Arraial da Bica, Bairro Alto/Cais do Sodré
Junto ao elevador da Bica. O mês de junho inteiro.
Um arraial que arrasta multidões, que se concentram nas ruas íngremes da Bica. Promovido pelas associações recreativas do bairro, acontece ao longo de todo o mês de junho, com muitos bailaricos, sardinhas, bifanas e música popular. Se nunca foi, é importante que fique a saber: aqui é onde se grita “a bica é linda”.
Arraial da Vila Berta, Graça
Vila Berta, Largo da Graça. 3 a 12 de junho.
“Volta o comboio, a garagem da vizinha, o alho do bacalhau, o cheiro a sardinha, as bifanas, os caracóis, caldo verde e chouriço. Voltam as jolas na rua e convívio entre todos”, pode ler-se na página de Instagram da Vila Berta. Neste que é um dos pontos mais cobiçados dos Santos Populares, no Largo da Graça, as festas começam a viver-se a 3 de junho. Seguem até à derradeira noite da véspera do feriado de Santo António, 12, e celebram-se com uma programação extensa que, entre outros, vai contar com José Malhoa, a 3 de junho, Fado Vádio, a 9, e Tudo ao Molho e DJ Ruizadas, na noite de 12.
Arraial de São Vicente, Graça
Largo e miradouro da Graça. 2 a 13 de junho
Um arraial que acontece repartido por dois palcos, um no largo e outro no miradouro. De um lado e de outro, de 2 a 13 de junho, diferentes artistas vão estar a animar as noites da Graça. Um bailarico bem conhecido de Lisboa, repleto de fogareiros, sardinhas, caldo verde, bifanas e música.
Arraial “A Minha Penha é Linda”, Penha de França
Mercado de Sapadores. 9 a 12 de junho.
“A Minha Penha é Linda” está de regresso. O arraial da Penha de França vai acontecer no Mercado de Sapadores, de 9 a 12 de junho — sendo o dia 10, durante o período da manhã, reservado para as crianças. O evento de quatro dias é de cariz solidário e, por isso, as receitas vão reverter para promover as atividades das associações da freguesia.
Arraial Clube Atlético de Arroios, Arroios
Clube Atlético de Arroios, Rua de Arroios. 9 e 12 de junho.
A Rua de Arroios já está repleta de fitas coloridas. É aqui que acontece o arraial organizado pelo Clube Atlético de Arroios. Um bailarico cada vez mais apreciado por Lisboa, onde se servem as famosas caipirinhas CaipiArroios.
Arraial Popular, Alfama
Bairro de Alfama. O mês de junho inteiro.
São os moradores de Alfama que fazem deste um dos arraiais mais populares de Lisboa. Trazem os fogareiros, fazem as sardinhas e as bifanas, tratam da bebida e, claro, dão música às ruas para que não lhes falte o bailarico. O centro da festa acontece no Largo de São Miguel, onde há sempre um palco. Quem já frequentou, sabe que os mares de gente são grandes, sobretudo na noite de 12 para 13 de junho.
Santos do Futuro, Marvila
Fábrica de Cerveja da Musa, Rua Vale Formoso 9, Marvila. 4 de junho, a partir das 14 horas
Um arraial que resulta da parceria entre a Future Farm e a Musa. Acontece na nova localização da fábrica de cerveja artesanal (que, da Rua do Açúcar, se mudou para o número 9 da Rua Vale Formoso, em Marvila), já este sábado, 4 de junho, a partir das 14 horas. O que é que aqui vai acontecer? É um arraial diferente este Arraial do Futuro — mais do que para o costume, aponta para a frente. Isso vê-se pela comida. Além do menu pensado pelo chef Pedro Abril, dos News Kids on the Block, haverá petiscos da Future Farm — entre tudo aquilo que poderá provar, há a bifana do futuro, frango frito do futuro ou ainda sandes de almôndega do futuro. Do lado da música, Celso e Salto estão responsáveis pelos DJ set até às 17 horas. A partir das 22h30, o programa segue na pista de dança com As Medusas.
Santos à Campolide, Campolide
Quinta do Zé Pinto, Campolide. 3 a 13 de junho.
No relvado da Quinta do Zé Pinto vai ouvir-se cantar a “Garagem da Vizinha”, “O Bicho” ou “Pisca Pisca”. É que Quim Barreiros, Iran Costa e Ruth Marlene vão marcar presença, sendo o cartaz complementado com outros nomes como Fernando Alvim, Trio Enclave ou Rambóia Total. De 3 a 13 de junho, vão ser dez dias de festa ininterrupta.
Arraial p’ra Sempre, Mouraria
Largo da Rosa, Mouraria. 2 e 18 de Junho.
Aqui cabem todas as canções do mundo, com um programa que não é exclusivo da música portuguesa. Organizado pela associação Renovar a Mouraria, este arraial que se diz para sempre vai ter, por exemplo, samba, com o grupo luso-brasileiro Samba Sem Fronteiras, vai ter sons italianos, com Anonima Nuvolari e, claro, musica nacional, de Sebastião Antunes com o grupo Cantares e Adufes da Voz do Operário.
Arraial da Misericórdia, Bairro Alto
Miradouro São Pedro de Alcântara. O mês de junho inteiro.
O Miradouro São Pedro de Alcântara não vai ter descanso no mês de junho. Todos os dias há festa, com grupos de musica popular e DJ. Mas o programa do Arraial da Misericórdia conta ainda com concertos de algumas das maiores estrelas da música pimpa. Por exemplo: Ruth Marlene atua 10 de junho, Quim Barreiros a 12, Jorge Guerreiro a 15 e Toy a 29. A 18 de junho, a noite é reservada para o Show do Turb’Ó Baile, organizado pelo coletivo Revenge of the 90s.
Santos em Santos, Santos
Terrapleno, Santos. Até 13 de junho.
Em Santos anteciparam-se as festas, de tal forma que no final de maio já havia bailarico no recinto do Terrapleno. Organizado pela Junta de Freguesia da Estrela, inclui uma Feira Popular e as presenças de Quim Barreiros, Tony e Rosinha. A festa dura até 13 de junho.
Arraial Veggie Vibes, Santa Apolónia
Mercado de Santa Clara, 10 a 13 de junho.
Para quem as sardinhas ou bifanas estão fora de questão, é passar pelo arraial da Veggie Vibes. Exclusivamente pensado para vegetarianos e veganos — mas onde todos são bem-vindos — aqui encontra seitanas (a versão da bifana, mas com seita), hambúrgueres, tacos ou burritos. Com a garantia de música popular para o bailarico, acontece no Mercado de Santa Clara, entre 10 e 13 de junho, com horários que variam: das 16h às 22h a 10 de junho, das 10h às 22h a 11, do meio-dia à uma da manhã no dia 12 e, para finalizar, do meio-dia às 17 horas a 13 de junho.
Arraial de Alvalade, Alvalade
Complexo Desportivo Municipal São João de Brito. 10, 11, 12, 17 e 18 de junho.
O bairro de Alvalade vai festejar os Santos no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito. A programação é variada: entre 9 e 12 de junho atuam — por este ordem e por cada dia — os Ena Pá 2000, Paulo de Carvalho, Francisco Rebelo de Andrade, havendo ainda um tributo a Amy Winehouse. A 17 do mesmo mês é a vez de Rui Pregal da Cunha e, para fechar a festa, uma noite dedicada aos sons dos anos 80, a 18 de junho. O recinto funcionará entre as 17 ou 19 horas e as duas da manhã.
Arraial dos Navegantes, Parque das Nações
Passeio Levante, Parque das Nações. 3 a 5 de junho.
Um arraial de três dias, que acontece de 3 a 5 de junho. Promovido em conjunto pela Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e pelo Agrupamento 1100 – Parque das Nações, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), nesta festa, que regressa par a 18.ª edição, encontra sardinhas, bifanas, manjericos, cerveja e bailarico — tudo a que tem direito.
Grande Arraial de Benfica, Benfica
Alameda Padre Álvaro Proença. 23 a 26 de junho.
De 23 a 26 de junho, pode contar com a atuação de grandes nomes da música portuguesa no Grande Arraial de Benfica. Lena d’Água e Amor Eletro atuam a 23, Carlão e Expensive Soul a 24, Ana Bacalhau e Sons do vinho a 25 e, para fechar as festas, Maria Vicente e Rui Veloso a 26. Os concertos dos cabeça de cartaz acontecem a partir das 21 horas. Mas há mais no cartaz.