Está a ser partilhada nas redes sociais uma imagem de um suposto artigo de jornal de 1927 que refere que os Estados Unidos da América foram vendidos a cinco multimilionários, que pertencem a cinco ricas e importantes famílias norte-americanas — os Rothschild, Rockefeller, DuPont, Harriman e Warburg, refere a legenda que acompanha a imagem.

“O futuro da nação está em mãos ainda mais ricas”, refere o subtítulo da alegada notícia, que reproduz um retrato de John D. Rockefeller (1839-1937), magnata do petróleo e filantropo, apontado como um dos compradores e futuros responsáveis por “regular o governo” dos Estados Unidos. Rockefeller é considerado o norte-americano mais rico de sempre.

A publicação do Facebook com a alegada notícia que dá conta da compra dos Estados Unidos da América por cinco multimilionários

A má qualidade da imagem não permite ler o corpo do artigo, onde certamente se explicará como o negócio foi feito. Ou melhor: como o negócio inventado foi feito.

A notícia não é verdadeira. Trata-se de uma criação do site satírico The Onion, originalmente um jornal com publicação física em Madison, no Wisconsin, que, a partir de 1996 passou a existir apenas online. Publicada a 15 de março de 2018, com o título “23 de agosto de 1927”, a imagem original (que pode ser vista aqui na versão arquivada) mostra o cabeçalho da suposta página de jornal, onde se pode ver o nome do The Onion em grande destaque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A imagem original onde se pode ver o título da publicação satírica

A versão que circula no Facebook e outras redes sociais não inclui o título da publicação, pois este foi cortado, mostrando apenas o artigo em si.

Conclusão

A notícia que refere que cinco multimilionários compraram os Estados Unidos da América é falsa. Trata-se de uma montagem feita pelo site satírio The Onion, divulgada em 2018. A versão que circula no Facebook foi cortada de modo a não mostrar o cabeçalho, onde se vê o nome da página em grande destaque.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge