“Não me chega usar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas denuncia-me.” 27 frases de Stephen Hawking

14 Março 2018

"Não compararia as descobertas científicas com sexo, mas duram mais tempo". Deus, a ciência, os extraterrestres, a doença e outras lições de vida em 27 frases de Stephen Hawking.

Apesar de estar condicionado fisicamente desde os 21 anos por causa da esclerose lateral amiotrófica, a mente de Stephen Hawking sempre esteve bastante ativa. Apresentou teorias que revolucionaram a física teórica, mas também era conhecido pelo seu humor, pelas referências a Deus e pelas relações amorosas tumultuosas. Morreu aos 76 anos sem conseguir ir ao espaço. E não, Stephen Hawking não acreditava na vida para além da morte.

SOBRE A VIDA COM A DOENÇA

“As minhas expectativas foram reduzidas a zero quando tinha 21 anos. Depois disso, tudo tem sido um bónus.”
The New York Times, dezembro de 2004
“A vítima deve ter o direito de acabar com a sua vida, se quiser. Mas acho que seria um grande erro. Por muito má que a vida possa parecer, há sempre algo que podemos fazer e ser bem sucedidos. Enquanto houver vida há esperança.”
Conferência na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, junho de 2006
“Tenho vivido com a perspectiva de ter uma morte precoce nos últimos 49 anos. Não tenho medo da morte, mas não tenho pressa de morrer. Há tanta coisa que quero fazer antes disso.”
The Guardian, maio de 2011
“Recebi um excelente cuidado médico no Reino Unido e sinto que é importante esclarecer isso. Acredito nos cuidados de saúde universais e não tenho medo de o dizer.”
The New York Times, maio de 2011
“Sempre tentei ultrapassar as limitações da minha condição e levar uma vida tão completa quanto possível. Viajei pelo mundo, da Antártida à gravidade zero. Talvez um dia vá ao espaço.”
The New York Times, 2011
“Encaro o cérebro como um computador que pára de funcionar quando os seus componentes falham. Não há paraíso nem vida para além da morte para os computadores avariados, isso é um conto de fadas para as pessoas com medo do escuro.”

SOBRE DEUS E O UNIVERSO

“Acho que a explicação mais simples é que Deus não existe. Ninguém criou o universo e ninguém dirige o nosso destino. Isto leva-me à percepção de que provavelmente não existe nem paraíso nem vida para além da morte. Temos uma vida para apreciar o grande desígnio do universo e estou extremamente grato por isso.”
“Deus pode existir, mas a ciência consegue explicar o universo sem a necessidade de um criador.”
Entrevista à CNN, 2010
“Apercebi-me que as pessoas que afirmam que tudo é predeterminado e que não podemos fazer nada para o alterar olham para o lado antes de atravessar a estrada.”
Livro “Buracos Negros e Universos Bebés e outros ensaios”, 1994
Porque é que o universo existe? “Se encontrarmos a resposta a isso será o triunfo derradeiro da razão humana: porque nessa altura conheceríamos a mente de Deus.”
Livro “Uma breve história do tempo”, 1988
“O meu objetivo é simples: é uma compreensão completa do universo, porque é, como é e porque existe de todo.”

SOBRE A EXISTÊNCIA DE EXTRATERRESTRES

“Somos apenas uma geração avançada de macacos num planeta menor de uma estrela mediana. Mas podemos compreender o universo. Isso faz de nós algo muito especial.”
[Sobre o contacto entre humanos e extraterrestres] “Acho que seria um desastre. Os extraterrestres seriam, muito provavelmente, mais avançados do que nós. A história de raças avançadas que se encontram com raças mais primitivas neste planeta não é muito feliz. E eram da mesma espécie. Acho que devemos manter a nossa cabeça baixa.”
Naked Science: Alien Contact, The National Geographic Channel, 2004
“Não vamos encontrar nenhum local tão bom como a Terra.”
Conferência na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, junho de 2006

SOBRE OUTRAS LIÇÕES DE VIDA

“Lembrem-se de olhar para cima, para as estrelas, e não para os vossos pés. Tentem encontrar sentido naquilo que vêem e perguntem-se sobre o que faz o universo existir. Sejam curiosos. E embora a vida possa parecer difícil, há sempre alguma coisa que podemos fazer e ser bem sucedidos. Importa que não desistam.”
“Da próxima vez que alguém se queixar que cometeram um erro, digam-lhe que pode ser uma boa coisa. Porque sem imperfeição, nem tu nem eu poderíamos existir.”
Documentário “O Mundo de Stephen Hawking”, 2010
“A minha médica lembra-me que apesar de eu ter um doutoramento em Física, as mulheres continuam a ser um mistério.”
Reddit Ask Me Anything
“A vida seria trágica se não fosse tão divertida.”
“Manter uma mente ativa é tão vital para a minha sobrevivência como manter o sentido de humor.”
“Hawking, um documentário", 2013
“A desvantagem de ser uma celebridade é que não posso ir a lado nenhum no mundo sem que seja reconhecido. Não me chega usar óculos escuros e uma peruca. A cadeira de rodas denuncia-me.”
Entrevista na TV Israelita, dezembro de 2006
É a pessoa mais inteligente do mundo? “Nunca diria isso. Pessoas que se gabam do seu QI são falhados.”
2017

SOBRE O DESLUMBRAMENTO COM A CIÊNCIA

“O universo parece ter sido selecionado de um grande grupo de possíveis universos por ter seres inteligentes capazes de fazer a pergunta: ‘Como é o universo?’. O universo não é indiferente à nossa existência, depende de nós.”
Time, 2007
“Fico feliz por trabalhar em Física teórica, uma das poucas áreas em que a incapacidade [física] não é um obstáculo grave.”
The New York Times, maio de 2011
“Sou apenas uma criança que nunca cresceu. Continuo a fazer estas perguntas de ‘como’ e ‘porquê’. Às vezes, encontro uma resposta.”
Livro “A minha breve história”, 2013
[Sobre as descobertas científicas] “Não as compararia com sexo, mas duram mais tempo.”
Festival de ciência, abril de 2011
“Alguém me disse que por cada equação que incluísse no livro iria reduzir as vendas para metade. Acabei, contudo, por colocar a equação mais famosa de Einstein: E = mc2. Espero que isso não assuste metade dos meus potenciais leitores.”
Time, sobre o livro “Breve História do Tempo”
“O objetivo do livro [“George e o Big Bang”, de Lucy & Stephen Hawking] é incentivar a sensação de deslumbramento das crianças pelo universo. Queremos que olhem para fora. Só então serão capazes de tomar as decisões certas para a salvaguarda do futuro da espécie humana.”
Time, 2007

[Veja no vídeo algumas das intervenções mais bem humoradas de Stephen Hawking em sitcoms e talkshows]

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: vnovais@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)