Índice

    Índice

[Esta é a 2.ª de 14 partes sobre a história da nomenclatura automóvel ao longo de 135 anos e três continentes. Aqui pode ler a primeira parte e aqui a segunda]

Alfa Romeo

Apesar de existir um Alfa Romeo Giulietta, os amantes de Verona nada têm a ver com o nome desta marca italiana fundada em 1910 em Milão pelo francês Alexandre Darracq (1855-1931). Darracq começara por desenhar máquinas de costura e em 1891 fundara a fábrica de bicicletas Gladiator que vendera, com bom lucro, cinco anos depois, para se lançar no fabrico de automóveis. A Automobiles Darracq France foi um sucesso tal que em 1904 já detinha 10% do mercado automóvel francês. Dois anos depois, Darracq lançou-se ao ataque do mercado italiano, com a Società Italiana Automobili Darracq, sediada em Nápoles, que deu lugar, em 1910 à A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili), que, além de produzir modelos Darracq, nesse mesmo ano começou a comercializar os seus próprios modelos.

O Alfa 24 HP, o primeiro modelo próprio fabricado pela A.L.F.A., em 1910

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.