789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

i

Aybuke Dogmaz

Aybuke Dogmaz

Primeiro Campeonato de Surf sem Ondas: uma maré cheia de perguntas e desafios

Foi no Dia Mundial do Mar e do Trabalhador Marítimo, 29 de setembro, que chegámos à paragem Z desta que foi uma viagem pelos encantos e re(cantos) da vila mais azul de Portugal: a Nazaré.

Foram 5 as paragens que fizeram esta viagem de A a Z pela Nazaré. Numa parceria entre a Mercedes-Benz e o Observador, explorámos a vila, ficámos a conhecê-la um pouco melhor e ainda sobrou tempo para falar sobre a sua pesca, os seus locais mais aclamados e aquilo que de melhor se faz pelas suas ondas: surf. E foi precisamente no Dia Mundial do Mar e do Trabalhador Marítimo que esta viagem culminou numa emissão especial da Rádio Observador, no Mercedes-EQ Lounge.

Aybuke Dogmaz

Mercedes-Benz nos últimos anos, focados no mar e na sustentabilidade. “Terra, Mar e Água. Tem sido assim a história da marca”, começou por dizer Jorge Aguiar, Diretor de Marketing da Mercedes-Benz, acrescentando em seguida: “quando falamos em sustentabilidade, este é um espaço que pensámos nesse sentido, com materiais que foram reaproveitados e retirados dos oceanos, por exemplo. Quanto ao futuro, o objetivo da Mercedes, e é para aí que estamos a caminhar, é a neutralidade carbónica, não só no que diz respeito à utilização das viaturas, mas também a tudo o que está por trás. As nossas fábricas estão a tornar-se neutras em emissão de CO2 também, bem como a própria seleção dos nossos fornecedores”. Para o Diretor de Marketing, a premissa para o futuro é óbvia – continuará a ser levado pelas ondas. “Vamos continuar a abraçar as ondas. Estamos agora a começar, em outubro, com o projeto das Ondas Gigantes novamente, mas mais do que isso estamos a abraçar o mar como um todo, o Oceano como um todo, através de novos projetos a nível nacional”, reforça.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jorge Aguiar, Diretor de Marketing da Mercedes-Benz

Numa conversa onde o presente e o futuro se mostraram de mãos dadas, Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, não hesitou em afirmar que o caminho será sempre feito pelo mar. “O Passado, o Presente e o Futuro da Nazaré passam, naturalmente, pelo mar. O futuro que eu prevejo é um futuro que está já muito assente em projetos atuais e que têm impactos, eu diria, onshore e offshore”, afirma. Para o Presidente da Câmara, o aparecimento do surf, muito potenciado pelo fenómeno das ondas gigantes e da sua atração, veio dinamizar a vila. “O surf trouxe dinamização económica, trouxe novas propostas de trabalho, trouxe um reconhecimento global, trouxe novos desafios, trouxe a possibilidade de ter, por exemplo, projetos ambientais que encontraram na Nazaré o seu espaço, com grande foco na sustentabilidade”, finalizou.

Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré

Surf, sustentabilidade, futuro. O arranque da emissão estava dado e chegou então a altura de se dar lugar ao grande acontecimento deste dia: o Campeonato de Surf sem Ondas. Uma ideia inovadora, que deixou as pranchas de lado, mas que trouxe até ao Mercedes-EQ Lounge alguns nomes bastante conhecidos no mundo do surf. As regras eram simples: 9 concorrentes, 3 rondas, 5 perguntas cada, 1 vencedor. Esta foi uma competição inédita onde surfistas de ondas grandes e outros convidados igualmente especiais foram postos à prova e mostraram tudo o que sabiam acerca desta vila azul e também sobre o trabalho desenvolvido pela Mercedes-Benz até aqui.

Campeonato sem ondas, mas com grandes convidados

Mostrar Esconder

Os concorrentes em jogo, foram:

•   Nuno Santos, Surfista e Violinista;

•   Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré;

•   Lino Bogalho, Responsável da Nazaré Waterfun;

•   Joana Andrade, Surfista;

•   Rudolf Gruner, Diretor-Geral do Observador;

•   Júlio Estrelinha, Coordenador de Educação da Câmara Municipal da Nazaré;

•   António Cardoso, Surfista;

•   João Macedo, Surfista Profissional e Ativista Ambiental; – vencedor

•   Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz em Portugal.

Perguntas como “O que é o Mercedes-EQ Lounge? Qual é o tema do Dia Mundial do Mar de 2022? Qual o nome de uma das técnicas de pesca artesanal mais antigas da Nazaré? Qual a autonomia do Mercedes-EQ EQS? De quantas saias é composto o traje típico das mulheres Nazarenas?” puseram o conhecimento de todos à prova, mas foi João Macedo, Surfista Profissional e Ativista Ambiental, quem levou para casa o troféu, totalmente feito de materiais reciclados.

  • 1º hit do 1º round - Lino Bogalho, Proprietário da Nazaré WaterFun, Nuno Santos, Surfista e Violinista, e Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré
    Aybuke Dogmaz
  • 2º hit do 1º round- Joana Andrade, Surfista, Júlio Estrelinha, Coordenador do Gabinete de Educação da Câmara Municipal da Nazaré, Rudolf Gruner- Diretor, Geral do Observador
    Aybuke Dogmaz
  • 3º hit do 1º round - Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz em Portugal, João de Macedo, Surfista Profissional e Ativista Ambiental, António Cardoso, Surfista
    Aybuke Dogmaz
  • 3º round, hit final - finalistas
    Aybuke Dogmaz

9

concorrentes

3

rondas

5

perguntas em cada ronda

1

vencedor

  • Vicente Figueira, Host da Rádio Observador e João Macedo, Surfista Profissional e Ativista Ambiental
    Aybuke Dogmaz
  • João Macedo, o vencedor do Primeiro Campeonato de Surf sem Ondas
    Aybuke Dogmaz

Competição à parte, esta foi uma tarde bem passada e que levou a bom porto esta iniciativa que tinha como objetivo dar destaque à cultura e aos projetos desenvolvidos nesta vila azul, tendo como tema central, o mar. E uma coisa ficou clara: não existe mar, nem ondas, como as da Nazaré.

Conheça a iniciativa aqui

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora