“Nós explodimos o World Trade Center (WTC) no 11 de setembro”. A suposta confissão foi feita alegadamente por um antigo agente da CIA quando estava prestes a morrer. Portanto, o WTC teria sido alvo de uma demolição controlada pelos norte-americanos e não de um ataque terrorista por parte da Al Qaeda, em 2001. Quanto à denúncia, foi feita através de uma publicação de Facebook do passado dia 21 de janeiro de 2020, que voltou agora a surgir nas redes sociais. A história vem num texto longo repleto de detalhes sobre o suposto agente, Malcom Howard, especialista em explosivos na década de 1980, que trabalhou durante 36 anos na CIA. Trata-se, no entanto, de uma publicação completamente falsa.

Parte da publicação que fala sobre um ex-agente da CIA que terá explodido com o World Trade Center. É falso.

Apesar de o texto ser longo e estar repleto de detalhes sobre esta alegada confissão polémica de uma das mais importantes infraestruturas dos Estados Unidos da América no combate ao terrorismo (e à segurança nacional daquele país), não é possível encontrar qualquer fonte credível. Só consta apenas uma imagem do alegado agente.

Depois, numa pesquisa sobre a origem desta história, encontramos um site, o YourNewsWire, que a partilhou originalmente em 2017. Não existe, novamente, qualquer referência credível sobre o local onde essa confissão teria ocorrido ou qualquer referência a notícias semelhantes sobre o assunto. Segundo o Snopes, fact-checker norte-americano, que já tinha verificado esta publicação precisamente a 15 de julho de 2017, uma história semelhante já tinha surgido no mesmo site e também se tratava de uma notícia falsa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alegada imagem do ex-agente da CIA.

Quanto à imagem que se vê, e recorrendo a ferramentas de identificação de imagens na internet, não existe qualquer resultado que identifique a sua origem. Ou seja, não se pode depreender que se trate de um ex-agente da CIA. No próprio artigo onde surge a notícia falsa também não há referências ao homem em questão na imagem, nem sequer a quem terá tirado aquela fotografia.

Conclusão

Não é verdade que o ex-agente da CIA tenha estado envolvido numa operação com o objetivo de explodir com as Torres Gémeas durante o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001. Não existe qualquer prova ou referência credível, quer na publicação original quer noutras notícias. Este artigo surgiu num site que costuma partilhar informações falsas e já chegou a publicar um artigo muito semelhante a este, mas fazendo referência a outro suposto agente da agência de segurança norte-americana.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge