A crónica candidata à conquista final. Apesar da desilusão no Euro-2020, onde não foi além dos oitavos de final, França surge no Campeonato da Europa como vice-campeã do mundo e presença regular nas últimas decisões internacionais. Na Alemanha, de forma natural, Didier Deschamps vai procurar fazer o xeque-mate com esta geração e juntar o Europeu ao Mundial conquistado na Rússia em 2018.
Sem Lucas Hernández, que está lesionado, o selecionador francês surpreendeu e chamou de volta N’Golo Kanté, que está a jogar na Arábia Saudita. Ainda assim, os olhos continuam a cair no mesmo homem: Kylian Mbappé chega ao Euro-2024 acabado de assinar pelo Real Madrid, sem permitir que a novela se prolongasse competição adentro, e continua a ser o abono de família dos franceses.
Inserida no grupo D, com Países Baixos, Polónia e Áustria, França é obviamente favorita a seguir em frente para os oitavos de final e uma das candidatas a uma presença na final e à conquista do próprio Europeu. Algo que faria com que Didier Deschamps, selecionador francês desde 2012, fosse o primeiro de sempre a ser campeão europeu e mundial como jogador e treinador.
BI
- Ranking FIFA atual: 2.º
- Melhor ranking FIFA: 1.º (entre maio de 2001 e maio de 2002 e de agosto a setembro de 2018)
- Alcunha: Les Bleus (Os Azuis)
- Presenças em fases finais: 10
- Última participação. Oitavos de final no Europeu em vários países, em 2020
- Melhor resultado. Vencedor do Europeu de França em 1984 e do Europeu dos Países Baixos e da Bélgica em 2000
- Qualificação. Apuramento direto como primeiro classificado do grupo B com Países Baixos, Grécia, Rep. Irlanda e Gilbraltar
- O que seria um bom resultado? Voltar à final do Campeonato da Europa e procurar conquistar novamente o troféu
Jogos em 2024
- Jogo particular, 23/3: Alemanha (casa), 0-2 (D)
- Jogo particular, 26/3: Chile (casa), 3-2 (V)
- Jogo particular, 5/6: Luxemburgo (casa), 3-0 (V)
- Jogo particular, 8/6: Canadá (casa), 0-0 (E)
O onze
- 4x3x3: Mike Maignan; Jules Koundé, Saliba, Upamecano, Pavard; Zaïre-Emery, Tchouaméni, Rabiot; Dembélé, Griezmann e Mbappé
O treinador
- Didier Deschamps (francês, 55 anos, desde 2012)
- Outros clubes: Mónaco, Juventus e Marselha
O craque
- Kylian Mbappé (25 anos, avançado do Real Madrid)
- Outros clubes: Mónaco e PSG
A revelação
- Warren Zaïre-Emery (18 anos, médio do PSG)
- Outros clubes: PSG (formação)
O mais internacional e o maior goleador
- Hugo Lloris (145 internacionalizações) e Olivier Giroud (57 golos)
Os 25 convocados
- Guarda-redes (3): Alphonse Areola (West Ham), Mike Maignan (AC Milan) e Brice Samba (Lens)
- Defesas (8): Jules Koundé (Barcelona), Jonathan Clauss (Marselha), Benjamin Pavard (Inter), Ibrahima Konaté (Liverpool), William Saliba (Arsenal), Dayot Upamecano (Bayern), Théo Hernández (AC Milan) e Ferland Mendy (Real Madrid)
- Médios (6): Eduardo Camavinga (Real Madrid), Youssouf Fofana (Mónaco), Adrien Rabiot (Juventus), Warren Zaïre-Emery (PSG), Aurélien Tchouaméni (Real Madrid) e N’Golo Kanté (Al-Ittihad)
- Avançados (8): Bradley Barcola (PSG), Ousmane Dembélé (PSG), Kingsley Coman (Bayern), Olivier Giroud (AC Milan), Randal Kolo Muani (PSG), Kylian Mbappé (Real Madrid), Marcus Thuram (Inter) e Antoine Griezmann (Atl. Madrid)
O centro de estágio
- Home Deluxe Arena, em Bad Lippspringe
A antevisão
A ligação a Portugal
Os anos passam, mas a ligação de França a Portugal continua a ser a mesma. Para além da eterna final de 2016, que a Seleção Nacional venceu com o golo de Éder no prolongamento, é Antoine Griezmann quem carrega a conexão entre os dois países. O avançado do Atl. Madrid é neto de um português, que até jogou no P. Ferreira, e passava as férias de verão precisamente na cidade nortenha. Griezmann surge na Alemanha dois anos depois do regresso aos colchoneros e com 24 golos marcados na última temporada, um número que não atingia desde 2018.