911kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cerimónia de lançamento da Carris Metropolitana realizada no Pátio da Galé, Lisboa, 1 de abril de 2022. O evento contou também com um pequeno desfile de moda, para dar a conhecer o fardamento da Carris Metropolitana, desenhado por Nuno Gama, e a exibição, dos novos autocarros com a nova imagem da Carris Metropolitana. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA
i

Dia 1 de junho entra em vigor a primeira fase da Carris Metropolitana

MANUEL ALMEIDA/LUSA

Dia 1 de junho entra em vigor a primeira fase da Carris Metropolitana

MANUEL ALMEIDA/LUSA

Carris Metropolitana. Autocarros com novos números, novas linhas e novos preços: o que muda a partir de 1 de junho?

Autocarros com 4 números, linhas com diferentes cores consoante a sua extensão, novos percursos e preços diferentes. A partir de quarta-feira entra em vigor a primeira fase da Carris Metropolitana.

Autocarros todos iguais (e amarelos), com novos números, mais linhas e preços diferentes. A partir de dia 1 de junho começa a funcionar a Carris Metropolitana, a nova marca de transportes públicos rodoviários municipais e intermunicipais da Área Metropolitana de Lisboa (AML), mas apenas nos municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal. Saiba o que vai mudar:

Marca Carris Metropolitana entra em funcionamento em 1 de junho

O que muda a partir do dia 1 de junho?

A partir desta quarta-feira entra em vigor a primeira fase da Carris Metropolitana, que irá uniformizar os autocarros municipais e intermunicipais na AML, à exceção dos concelhos de Lisboa, Cascais e Barreiro. Ou seja, apesar de os autocarros continuarem a ser explorados por algumas das atuais empresas, deixa de se fazer a distinção entre os operadores (Vimeca, Rodoviária de Lisboa e Transportes Sul do Tejo) e todos os veículos passam a ser amarelos, com a marca Carris Metropolitana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta mudança começa já quarta-feira em Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal. Os outros municípios terão de aguardar até 1 de julho.

Os números dos autocarros vão mudar?

Sim, e muito. Com a Carris Metropolitana, os 18 municípios da AML foram divididos em quatro áreas geográficas, cada uma com novos percursos:

Área 1: Amadora, Oeiras e Sintra ( + Lisboa e Cascais) — com 35 novas linhas, num total de 133;

Área 2: Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira — 31 novas linhas, num total de 218;

Área 3: Almada, Seixal e Sesimbra — 43 novas linhas, num total de 116;

Área 4: Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal (+ Barreiro) — 21 novas linhas, num total de 111.

Os números dos autocarros passam agora a ter quatro dígitos, sendo que o primeiro corresponde à área a que pertence o concelho, o segundo ao concelho onde circula e os últimos dois identificam a carreira do autocarro. Por exemplo, os números dos autocarros da área 4, que começam a circular amanhã, irão começar todos com esse número, mas o segundo número varia consoante a zona onde irá operar:

40xx: Alcochete

41xx: Moita

42XX: Montijo

43XX: Palmela

44XX: Setúbal

45XX: circulação entre municípios da área 4;

46XX: circulação para outros municípios fora da área 4 e Barreiro;

47XX: circulação para Lisboa e outros municípios;

49XX: circulação para fora da AML.

Por exemplo, o autocarro da carreira 415, da Transporte Sul do Tejo (TST) e que até hoje fazia o trajeto Terminal Fluvial do Montijo-Passil, passará a ser o 4504. É um autocarro que faz parte do concelho do Montijo — que pertence à área 4, daí o primeiro número — e que circula entre municípios dessa mesma área — Montijo e Alcochete, o que explica o número 5. Já o autocarro 302, também da TST, passará a ser o 4620. Fazendo o percurso Moita-Paio Pires, começa com o número 4 porque pertence a um concelho integrado na área 4, seguido do número 6 porque circula fora dessa área (Paio Pires pertence ao concelho do Seixal).

“Há linhas que vão continuar a existir, mas os respetivos autocarros terão uma idade média inferior a um ano, imagem da Carris Metropolitana e melhores condições de conforto, conectividade e segurança para os passageiros“, refere a Carris Metropolitana no site, onde poderá consultar os novos números dos autocarros através do Conversor de Linhas.

Como vai funcionar a numeração dos autocarros a partir de 1 de junho

Haverá novos percursos?

Sim. De acordo com a Carris Metropolitana, as mudanças vão incluir novas linhas e novos percursos “com o objetivo de melhorar o serviço prestado”. Prova disso é que há autocarros cujo trajeto passa agora a ser assegurado por duas linhas diferentes. É o caso do autocarro 410, da TST e que atualmente faz o percurso entre o Freeport, em Alcochete, e o Terminal do Barreiro. A partir de amanhã, haverá duas novas linhas correspondentes a este autocarro: o 4511, que vai do Freeport até ao Terminal Rodoviário do Montijo, via Samouco; e o 4600, que faz o percurso Freeport-Terminal do Barreiro.

Os percursos dos autocarros foram ainda divididos em linhas com diferentes cores de acordo com a sua extensão:

  • Azul: corresponde à Linha Próxima, ou seja, tem carreiras com percursos próximos;
  • Vermelha: Linha Longa, com carreiras que cobrem áreas mais distantes;
  • Amarela: Linha Rápida, ligações diretas acima de tudo em autoestrada;
  • Cor-de-rosa: Linha Inter-regional, para os trajetos que circulam fora da AML.

A Carris Metropolitana criou ainda as linhas verde, intitulada Praia, e laranja (Turística), mas ainda não foram desenvolvidas.

A Carris Metropolitana criou quatro linhas com diferentes cores consoante a sua extensão

O que muda nos preços e nos horários?

No que toca aos preços, os valores variam consoante o tipo de linha e, à semelhança do que acontece atualmente, sai mais caro comprar bilhete no próprio autocarro (Navegante Bordo) do que comprá-lo antecipadamente:

Azul (Linha Próxima): 0,85 euros / 1,25 euros

Vermelha (Linha Longa): 1,55 euros / 2,60 euros

Amarela (Linha Rápida): 3,10 euros / 4,50 euros

Os bilhetes para a Linha Inter-regional (Cor-de-rosa) terão um custo de 2,60 euros. Se a carreira sair da AML, poderá custar 3,10 euros no caso dos autocarros da área 2 e 3,60 euros nos veículos da área 4. Apesar destas mudanças, os utilizadores não vão perder o saldo carregado nos cartões Zapping e poderão usá-lo nos autocarros da Carris Metropolitana.

Fique a par do tarifário da Carris Metropolitana

Os bilhetes para viajar na Carris Metropolitana poderão ser adquiridos “nos locais habituais e em alguns canais adicionais”: “As pessoas poderão realizar o carregamento do passe navegante ou do navegante pré-comprado (unidades de mobilidade para quem viaja pontualmente) no Multibanco e ATM Express, nos pontos Navegante, nos espaços Navegante Carris Metropolitana e na rede de agentes Pagaqui da Área Metropolitana de Lisboa que continuará a servir a população”, lê-se num comunicado da Transportes Metropolitanos de Lisboa, empresa da AML que criou a marca Carris Metropolitana.

Entrada em funcionamento da Carris Metropolitana acaba com 902 tipos de bilhetes

Relativamente aos horários, a Carris Metropolitana informa, através do seu site, que “nos casos em que tal se justifique, haverá mudanças nos horários”. No entanto, é possível consultar os novos horários no site.

Carris Metropolitana divulga novos horários para cinco concelhos da margem sul de Lisboa

Haverá alguma alteração nos passes Navegante Metropolitano e Navegante Municipal?

Não. A utilização e os preços dos passes Navegante Metropolitano — que permite a circulação em todos os concelhos da AML — e Navegante Municipal — para andar nos transportes de um único município — irão manter-se: 40 euros e 30 euros respetivamente. O que também se mantém são os descontos associados aos bilhetes (+65, Família, 12 anos, 4-18, sub23 e Social+).

As paragens de autocarro vão mudar de sítio?

De acordo com a Carris Metropolitana, a maioria das paragens vai manter a localização, mas poderá haver algumas alterações. “As paragens corresponderão, maioritariamente, a paragens previamente existentes. No entanto, surgirão também novas paragens com o objetivo de melhorar o serviço prestado”, lê-se no site da Carris Metropolitana, que refere ainda que será disponibilizada “antecipadamente” informação online para os utilizadores ficarem a par de todas as alterações e novas localizações.

Estas mudanças também se aplicam a Lisboa?

Não. Os únicos concelhos que não irão sofrer quaisquer mudanças são Lisboa, Cascais e Barreiro. Ou seja, nestes três continuam a funcionar, com as mesmas regras, a Carris (Lisboa), a MobiCascais e os Transportes Coletivos do Barreiro.

Cerimónia de lançamento da Carris Metropolitana realizada no Pátio da Galé, Lisboa, 1 de abril de 2022. O evento contou também com um pequeno desfile de moda, para dar a conhecer o fardamento da Carris Metropolitana, desenhado por Nuno Gama, e a exibição, dos novos autocarros com a nova imagem da Carris Metropolitana. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Relativamente aos horários, a Carris Metropolitana informa, através do seu site, que “nos casos em que tal se justifique, haverá mudanças nos horários”

MANUEL ALMEIDA/LUSA

Tenho dúvidas. Onde me posso dirigir?

Os utilizadores destes transportes públicos que tenham dúvidas podem enviar um email para a Carris Metropolitana (contacto@carrismetropolitana.pt) ou ligar para o call-center (210 418 800). Tal como já foi referido, no site da Carris Metropolitana é possível consultar as novas linhas — através do Conversor de Linhas —, os horários dos veículos e os diferentes tarifários. Há ainda uma secção com “Perguntas Frequentes” que poderá ajudar os utilizadores.

Pode ainda dirigir-se aos espaços Navegantes, que foram inaugurados na semana passada, em Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal e têm como objetivo não só o carregamento dos passes, mas também os esclarecimento de dúvidas que os cidadãos possam ter.

Até ao final do ano deverá ainda ser criada uma aplicação do sistema Navegante — sistema que é partilhado e utilizado por todos os operadores de transportes da AML — onde se poderá comprar e validar títulos de transporte.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.