Primeiro no Facebook quase de improviso, depois perante as câmaras de televisão a ler um documento já escrito e, por fim, de regresso ao conforto das redes sociais. Foi assim que Jair Bolsonaro reagiu aos resultados desta noite eleitoral. Houve, ao contrário do que aconteceu na primeira volta, um discurso conciliador que defendeu a Constituição e a democracia, garantiu um país inclusivo a diferentes “cores” e “orientações” e prometeu união entre nordestinos e sulistas.
O discurso perante as câmaras de televisão foi feito a ler de um papel, com um texto pré-escrito — em tudo semelhante a qualquer político típico. Só que, antes dessa intervenção mais formal, Bolsonaro relembrou a quem votou nele por ser polémico e fora da caixa que as suas ações são orientadas por valores conservadores, invocando repetidamente Deus e citando a Bíblia — e acrescentando que é necessário afastar “o extremismo da esquerda” que ameaçava dominar o país, pelo seu flirt com “o socialismo e o comunismo”.
[Veja o vídeo: #EleConseguiu. A noite em que o Brasil virou]
Ao final da noite, o Presidente eleito regressaria ao Facebook para repetir as mesmas ideias — como que a dizer aos seus eleitores que Bolsonaro vestiu o fato de candidato arrumadinho por breves instantes, é certo, mas que não se esqueceu de agir como os que o apoiaram querem: diretamente para o eleitor, através das redes sociais, sem filtro. Mas menos anti-sistema do que foi durante toda a campanha.
O discurso de Jair Bolsonaro está a itálico e a interpretação e o comentário estão a amarelo:
“Eu quero nesse momento agradecer a Deus pela oportunidade. E mais ainda agradecer a Deus que, pelas mãos de médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde da Santa Casa de Juiz de Fora e do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, operaram um verdadeiro milagre, mantendo a minha vida, num momento em que jamais poderia esperar, mas que, graças a Deus, repito, foi superado. Com toda a certeza, ele reservou algo para mim e para todos nós aqui no Brasil.”
“Esse primeiro contato meu, via live, deve-se ao respeito, à consideração e à confiança que tenho pelo povo brasileiro. Também só cheguei aqui porque vocês, internautas, povo brasileiro, realmente, vocês acreditaram em mim.”
“Não poderíamos mais continuar flirtando com o socialismo, com o comunismo e com o populismo, e com o extremismo da esquerda. Todos nós sabíamos para onde o Brasil estava marchando e clamava por mudanças.”
“Nós fomos declarados vencedores desse pleito. E o que eu mais quero é, seguindo ensinamentos de Deus, ao lado da Constituição brasileira, me inspirando em grandes líderes mundiais e com uma boa assessoria técnica e profissional ao seu lado, isenta de indicações políticas de praxe, começar a fazer um governo a partir do ano que vem que possa realmente colocar o nosso Brasil no lugar de destaque. Temos tudo, tudo para sermos uma grande nação.”
“Temos condições de governabilidade dado os contatos que fizemos ao longo dos últimos anos com parlamentares. Todos os compromissos assumidos serão cumpridos, com as mais variadas bancadas, com o povo em cada local do Brasil em que estive presente.”
“‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.’ Nunca estive sozinho, sempre senti a presença de Deus e a força do povo brasileiro. Homens, mulheres, crianças, famílias inteiras que, diante da ameaça de seguirmos por um caminho que não é o que os brasileiros desejam e merecem, colocaram o Brasil, o nosso amado Brasil, acima de tudo. Faço de vocês minhas testemunhas de que esse governo será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Isso é uma promessa — não de um partido, não é a palavra vã de um homem. É um juramento a Deus.”
“O compromisso que assumimos com os brasileiros foi o de fazer um governo decente, com o país e com o nosso povo. E eu garanto que assim será. O nosso Governo será formado por pessoas com o mesmo propósito de cada um que nos ouve neste momento: transformar o nosso Brasil numa grande, livre e próspera nação. Podem ter a certeza que nós trabalharemos dia e noite para isso.”
“Este é um pais de todos nós. Brasileiros natos ou de coração. Um Brasil de diversas opiniões, cores e orientações. Como defensor da liberdade vou guiar um governo que proteja os direitos dos cidadãos, que cumpra os seus deveres e respeite as leis. Elas são para todos, porque assim será o nosso Governo: constitucional e democrático.”
“Muito do que estamos fundando no presente trará conquistas no futuro. As sementes serão lançadas e regadas para que a prosperidade seja o desígnio dos brasileiros do presente e do futuro. Este não será um Governo de resposta apenas às necessidades imediatas. As reformas a que nos propomos são para criar um novo futuro para os brasileiros. E quando digo isso falo com uma mão voltada para o seringueiro no coração da selva amazónica e a outra para o empreendedor suando para criar e desenvolver a sua empresa. Que não existem brasileiros do sul ou do norte, somos todos um só país, somos todos uma só nação. Uma nação democrática.”
“O Estado democrático e de direito tem como um dos seus pilares o direito de propriedade. Reafirmamos aqui o respeito e a defesa desse princípio constitucional, fundador das principais nações democráticas do mundo. Emprego, renda e equilíbrio fiscal é o nosso compromisso para ficarmos mais próximos de oportunidades de trabalho para todos. Quebraremos o ciclo vicioso do crescimento da dívida, substituindo-o pelo ciclo virtuoso de menores défices, dívida decrescente e juros mais baixos. Isso estimulará os investimentos, o crescimento e a consequente geração de empregos. O défice público primário precisa de ser eliminado o mais rápido possível e ser convertido em superavit. Este é o nosso propósito.”
“Libertaremos o Brasil e o Itamaraty das relações internacionais de viés ideológico a que foram submetidos nos últimos anos. O Brasil deixará de estar apartado das nações mais desenvolvidas. Buscaremos relações internacionais com países que possam agregar valor económico e tecnológico aos produtos brasileiros. Recuperaremos o respeito internacional pelo nosso amado Brasil.”
“Nesse projeto que construímos cabem todos aqueles que tenham o mesmo objetivo que o nosso. (…) Somos um grande país e agora vamos juntos transformar esse país numa grande nação. Uma nação livre, democrática e próspera. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.”