Carla Castro escolheu uma lista de 15 membros para a Comissão Executiva, com cinco suplentes, depois de ter prometido que queria uma direção mais pequena do que o limite máximo permitido pelos estatutos. A lista, apresentada em Aveiro esta quinta-feira, deixa notar a influência de Carla Castro enquanto ex-coordenadora do gabinete de estudos da IL, o que lhe deu uma visão mais ampla do partido e das bases do mesmo — sendo este um dos trunfos que leva para a corrida com Rui Rocha.
Com Carla Castro como presidente, a lista tem dois vice-presidentes, um secretário-geral e um tesoureiro. Paulo Carmona e a própria candidata à liderança são os únicos que transitam da Comissão Executiva de João Cotrim Figueiredo, sendo a lista composta por vários membros que foram candidatos em várias eleições da IL durante os anos de liderança do agora presidente demissionário, bem como um ex-governante.
Paulo Carmona é o número dois de Carla Castro e o braço-direito da candidata à liderança da IL. Deixou o gabinete parlamentar dos liberais, onde era assessor, para ajudar a deputada a tornar-se a sucessora de João Cotrim Figueiredo e é o diretor de campanha. Caso Carla Castro seja vencedora e se torne presidente do partido, Paulo Carmona será o vice-presidente.
Depois de ter sido cabeça de lista da IL pela Guarda 2019, foi candidato à Câmara de Sintra nas autárquicas de 2021 e estava na lista de candidatos a deputados por Lisboa 2022. Fazia parte da Comissão Executiva escolhida por João Cotrim Figueiredo e após a decisão do líder do partido em abandonar, rapidamente se colocou ao lado de Carla Castro — o que não não aconteceu com grande parte do gabinete parlamentar do qual fazia parte.
Paulo Carmona, além de ser conhecido por ser fundador e vice-presidente do MEL (Movimento Europa e Liberdade), é presidente do FAE (Fórum de Administradores e Gestores de Empresas).
Filomena Francisco é outra das escolhida por Carla Castro para vice-presidente do partido caso vença frente a Rui Rocha. Natural de Tomar e residente em Ponte de Lima, é psicóloga de profissão e já foi por duas vezes vice-coordenadora em núcleos da IL — primeiro em Loures quando residia neste local e atualmente em Ponte de Lima.
Foi candidata à Câmara Municipal de Loures nas autárquicas de 2021 e candidata nas legislativas 2022 pelo círculo eleitoral de Lisboa e, segundo a biografia revelada pela campanha, iniciou o arquétipo do projeto “Género? Liberal!”, programa que visa trazer mais mulheres para o partido, um projeto para implementação em fase piloto.
João Cascão é a aposta de Carla Castro para secretário-geral do partido. Desde cedo que está próximo da IL: esteve no processo de recolha de assinaturas para a fundação do partido e fez parte da comissão instaladora. Além de ter sido tesoureiro na primeira Comissão Executiva da IL, foi ainda conselheiro nacional e voltou a ser membro da direção entre 2019 e 2021. Foi ainda candidato à Assembleia Municipal de Oeiras nas eleições autárquicas de 2021 e é o atual chefe de gabinete do Grupo Municipal da Iniciativa Liberal em Lisboa.
O cargo de tesoureiro ficará nas mãos de João Leitão caso Carla Castro vença as eleições. É de Coimbra, membro fundador do núcleo de Coimbra e presidente da mesa do plenário desse mesmo núcleo, sendo um grande defensor da descentralização. Passou pelo CDS e presidiu à concelhia pelos democratas-cristãos. Ainda teve aquilo que descreve como uma “brevíssima má experiência” no PAN, em 2011, e entrou para a IL em 2019. Pelos liberais, já foi candidato à Assembleia Municipal de Coimbra.
Carlos Martins é membro da Iniciativa Liberal desde 2020 e faz parte da equipa que coordena o núcleo Santa Maria da Feira, de onde é natural. No currículo liberal já foi eleito deputado na respetiva Assembleia Municipal em 2021. Antes da IL esteve no PSD e tem uma longa experiência política: foi adjunto do secretário de Estado da Juventude em 2006, foi vereador da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico e vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira.
Diogo Amaral é de Gondomar, engenheiro e vice-coordenador do núcleo local e deputado na assembleia de freguesias de São Cosme, Valbom e Jovim.
Eunice Baeta é de Lisboa, vive e trabalha em Sintra, onde é vice-coordenadora do núcleo local, mas está na política há mais tempo. Foi candidata independente na coligação “Mais Sintra”, nas autárquicas de 2005, mas também fez parte do CDS. Foi candidata nas legislativas de 2011 e 2019, pelo círculo de Lisboa e foi eleita deputada municipal em 2017, mandato que exerceu de como independente desde 2020. Em 2021 chega à IL, onde foi candidata à Assembleia Municipal de Sintra e foi eleita deputada.
Filipa Guedes Barbosa é do Porto, formada em Psicologia, e com uma pós-graduação em gestão. Na política, integrou o grupo de estudos da IL na área da Saúde, sob a coordenação de Carla Castro, e foi uma das candidatas liberais nas listas de Rui Moreira ao Porto e ficou como suplente.
Orlando Monteiro da Silva é do Porto, viveu vários anos na Alemanha, e é médico dentista. Com uma ampla experiência na área da saúde, foi bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas entre 2001 e 2020, presidiu o Conselho Nacional das Ordens Profissionais entre 2011 e 2020, esteve no Conselho Económico Social e Português e no Conselho Nacional de Saúde. Em termos políticos, foi candidato independente pela IL à câmara de Vila Nova de Gaia nas autárquicas do ano passado e cabeça de lista por Coimbra nas legislativas.
Pedro Menezes Simões é do Porto, mas vive em Odivelas, trabalha na área de consultoria estratégica e foi candidato às eleições legislativas de 2019 pela IL. O liberal faz ainda parte do Conselho Fiscal do partido, foi um dos membros do Conselho Nacional e é membro do gabinete de estudos desde 2019, com foco em temas de sustentabilidade.
Pedro Silva Martins é de Lisboa, economista e foi secretário de Estado do Emprego no governo de Pedro Passos Coelho. Estudou e trabalhou no Reino Unido, é atualmente conselheiro nacional da IL e membro do grupo de estudos da IL nas áreas de Trabalho e de Educação.
Rui Nascimento vive entre Alcochete e Londres, e tem experiência profissional em Marketing, Estratégia e Gestão Geral. Nunca tinha tido qualquer experiência política antes da IL, onde se filiou em 2020. Foi responsável pela coordenação do programa autárquico da IL para Lisboa nas eleições de 2021.
Rui Pereira tem 39 anos, é natural do Porto e foi candidato suplente à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos pela Associação “Porto, o Nosso Movimento”, encabeçada por Rui Moreira. Atualmente não exerce nenhum cargo no partido.
Tomás Pereira tem 20 anos, vive em Aveiro e é o membro mais novo da direção escolhida por Carla Castro. O interesse pela política começou com a IL, é vice-coordenador de Juventude e Comunicação no núcleo de Aveiro desde 2020. Foi ainda cabeça de Lista pela IL à Assembleia Municipal de Aveiro nas eleições autárquicas de 2021.
A lista de Carla Castro, que conta com 15 nomes, tem ainda cinco suplentes.
Bruno Miguel Machado é advogado e deputado municipal em Braga, depois de ter sido cabeça de lista pela IL nas eleições legislativas de 2019 e foi coordenador do núcleo de Braga entre 2020 e 2022. Faz parte da coordenação local do gabinete de estudos, o que poderá ter contribuído para uma aproximação de Carla Castro como ex-coordenadora dessa pasta dentro do partido.
Carina Crucho reside em Fernão Ferro e é outra das escolhas de Carla Castro, depois de ter integado a comissão de Honra da IL nas eleições legislativas em 2019 e integrou a lista do círculo eleitoral de Setúbal no mesmo ano.
Maria João Cabral é arquiteta, natural de Lisboa, e não tem experiência em cargos eleitos. Contudo, ainda antes de ser chamada à Comissão Executiva escolhida por Carla Castro, colaborou em programas autárquicos para as câmaras de Lisboa e Odemira e integrou as listas à Assembleia Municipal desta última. Em nome da IL, foi ainda a cabeça de lista pelo distrito de Évora às eleições legislativas de 2022.
Rui Marrana é advogado e tem no currículo ter sido adjunto e chefe de gabinete do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, bem como uma colaboração com o Ministério da Justiça nos anos de 2010 e 2011. Na política teve uma passagem pelo CDS, onde foi vice-presidente da concelhia do Porto e na IL faz parte do gabinete de estudos.
Vanda Morgado é do Montijo, advogada e membro do Conselho de Jurisdição na IL. É membro do gabinete de estudos e integrou a lista de candidatura às autárquicas do concelho do Montijo 2021 e foi presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia de Sarilhos Grandes mandato entre 2009 e 2013.