Um vídeo partilhado no Facebook sugere que Bolsonaro foi recebido na Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo, no Brasil, ao som de gritos de apoio a Lula da Silva. “Lula, guerreiro do povo brasileiro” é a frase que se ouve nas imagens.
Existem, desde logo, sinais que sugerem que o conteúdo das imagens foi manipulado. O áudio está em loop, com os gritos de apoio ao antigo Presidente brasileiro Lula da Silva a repetirem-se várias vezes ao longo dos 32 segundos que dura o vídeo.
Além disso, nas imagens vê-se o pastor Valdemiro Santiago a falar ao microfone, mas não é possível ouvir nada do que diz — só se ouve o ruído provocado pelas pessoas que gritam “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.
Desta forma, é possível perceber que o áudio que acompanha as imagens da participação de Bolsonaro num evento na Igreja Mundial do Poder de Deus não é o original e foi alterado para incluir uma manifestação de apoio a Lula da Silva, candidato presidencial nas próximas eleições brasileiras.
O vídeo com o áudio original foi publicado no canal de YouTube da Folha Política e nele é possível ver, a partir do minuto 21, que Bolsonaro foi recebido com aplausos e que estava sorridente — tendo caminhado ao som de uma música para cumprimentar o pastor Valdemiro Santiago e tendo falado para a multidão.
No Instagram, também o Presidente brasileiro partilhou algumas imagens suas na Igreja Mundial do Poder de Deus. No vídeo — que tem mais de 10 minutos e que foi gravado de um ângulo diferente daquele que está disponível no YouTube — é possível comprovar que não se ouvem quaisquer gritos de apoio a Lula da Silva.
Conclusão
Não é verdade que Bolsonaro tenha sido recebido na Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo, no Brasil, com gritos de apoio a Lula da Silva. O áudio do vídeo partilhado no Facebook foi alterado para incluir a frase “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.
O vídeo com o áudio original foi publicado no canal de YouTube da Folha Política e nele, e em imagens partilhadas por Bolsonaro no Instagram, é possível comprovar que o Presidente do Brasil foi recebido com aplausos por parte da multidão presente no local.
Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.