Três ex-presidentes do Brasil e uma das maiores empresas brasileiras. Circula nas redes sociais uma imagem viral que associa três antigos líderes brasileiros à Petrobras, alegando que Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Lula da Silva são “sócios maioritários” da petrolífera.

Na imagem partilhada, surgem as fotografias de cada um dos antigos presidentes, bem como duas frases que apontam que, por esse motivo, o preço dos combustíveis “está tão alto”.

Antes de mais, é preciso esclarecer que a Petrobras é “uma empresa de capital aberto, cujo acionista maioritário é o Governo do Brasil”, conforme pode ler-se na apresentação da empresa no site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desde logo, a publicação aqui em análise está errada, porque quem é acionista maioritário é o governo brasileiro — que detém “mais de 50% das ações ordinárias”. Quanto aos acionistas minoritários, o jornal Folha de São Paulo dá conta de quem são, numa notícia publicada neste mês de julho. “São um grupo pulverizado e heterogéneo, que inclui bancos, aposentados e até trabalhadores que compraram ações com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)”, pode ler-se.

No mesmo site da Petrobras, é possível confirmar também que o governo federal do Brasil concentra em si o maior número de ações ordinárias, ou seja, nunca os três políticos apontados poderiam ser “sócios maioritários”. Os nomes de cada acionista são protegidos por sigilo pela empresa, mas os nomes dos acionistas maioritários estão disponíveis no site da Petrobras. E em nenhum momento surgem os nomes de Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer ou Lula da Silva nem de empresas em que os ex-Presidentes tenham posições acionistas dominantes. (Ver quadros abaixo retirados do site oficial da Petrobras).

Na mesma linha, as assessorias dos três ex-líderes brasileiros também desmentem essa informação. Citada pela Lupa, um site brasileiro de verificação de factos, a assessoria de Lula da Silva rejeita a informação que circula nas redes sociais: “Infelizmente o Bolsonarismo tem tido a prática de divulgar mentiras para distorcer o debate público. O ex-presidente Lula não é acionista da Petrobras”.

Também a equipa de comunicação que acompanha Michel Temer segue a mesma argumentação: “Não é sócio maioritário e nem sequer possui ações.” Também a assessoria de Fernando Henrique Cardoso garante à Lupa que “a notícia não tem cabimento”.

Além disso, também não é possível encontrar qualquer notícia nos órgãos de comunicação social de referência do Brasil que avance o nome destes três políticos como sendo acionistas maioritários da Petrobras, como alega a publicação em análise, ou mesmo simples acionistas da petrolífera.

Conclusão

É falso que Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer ou Lula da Silva sejam acionistas maioritários da Petrobras, como refere uma publicação que se tornou viral nas redes sociais. A maior empresa petrolífera do Brasil é detida, na sua maioria, pelo Estado brasileiro.

Os nomes dos três antigos Presidentes do país não surgem em qualquer informação disponibilizada no site da empresa, nem essa informação foi noticiada em qualquer meio de comunicação social brasileiro. Também as respetivas assessorias desmentem a informação veiculada.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge