Com a aproximação de mais um fim de semana prolongado no final de outubro, não é de estranhar que já tenha começado a pensar em possíveis destinos de escapadinhas em Portugal. A nossa sugestão? O Norte de Portugal.
Convenhamos, não são propriamente necessárias razões específicas para visitar esta região. Afinal, é uma das mais interessantes do país, com uma vasta oferta histórica, gastronómica e natural, a que se junta a simpatia e autenticidade do seu povo.
Neste artigo damos-lhe algumas sugestões de locais a visitar durante o fim de semana. Aproveite a oportunidade para fazer esta viagem ao volante do seu carro novo, com a ajuda do motor de busca PiscaPisca.Pt – a plataforma de Classificados Automóveis em Portugal distinguida em 2022 com o Prémio Cinco Estrelas.
Porto, a cidade Invicta
É uma das cidades mais populares entre turistas que visitam Portugal e não é difícil perceber porquê: afinal, o Porto é autêntico, fascinante e acolhedor.
Na vasta lista dos locais de interesse que poderá adicionar ao seu roteiro de fim de semana, há um, localizado em plena zona histórica do Porto, que não passa despercebido: a Torre dos Clérigos. Esta construção de estilo barroco, desenhada pelo arquiteto de origem italiana Nicolau Nasoni no século XVIII, é um dos monumentos mais fascinantes da cidade. Se estiver disposto a subir os seus 225 degraus, será recompensado com uma vista de 360º sobre o Porto.
Ali perto encontra a Ribeira, uma zona de eleição para passeios à beira rio. Sente-se numa das esplanadas locais e deixe o tempo passar, enquanto desfruta tranquilamente de uma vista privilegiada sobre o rio Douro, a ponte D. Luis I e o cais de Gaia. No final do dia, rume em direção ao Jardim das Virtudes para uma vista sem igual sobre o rio ao por do sol.
A cultura é outro dos grandes pontos fortes da cidade. Para além da Livraria Lello, uma das livrarias mais bonitas do mundo, haverá que incluir no roteiro uma passagem pela Casa de Serralves, onde poderá explorar algumas das suas sempre muito interessantes exposições. Antes de se ir embora falta-lhe ainda conhecer o outro lado de Serralves: os seus magnificos jardins, projetados por Jacques Gréber na década de 30.
À noite, guarde um espaço na sua agenda para assistir a um concerto na Casa da Música, o primeiro edificio totalmente dedicado à musica construído em Portugal.
Quinta da Aveleda, um jardim mágico e vinhos de eleição
Localizada em Penafiel, a uns escassos 40 km do Porto, a Quinta da Aveleda é um local mágico, com uma história de mais de 150 anos na produção de vinho, iniciada por Manuel Pedro Guedes da Silva Fonseca e ainda hoje mantida na família, após 5 gerações.
Para além dos seus cerca de 100 hectares de vinha, a Quinta encanta quem a visita com os seus românticos jardins, habitados por mais de 140 espécies botânicas diferentes.
Dedique algum tempo a explorar o espaço, onde se encontram construções pitorescas como a Casa Romântica, a Casa de Chá – localizada numa ilhota do lago, a Torre das Cabras, o Fontanário das Quatro Estações – executado pelo Mestre João da Silva, e a Janela da Reboleira, de estilo manuelino. Localize ainda a Adega Velha – onde a famosa aguardente da casa envelhece -, a Cozinha Velha, a eira e a casa senhorial habitada ainda hoje pela família Guedes.
No final da visita, passe pela vinoteca que alberga as colheitas mais antigas e raras da Quinta, e pela loja, onde poderá aproveitar para comprar vinhos, aguardentes, compotas caseiras, biscoitos artesanais e até bombons, para levar para casa como recordação.
A misteriosa Capela do Senhor da Pedra
O último local nesta sugestão de roteiro de fim de semana no Norte do país é a Capela do Senhor da Pedra. Localizada a apenas 30 minutos do Porto, na Praia de Miramar – considerada uma das praias mais bonitas da Europa pela organização “European Best Destinations” -, a sua construção remonta ao século XVII.
De formato hexagonal, a Capela destaca-se em particular pelo local da sua edificação: em cima de um rochedo, de costas voltadas para o mar. Rodeada por um lado por um extenso areal e por outro pelas águas do oceano Atlântico, tem conseguido resistir ao passar do tempo e à furia do mar, sendo hoje um dos mais misteriosos locais de culto em Portugal.
O porquê da construção naquele local tão particular permanece ainda hoje envolto em mistério. De acordo com a lenda, a ideia inicial teria passado pela edificação da capela no terreiro da vila. Quando se começaram a erguer as paredes, diz-se que surgiu uma luz misteriosa sobre os rochedos da praia. A insistência deste fenómeno acabou por ser encarada como um sinal, levando ao abandono do plano inicial para que a Capela fosse erigida sobre o local onde incidia a luz.
Na sua visita à Capela do Senhor da Pedra, para além de admirar o seu painel de azulejos, o altar-mor, os retábulos laterais e as estátuas religiosas, procure igualmente duas marcas que alegadamente se encontram no local. Reza a lenda que foram deixadas pelas patas do cavalo de el-Rei D. Sebastião, “O Desejado”, que ali regressou numa manhã de nevoeiro, tendo partido novamente de seguida.
Estas são algumas sugestões que poderá adicionar ao seu roteiro de fim de semana prolongado pelo Norte de Portugal. Resta-lhe escolher por onde começar!
Aproveite para celebrar o Halloween durante a sua estadia no Porto com algumas experiências “de arrepiar”.
↓ Mostrar
↑ Esconder
O Sopro dos Miolos: Esta oficina vai ajudar toda a família a preparar o susto mais divertido do ano! A atividade é perfeita para participar em família e irá realizar-se no Museu Futebol Clube do Porto, no dia 30 de outubro das 10:30 às 12:00.
SEA LIFE Porto: De 22 de outubro a dia 1 de novembro, o maior aquário do norte do país promete ser palco de autênticas aventuras assombradas. As crianças serão desafiadas a percorrer os espaços do SEA LIFE, entre criaturas assombradas, numa experiência assutadora!
Saiba mais em
No PiscaPisca Não Arrisca