Uma página de Facebook de António Zambujo, uma foto de perfil e outra de capa do músico português e um concurso onde promete “dividir um pouco” do dinheiro que tem com os fãs. Os prémios em causa iriam, alegadamente, chegar a 10 pessoas com mil euros para cada uma. O conteúdo é falso e foi o próprio António Zambujo que o revelou na página oficial: “ATENÇÃO, este concurso é falso!”

A página em causa diz ser o “Facebook oficial administrado pela equipa” de Zambujo e sugeria que as pessoas seguissem vários passos para ficarem habilitadas a vencer o prémio. Para isso, era necessário fazer uma inscrição através de um link que encaminhava para uma página sobre o concurso. Nesta existem vários alegados patrocinadores, desde a NASA à Amazon, numa tentativa de credibilizar a fraude.

Depois do registo feito com “informações válidas”, pedia-se o envio de “uma foto ou captura de tela do seu recibo para provar ao meu patrocinador que o vencedor atende aos requisitos”. A linguagem fraca usada em todo o texto já fazia notar uma possível mentira, mas o link para o qual os utilizadores foram enviados aumenta ainda mais a tese. Em letras garrafais é possível ler: “Assista seus filmes favoritos de graça” e é pedido um registo, o tal que tinha de ser enviado para tornar a candidatura legal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para que a fraude parecesse mais verdadeira, os autores recorreram à caixa de comentários para levar outros utilizadores a confiarem no link. “WOOOOOWWW !!!!! Você é realmente muito gentil .. obrigado pelo preço que você deu, verifiquei na minha conta bancária. !! A princípio pensei que estava errado mas acabou por ser verdade … Espero que ainda haja presentes como este … Deus te abençoe”, pode ler-se num comentário, juntamente com um print screen de uma alegada transferência de 1015,79 euros. Um outro utilizador garantia ter recebido1462,42 euros na conta e também partilhava uma imagem idêntica. Por baixo de cada comentário, o perfil falso de António Zambujo respondia “parabéns a você e fico feliz por você também. Boa sorte no meu próximo show”.

António Zambujo — através do perfil oficial — veio pôr fim às dúvidas e assegurar que se tratava de um concurso falso e, consequentemente, também de um perfil falso. A publicação chegou a centenas de pessoas e vários foram os fãs que confirmaram ter recebido pedidos de amizade do tal perfil falso. Aliás, uma das pessoas que comentou a publicação diz mesmo que o perfil estava também no Instagram e partilha uma imagem a comprová-lo.

ATENÇÃO, este concurso é falso!

Posted by António Zambujo on Monday, February 15, 2021

Depois dessa publicação, António Zambujo não abordou mais o tema do concurso falso, mas a página que se faz passar pelo artista, e que foi criada em meados de fevereiro, continua ativa e até partilhou no perfil uma das últimas publicações do (verdadeiro) António Zambujo sobre o espetáculo Desconcerto, em que o músico divide o palco com César Mourão, Luísa Sobral e Miguel Araújo.

Conclusão

O concurso feito em nome de António Zambujo e que oferece prémios de mil euros aos vencedores é falso. A forma como está feito, a linguagem usada e a página revelam que não podia tratar-se de um conteúdo verídico, mas o próprio artista teve acesso à publicação e partilhou uma fotografia a esclarecer que se tratava de um “concurso falso”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge