Foram reis da sua época e perduram para sempre como ícones do conceito de boys band. Aqueles que outrora encantaram com o seu cabelo oxigenado, abdominais e vozes angelicais, agora participam em reality shows, dedicam-se à família ou continuam a tentar uma carreira a solo. Onde é que eles andam em 2015?

‘N Sync

Ainda se lembram da banda que celebrizou Justin Timberlake? Apesar de se terem separado após a saída de Timberlake, a ‘N Sync, incansável banda que vendeu um milhão de cópias de “No Strings Attached” em 24 horas, terminou em 2002. Após o sucesso global, onde é que eles andam? Chris Kirkpatrick dobra vozes em filmes para crianças e tornou-se jurado no programa “Gone County”, prova televisiva que procura a “próxima voz do country“. Joey Fatone foi concorrente do programa “Dança com as Estrelas” e narrou o quiz show “Family Feud” com a sua voz de barítono. JC Chasez tornou-se produtor de música, após uma falhada carreira a solo. Já produziu Christina Aguilera, Girls Aloud e Basement Jaxx. Além disso foi Pôncio Pilatos em Jesus Cristo Superstar. Após tentar ser astronauta, Lance Bass dedicou-se ao cinema e à televisão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Resta-nos o paradeiro de Justin Timberlake. Para além de ser uma das vozes mais inconfundíveis da pop atual, Timberlake é dono de 9 Grammys e 4 Emmys. A carreira a solo de sucesso já vai em quatro discos.

New Kids on the Block

New Kids on The Block foram a primeira boy band de sucesso. Começaram nos anos 80 e, até 1994, venderam mais de 80 milhões de discos. Voltaram a reuniram-se em 2007, para gravar um CD. Em 2014 receberam uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood. Continuam em atividade, dando alguns concertos, sem a presença do membro fundador Donnie Wahlberg. Wahlberg, irmão do famoso ator de “Ted” Mark Wahlberg, era o líder do grupo, mas não lidou bem com a separação do grupo em 1994. Dedicou-se ao cinema e a séries televisivas, mas sem sucesso.

Blue

Muito antes de os One Direction elevarem a bandeira do Reino Unido ao estrelato pop, os Blue foram das primeiras boy bands britânicas a dominar. Apesar de nunca terem conseguido atingir grande fama nos EUA, os Blue chegaram a número um em diversos países europeus, e colaboraram com Stevie Wonder e Lil Kim.

Aparentemente, os membros dos Blue passaram todos por reality shows. Antony Costa participou em “I’m a Celebrity… Get Me Out of Here” e posou nu para a revista Cosmopolitan. Duncan James integrou em “Dancing on Ice”, reality show que procurou as melhores vozes para recriar musicais. Lee Ryan tentou uma carreira a solo, acabando também num reality show. Em 2011 Simon Webbe esteve em dois reality shows, “I’m a Celebrity… Get Me Out of Here!” e “Celebrity Big Brother”.

Em 2011 reuniram-se para participarem no Festival da Canção da Eurovisão, mas não passaram do 11º lugar. Em 2014 protagonizaram no seu próprio programa, “Blue Go Mad in Ibiza”, onde geriam um bar.

Excesso

Como esquecer o célebre tema “Eu sou aquele que te quer”? Se estivéssemos a ouvir rádio nos anos 90, provavelmente iríamos acabar por ouvir os Excesso. Juntaram-se em Mem Martins em 1997 e foram a primeira banda de rapazes portuguesa e um dos maiores fenómenos musicais a nível nacional. Foram consequência do sucesso e da multiplicação do conceito de boy bands pelo mundo (até imitaram uma música dos Backstreet Boys). Venderam cerca de 140 mil discos, lançaram linhas de calçado, perfumes e roupa e qualquer atuação da banda terminava sempre com fãs em histeria e aos gritos.

Após a saída de Carlos, a banda continuou. Mas foi com a saída de João Portugal que terminaram. Uma reportagem da SIC, o “Perdidos e Achados”, mostrou como estavam os membros da banda em 2012. Não se falavam e levavam vidas diferentes mas nutriam alguma vontade em reunir o grupo. Após uma carreira a solo com o sucesso “Coração de Melão”, Melão tornou-se relações públicas num bar de discoteca em Azeitão, sendo também coreógrafo. Gonzo é DJ, dedicando-se à produção musical.

João Portugal tem uma fértil carreira a solo, com seis discos, contando com algumas canções em telenovelas. É também fotógrafo, já tendo fotografado artistas portugueses como Michael Carreira. Duck ainda gravou um disco a solo, mas a instabilidade artística levou-o a tornar-se num vendedor de uma marca de refrigerantesCarlos ainda teve um projeto a solo e os Hexa Plus, mas acabou por tornar-se guia turístico em Espanha.

Backstreet Boys

Considerada “a banda mais famosa de todos os tempos”, os Backstreet Boys enlouqueceram adolescentes de todo o mundo e as suas harmonias vocais são inconfundíveis. De vez em quando ainda vamos ouvindo notícias sobre os seus membros. Após oito discos e um documentário, a banda continua a tocar por todo o mundo. Nick Carter assumiu-se alcoólico e toxicodependente. Entrou num reality show com Paris Hilton. Após um livro de autoajuda de Kevin, seu colega de banda, diz-se recuperado e tem, hoje em dia, um programa seu: I heart Nick Carter. Brian e Kevin rebatizaram-se nas águas do rio Jordão, durante uma viagem a Israel. Brian, sex symbol da banda, é uma estrela de pop cristão.

Take That

Os Take That foram os indiscutíveis reis da pop britânica durante a segunda metade dos noventa. Separaram-se em 1996, pouco depois da saída de Robbie Williams, mas continuam a tocar hoje em dia como trio. Gary, Mark e Howard continuam a espalhar a magia dos Take That, esgotando salas de todo o mundo. Não vale a pena contar a história de Robbie Williams, que é um dos mais respeitados e famosos artistas do mundo. Gary Barlow fundou a sua própria editora, gravou discos a solo, protagonizou vários musicais e participou no programa “Factor X”. Mark Owen ganhou a segunda edição do “Big Brother VIP” alemão. O membro com rastas, Howard Donald, tornou-se DJ.

Westlife

A boy band irlandesa Westlife é um dos produtos de sucesso de Simon Cowell e Louis Walsh, donos de inúmeros programas de talentos anglo-saxónicos. Venderam cerca de 10 milhões de discos. O líder do grupo, Nicky Byrne, tem um programa de rádio e apresentou as votações da Canção da Eurovisão na Irlanda. Outro dos membros, Bryan McFadden, continua a sua carreira a solo e é uma das caras recorrentes em reality shows irlandeses. Kian Egan é treinador na versão irlandesa do programa de talentos “A Voz”. Shane Filan e Mark Feehily continuam a tentar ter o seu espaço na indústria da música, mas sem sucesso.