x Thrasher
Se dúvidas houvesse que o skate está em altas — o desporto deslizou duas vezes na passerelle desta edição da ModaLisboa — agora veio a Lacoste reforçar a ideia ao juntar-se à mais icónica revista ligada à modalidade para lançar uma coleção cápsula. A Thrasher — também conhecido como a bíblia do skate — tem agora o seu logo flamejante estampado num polo com tecido turco, numa sweatshirt com capuz, numa t-shirt e num fato de treino da Lacoste. Em algumas peças, até o crocodilo está em chamas. Os preços variam entre os 150€ e os 180€ e a coleção está toda no site da marca do crocodilo.
Portugal Jewels x Ana Moura
Nesta fase em que Ana Moura se quis libertar da associação a apenas uma categoria musical, lançar uma coleção chamada “Tudo Sobre Liberdade” parece fazer todo o sentido. Ainda assim, o nome da sua colaboração com a Portugal Jewels inspirou-se no livro “Tudo Sobre o Amor”, de Bell Hooks. Não é a primeira vez que a artista se junta à marca — em 2019, colaboraram numa coleção de jóias que foi parar às mãos de Madonna. Agora, chegam três anéis unissexo dourados com pedras coloridas que parecem os antigos anéis de curso. Foram feitos numa oficina em Gondomar por mestres-artesãos. São em prata dourada, custam 150€ e estão na loja online da Portugal Jewels.
Catrice x Madalena Abecasis
Foi para responder a uma das questões que mais vezes lhe fazem que Madalena Abecasis — “tia Lena”, para os mais fiéis seguidores — resolveu juntar-se à Catrice e lançar uma beauty box que quer facilitar rotina diária de maquilhagem. Segundo a influencer são “milhões e milhões” as mensagens que recebe todos os dias de seguidoras que querem saber que produtos usa e como os aplica. O resultado é a coleção Madalena Takes Catrice, que terá três edições: outono/inverno, Natal e primavera/verão. A primeira inclui 10 produtos — entre eles rímel, pó bronzeador e lápis para a boca — e custa 44€. Está à venda no site da Wells e em algumas lojas selecionadas da marca.