886kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A pá de cabrito, os ovos rotos e o crème brûlée de chocolate branco são algumas das sugestões recriadas pelo Chef Rui Paula do DOP
i

A pá de cabrito, os ovos rotos e o crème brûlée de chocolate branco são algumas das sugestões recriadas pelo Chef Rui Paula do DOP

Eduardo Almeida

A pá de cabrito, os ovos rotos e o crème brûlée de chocolate branco são algumas das sugestões recriadas pelo Chef Rui Paula do DOP

Eduardo Almeida

Cientistas portuguesas, brunch com cerveja e um mercado de Natal: 20 coisas para fazer no fim de semana (e no feriado)

Pode apostar na moda e em artigos vintage, há muita cultura durante as manhãs e muitas ideias para encher a barriga. Reunimos 20 sugestões para aproveitar até às 13h e depois das 13h.

Há novo recolher obrigatório, mas fora ou dentro de casa continua a haver muitas soluções para passar o tempo, tanto no fim de semana como no feriado desta terça-feira.

Pela manhã, os tradicionais brunches são elevados a pratos de chef com alguma irreverência à mistura, mas pode aproveitar para fazer um programa cultural porque há exposições, música e teatro para apreciar. Antes de ir para casa pode ainda espreitar um mercado de Natal. Quando os ponteiros do relógio baterem nas 13h, há tempo para ver um filme e uma montra digital para mudar o guarda-roupa. Os comes e bebes continuam a ser o destaque do confinamento com o apoio do home delivery. Tome nota da agenda.

Brunch na Musa da Bica

Musa da Bica, Calçada Salvador Correia de Sá 2A, Lisboa. Sábado, das 9h às 13h

Para quem não dispensa o glúten: da colaboração entre a Cerveja Musa e a Padaria Gleba foi criada uma cerveja com os desperdícios de pão e um novo tipo de pão feito com dréche Musa (resíduos de cereais da produção de cerveja). Para celebrar estas duas criações este sábado há brunch na Musa da Bica preparado pela Chef Leonor Godinho, todo ele inspirado em pão e cerveja. O destaque vai para as panquecas de sourdough e rabanadas com caramelo de stout.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Chef Stephanie Audet no Mercado de Produtores

Praça de São Paulo, Lisboa. Sábado, das 9h às 12h

Para descobrir o potencial das couves: o Mercado de Produtores da Comida Independente acontece todos os sábados, contando com a presença de vários produtores que vendem diretamente os seus produtos e cozinheiros convidados a apresentar um legume diferente em cada edição. Este sábado, é a vez de Stephanie Audet, chef do restaurante vegetariano Senhor Uva, que irá cozinhar todo o tipo de couves — brócolos, couve flor, toscana, coração — do projeto Quiosque da Natureza por Vasco Correia.

Objetos em Eterno Colapso de João Ferro Martins

Pavilhão Branco, Campo Grande 245, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h às 12h

Para os apreciadores de arte desconstruída: Objetos em Eterno Colapso evoca um cenário absorvido por buracos negros onde a humanidade atinge o fim, renascendo num processo de eterna renovação. É com este mote que João Ferro Martins nos convida a entrar no Pavilhão Branco, para encontrar os vestígios de um furacão com o asseio organizado de uma era passada da indústria discográfica. Altifalantes, instalações sonoras e discos de vinil pontuam a sala da galeria num percurso circular, que mostra como estes objetos têm vindo a ser descartados.

talvez… Monsanto no São João

Teatro Nacional São João, Praça da Batalha, Porto. Sábado às 11h

Para conhecer Monsanto através da música: de uma expedição a este icónico lugar beirão, que uniu o encenador Ricardo Pais, o percussionista Rui Silva e o compositor e guitarrista Miguel Amaral, nasceu talvez… Monsanto, que vai estar em cena no sábado às 11h, no Teatro Nacional São João. Composto pela palavra (dita e cantada), por música e por ritmos e percussões, o espetáculo pretende dar a conhecer ao público as canções, litanias, rezas e lendas de Monsanto – a “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”, de acordo com um título atribuído à localidade em 1938. O preço dos bilhetes varia entre os 7,5 euros e os 16 euros.

Sky Valley em casa

Entregas entre Lisboa e Oeiras. Sábado e domingo, das 19h às 23h. Tel.: 912 041 976

Para desfrutar do melhor sushi em casa: o mais recente restaurante do grupo Sky Valley em Lisboa, leva agora o seu sushi a casa dos clientes, através de um serviço de delivery sem taxa de entrega. Há também três sugestões de menu, que variam entre os 75 euros e os 180 euros. O menu mais caro inclui um combinado de 50 peças (30 sushi/20 sashimi), uma garrafa de Moët & Chandon e a oferta de dois copos oficiais da marca. As encomendas podem ser feitas até às 23h através do 912 041 976.

“66 Cinemas” em estreia online

Disponível online no videoclube Zero em Comportamento

Para os mais cinéfilos: o documentário “66 Cinemas” do realizador alemão Philipp Hartmann estreia online na plataforma Zero em Comportamento, colocando em destaque as dificuldades de sobrevivência dos pequenos cinemas independentes e de autor. O filme retrata algumas das 66 salas de cinema alemãs que o cineasta visitou entre 2014 e 2015 e os desafios que ameaçam a existência de cada um deles. A sua visualização estará disponível aqui.

Feijoada à brasileira de José Avillez

Entregas na Grande Lisboa e Cascais. Sábado e domingo, das 12h às 22h (encomendas até às 15h de sábado). Tel.: 215 830 290

Para um gostinho do Brasil: além de cozido à portuguesa, bolo de chocolate, pudim de azeite e mel e Vinho JA, este fim de semana, o Bairro do Avillez faz chegar à mesa de casa uma feijoada à brasileira. Sem taxa de entrega, num pedido mínimo de 2 doses (50 euros), as encomendas devem ser feitas até às 15h de sábado, através do 215 830 290. Os pedidos também podem ser levantados no Bairro do Avillez, até às 13h de sábado e domingo.

Brunch no El Bulo Social Club

Restaurante El Bulo Social Club, Praça David Leandro da Silva 9, Lisboa. Sábado e domingo, das 10h30 às 13h

Para um brunch com assinatura de chef: a partir deste fim de semana o El Bulo Social Club abre as suas portas das 10h30 às 13h para apresentar o Brunch do Chef Chakall: Hummus, Falafel, Koftas, Pão Pita, Tabuleh, Sopa, Alfajor e uma bebida (quente ou fria à escolha). Um brunch (15 euros por pessoa) que percorre várias geografias, reflexo das muitas viagens do Chef Chakall pelo mundo e que chegam a Marvila já no início de dezembro.

Aniversário da exposição Culturas e Geografias

Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Campo dos Mártires da Pátria 81, Porto. Sábado e domingo, das 10h às 12h

Para conhecer pedaços de História dos cinco cantos do mundo: ao assinalar um ano da abertura de portas, a exposição Culturas e Geografias, patente no Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, vai ter entrada gratuita com direito a visita guiada nas manhãs de 5 e 6 de dezembro. São cerca de 250 peças de arqueologia, antropologia e etnografia, numa viagem por vivências, rituais e manifestações culturais dos cinco continentes. É necessária inscrição através do e-mail visitas@mhnc.up.pt.

Fake no D. Maria II

Teatro Nacional D. Maria II, Praça Dom Pedro IV, Lisboa. Sábado e domingo, às 10h30. Bilhetes a 16 euros

Para quem quer passar a manhã no teatro: Fake chega agora ao Teatro Nacional D. Maria II. A mais recente criação da companhia Formiga Atómica, vai estar em cena na Sala Garrett do D. Maria II até dia 20 de dezembro. Partindo do tema das fake news, da fabricação da verdade, das tensões entre verdade e mentira, esta peça gravita em torno da figura de uma famosa escritora de romances policiais que é acusada da morte do seu marido, depois de ter publicado o livro Como Assassinar o seu Marido. Um espetáculo onde o teatro dialoga com o cinema, numa tentativa de destrinçar a verdade da mentira. A venda de bilhetes está disponível aqui.

Um Século de Federico Fellini

Cinema São Jorge, Av. da Liberdade 175, Lisboa. Domingo às 11h. Bilhetes a 12 euros

Para juntar música e cinema num só programa: Federico Fellini nasceu há cem anos e assinou mais de duas dezenas de filmes, tais como La dolce vita (1960), ou La strada (1954) e Amarcord (1973). Na dimensão da música, distingue-se pela parceria que manteve com Nino Rota, autor das bandas sonoras que se ouvem nos seus filmes. Para assinalar a efeméride, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Istituto Italiano di Cultura propõem recordar Fellini numa sessão no Cinema São Jorge, através de clipes de La strada e de Amarcord e com interpretações da música de Nino Rota. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.

DOP em sua casa

Entregas no Porto através da UberEats. Sábado e domingo, das 19h às 22h

Para um jantar com estrela Michelin em casa: o “DOP em sua casa” é uma estreia em delivery e um exclusivo UberEats, que proporciona experiências gastronómicas da cozinha portuguesa recriadas pelas mãos do Chef Rui Paula. Os utilizadores da Invicta têm agora a oportunidade de encomendar os favoritos do DOP, que dispõe de pratos de peixe e carne, como o caril de peixe e gambas ou a perna de pato com puré de trufa e cogumelos. Para finalizar, há crème brûlée de chocolate branco ou a tarte de amendoim e chocolate. Para celebrar este lançamento, a UberEats vai oferecer a taxa de entrega nos pedidos acima de 15 euros, até 6 de dezembro.

Eduardo Almeida

Workshop online da Academia Time Out

Por marcação. Durante todo o mês de dezembro.

Para aperfeiçoar dotes culinários: a distância física não será certamente motivo para não passar bons momentos na cozinha. A Academia Time Out propõe workshops online orientados pelo chef Miguel Mesquita, com cada participante no conforto da sua casa a receber as diretrizes para um jantar cozinhado passo a passo. Depois de escolhido o tema do workshop, cada participante receberá a lista de ingredientes necessários, para que nada falte durante a sessão que decorrerá no Zoom e terá uma duração de cerca de 1h30. As reservas podem ser feitas através do e-mail academia@timeoutmarket.com.

Nova Carta no Terroir

Restaurante Terroir, Rua dos Fanqueiros 186, Lisboa. Entregas em Lisboa. Sábado e domingo, das 19h às 22h30. Tel.: 218 873 823

Para trazer mais sabor à mesa: com o novo chef José Lopes no comando, o restaurante Terroir apresenta novidades, com especial atenção à sazonalidade dos produtos, e dos próprios vinhos. E a grande aposta vai para uma carta totalmente nova criada a pensar no delivery, que inclui já alguns pratos alusivos à época natalícia, como o peru recheado com tâmaras e tomilho, batata doce assada e bimis salteados com alho ou o “Como se fosse um” bacalhau com todos. As encomendas podem ser feitas através do 218 873 823.

Mercado de Natal dos Anjos70

Regueirão dos Anjos 70, Lisboa. De 5 a 8 de dezembro, das 9h às 13h. Entrada livre

Para dar uma nova vida ao velho e usado: apesar das restrições, o Art & Flea Market Anjos 70 retoma o habitual Mercado de Natal este ano, com uma seleção de bancas com sugestões de prendas para todos os gostos e carteiras, onde vai encontrar artigos novos e usados, moda vintage, artesanato, decoração, artwork e edição independente.

Odette Ferreira no Museu da Farmácia

Museu da Farmácia, Rua Marechal Saldanha 1, Lisboa. Terça-feira das 10h às 13h. Entradas entre 4 e 6 euros

Para um programa no museu: o Museu da Farmácia de Lisboa tem uma nova ala dedicada à Professora Odette Ferreira. Trata-se de uma homenagem à cientista portuguesa responsável pela descoberta do vírus VIH-SIDA de tipo 2. Esta nova ala integrará a exposição permanente do museu e está dividida em três núcleos: “Uma Mulher Imparável”, onde se apresenta o núcleo biográfico; “A descoberta”, com destaque para o vírus da SIDA tipo 2; e “Muito para além da Ciência”, que retrata o tempo da cientista na Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e no Programa Troca de Seringas.

Caminhada por Trilhos e Miradouros de Monsanto

Avenida General Correia Barreto, Lisboa. Terça-feira, às 9h30. Inscrições a 6 euros

Para quem está farto de ficar sentado no sofá: equipe-se com calçado e roupa adequada para caminhar, porque neste feriado há um passeio pelos diversos trilhos do Parque Florestal de Monsanto, com passagem pelos mais emblemáticos pontos desta zona verde, sem esquecer os miradouros com belas perspetivas da cidade de Lisboa. O ponto de encontro é no Parque de Estacionamento na zona de Campolide, no final da Av. General Correia Barreto e a caminhada percorre uma distância de 14 quilómetros. As inscrições podem ser feitas aqui e têm um custo de 6 euros.

Food Porn no SOI

Entregas em Lisboa. Todos os dias, das 12h às 22h30

Para lamber os dedos no final: o restaurante SOI tem uma novidade para maiores de dezoito – as novas Korean Pork Ribs, a que o Chef Maurício Vale gosta de apelidar de verdadeira “foodporn”. O prato vem apresentado no que se parece a uma caixa de pizza, onde se pode ler “Be careful – Food Porn Inside” e a interdição a menores de 18 anos, mas é na verdade um entrecosto de porco em molho barbecue coreano, cozinhado lentamente até chegar ao ponto em que a carne se desfaz na boca. As Korean Pork Ribs estão disponíveis por 14 euros e podem ser pedidas para delivery, através da Uber Eats e da Glovo.

Wonder Room da ModaLisboa

Loja Pop-Up Online. Até 24 de dezembro

Para oferecer produtos mais exclusivos neste Natal: a Associação ModaLisboa lançou uma edição especial do Wonder Room. Até 24 de dezembro, esta pop-up de Natal será uma montra digital com curadoria ModaLisboa, composta por produtos personalizados ou a preços especiais e com ligação para a loja online de cada marca que compõe a iniciativa. A cada semana, este Wonder Room receberá novos produtos, passando pela moda, acessórios e produtos de design, de pequenas empresas com valores sustentáveis.

Frango VIRA na UberEats

Entregas em Lisboa através da UberEats. Todos os dias, das 18h30 às 22h30

Para quem não gosta de sujar as mãos: a UberEats celebra o seu 3.º aniversário em Portugal com um lançamento que vem reinventar uma das maiores tradições gastronómicas nacionais. O projeto português VIRA aposta numa nova forma de desfrutar de frango grelhado. Já vem desossado, é temperado com flor de sal e limão e pode ser comido com um garfo, sem sujar as mãos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.