816kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Costumes e Tradições

Lifestyle

Reguengos numa garrafa

É na maior adega do Alentejo que nascem os vinhos da CARMIM. Brancos, rosados e tintos são herdeiros de uma tradição milenar na região e expressam nos seus aromas e sabores a terra que os viu nascer.
Touradas

Touradas com mais de 400 mil espectadores em 2023

A época tauromáquica em Portugal registou mais de 400 mil espectadores em 2023, o segundo melhor ano desde 2016, o que para a PróToiro demonstra "o apego dos portugueses à cultura tauromáquica".
Lifestyle

Aqui a tradição do Natal ainda é o que era

Natal e Passagem de Ano são momentos de união entre família e amigos. E se este ano todos se reunissem numa casa que não a sua? Conheça as nossas sugestões para celebrar o Natal de forma diferente.
Halloween

Espanha. Enfermeiros pedem fim dos fatos sensuais

Além de achar que dá uma "conotação ofensiva" à profissão, Conselho Geral de Enfermagem acredita que o sangue falso leva a um paradoxo ao associar a morte com profissionais que cuidam das pessoas.
Halloween

O Halloween, uma festa dos diabos

O Halloween é, no nosso país, relativamente recente, mas tem vindo a ganhar espaço e expressão: raros são os estabelecimentos de ensino em que a data não é assinalada.
País

Pelos sabores do Centro de Portugal

Se há coisa que caracteriza o povo português, é a sua arte de bem receber. Numa mesa recheada de boa comida e bom vinho, há sempre espaço para mais um.
História

História local, um conteúdo a inserir na Educação

Sentirmo-nos identificados com a comunidade vizinha das nossas residências é o primeiro passo que se dá no sentido da paz social e da tolerância entre culturas diferentes.
Vila Franca de Xira

Festa do Colete Encarnado está em consulta pública

As Festas do Colete Encarnado realizam-se em Vila Franca de Xira, desde 1932 e homenageam touros, campinos, cavalos e a cultura ribatejana. Querem ser Património Imaterial. Governo lançou o processo.
Reportagem Observador

Mini-concerto de samba-enredo à Rádio Observador

O Grémio Recreativo Saltaricos do Castelo leva mais de 6 meses a preparar os arranjos musicais para apresentar no carnaval. Esta manhã, em Sesimbra, os músicos mostraram o resultado, em direto.
Reportagem Observador

Sesimbra: "O carnaval mais brasileiro de Portugal"

Desfiles de escolas se samba, grupos musicais, palhaços, e várias atividades espalhadas pela marginal, que trazem milhares a esta vila junto ao mar: "É um calor maravilhoso, parece o Rio de Janeiro".
Cultura

Os demónios nas ruas de Podence revelam-se

Projeto fotográfico do fotojornalista Rui Miguel Pedrosa, com o título "Chocalhadas", vai estar em exposição em Podence. Esta mostra pretende mostrar a tradição de protagonizada pelos Caretos.
Coreia do Sul

Seul: famílias de vítimas confrontam polícia

Instalação de memorial de homenagem aos mortos na tragédia do Halloween em Seul tem dado confrontos com polícia. Familiares de vítimas tencionam prestar homenagem a quem faleceu na avalanche humana.
Coreia do Sul

Tragédia em Seul: 23 pessoas são responsabilizadas

Agência Nacional da Polícia concluiu que a debandada foi causada pelo facto de as autoridades não terem tomado medidas de prevenção de catástrofes e não terem respondido prontamente à situação.
Contra-Corrente

Mudar letra do Hino? Indemnizar ex-colónias? Nope!

Podemos mudar a letra do Hino Nacional como quer Dino de Santiago? Poder, podemos, mas não agora que o fanatismo woke quer impor a ditadura dos costumes, da linguagem e até das relações internacionais
Resposta Pronta

Aveiro sem procissão e com 10 toneladas de cavacas

Mau tempo obrigou a adiar cortejo religioso para o próximo ano. No entanto, a organização da festa de São Gonçalinho preparou uma tenda com 900 m² para concertos e o tradicional lançamento de cavacas.
Restaurantes

Quem são as cozinheiras tradicionais do Porto?

Elsa, Rosa, Fátima, Lurdes, Lucília e Hermínia não vestem jalecas e não querem estrelas Michelin. Fazem da cozinha tradicional portuguesa o ingrediente principal e estas são as suas histórias de vida.
Noticiário

15h. França. Protestos refletem fraca integração

Especialista em assuntos do Médio Oriente afirma que o país deve promover o conhecimento entre várias culturas. Ainda, portugueses correm a comprar bolo rei na véspera de Natal.
Contra-Corrente

Ceia de Natal. Afinal a tradição ainda é o que era

Por cada família há uma receita de bacalhau ou até umas rabanadas que já a avó fazia. E em cada região do país há os seus hábitos com significativas diferenças. O que simboliza afinal a mesa de Natal?
Coreia do Sul

Coreia do Sul. Mortes de debandada aumentam

Uma mulher com cerca de 20 anos é a mais recente vítima mortal, revelou o Comando de Desastres e Contramedidas de Emergência. A maioria dos 158 mortos são mulheres e pessoas entre os 20 e 30 anos.
Coronavírus

Disney Xangai fecha e mantém visitantes lá dentro

A Disney em Xangai é o mais recente local famoso a fechar repentinamente por causa da política Covid-zero da China. Visitantes foram mantidos no interior, mas o parque temático continua a funcionar.
Celebridades

Os destaques do Halloween dos famosos

Personagens da ficção científica misturam-se com outras vindas do mundo da animação. Este ano, a tendência parece pender para o revivalismo de looks icónicos da história da moda.
Halloween

Cinco histórias de múmias para ler neste Halloween

As múmias não tiveram o impacto dos vampiros, mas no século XIX instalou-se uma "febre" egípcia que gerou um vasto conjunto de histórias. Escolhemos cinco que estão disponíveis para ler gratuitamente.
Religião

Terror em família, ou o dia da reforma protestante

Ter Lutero como herói não é tão diferente assim de fazer ciclos de cinema de terror em família—parece a coisa errada. Mas, mais de 500 anos depois, ser Protestante continua a parecer ser coisa errada.
Coreia do Sul

154 mortos em esmagamento no Halloween em Seul

Aumento da multidão no local levou ao caos, provocando mais de 100 feridos. António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa já enviaram condolências ao Presidente da Coreia perante a “terrível tragédia”.
Observador Lab

Um fim de semana prolongado com sotaque nortenho

História, cultura, lendas, música, vinhos e gastronomia numa escapadinha de fim de semana prolongado no final de outubro
Cultura

Oficina em Guimarães com olaria e exposição

No sábado terá lugar na Casa da Memória uma conversa com a ilustradora e designer Cecília Lajes que "irá desenvolver o seu projeto de criação inspirado no Bordado de Guimarães e na sua simbologia".
Costumes e Tradições

Coimbra. Casa de fados considerada local histórico

Autarquia concluiu que "o espaço Diligência Bar" enquadra-se na definição de estabelecimento histórico local, tendo sido aprovado por unanimidade o seu reconhecimento.
Reportagem Observador

Avelino, o padre que celebra a Páscoa de mota

Há 15 anos que o padre Avelino faz a volta pascal em cima de duas rodas. Nem os acidentes lhe tiram o desejo de continuar a tradição. "Ao início diziam que eramos malucos, agora rezam connosco".
Ano Novo

A Ásia colorida de vermelho no Novo Ano Chinês

É o início das celebrações que durarão duas semanas. Onde o vermelho é a melhor arma, na China deseja-se que este ano traga o fim da pandemia, já que o Tigre simboliza ambição, força e coragem.
África

Missangas de ovo de avestruz revelam "rede social"

Muito diferente das redes sociais modernas, um estudo alemão revelou uma "rede social" em África que envolve missangas de ovos de avestruz.
Japão

Monges caminham em troncos queimados no Ano Novo

O ritual celebrado por esta data pelos monges Yamabushi consiste em caminhar sobre troncos queimados, enquanto rezam em homenagem a Fudo, divindade budista que representa a purificação.
Conservação da Natureza

Quem tem medo do lobo que come frutos vermelhos?

Uma nova visão do bicho tem emergido. De criatura malvada a “Lobo muy bueno”, dócil vegetariano. É essa a doutrina que queremos ensinar à nova geração? Será o Lobo bom comido pela Avozinha Má?
Resposta Pronta

Rui Nabeiro: "As nossas festas são a paz do povo"

Festas do Povo de Campo Maior já são Património da Humanidade pela UNESCO. "Sempre me trouxe um entusiasmo de luta", lembra o comendador Rui Nabeiro, um dos grandes dinamizadores da tradição.
Coronavírus

Disneylândia fecha por causa de um caso de Covid

O recinto.fechou na noite de Halloween, depois de mulher que esteve no local ter testado positivo. As imagens mostram os trabalhadores a testarem a multidão com fogo de artifício em plano de fundo.
Celebridades

Halloween. O que as celebridades usaram em 2021

Personagens da animação, homenagens a ícones e alguns sustos. Este ano o Halloween regressou cheio de força e reunimos alguns dos melhores disfarces das celebridades.
Halloween

O inverno somos nós

Quem nos rouba luz ou nos faz mal são pessoas como nós. Não têm nem um olho na testa nem a pele verde. Algumas, são da nossa família. Outras, juram que o mal que nos fazem é pelo muito que nos querem
Agricultura

Portugal é o 4.º produtor de abóboras da UE 

Como vai o mercado das abóboras na União Europeia? Segundo o Eurostat, em 2020 Portugal foi o 4.º maior produtor e o 2.º maior exportador.
Cultura

A culpa não é de Ramsay. É nossa

Solteira morre a culpa, porque nos falta uma estratégia de promoção da Gastronomia Portuguesa que crie e mantenha empregos e seja promovida fora de portas a muitos níveis.
Resposta Pronta

Camisola poveira. "Símbolos são inconfundíveis"

A presidente da Patripove, Associação de Defesa do Património da Póvoa de Varzim fala em "indignação total" e em muitas denúncias da população.
Sociedade

O Grémio Português de Canibais faz 100 anos!

O verdadeiro canibalismo nunca foi testado. Houve alturas em que se comeram pessoas, mas, para ser verdadeiro canibalismo, elas têm de se deixar comer voluntariamente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos