Circula nas redes sociais um vídeo que alegadamente mostra o dono do Twitter a despedir em direto, durante uma entrevista a uma rádio, a responsável pelo departamento jurídico da rede social, Vijaya Gadde. Gadde foi dispensada das suas funções em outubro, após Elon Musk ter finalmente concluído o negócio da compra do Twitter, mas o vídeo que está a ser partilhado é falso: trata-se de uma montagem.

Depois de um controverso processo de negociação, Musk tornou-se dono do Twitter no final de outubro, num negócio de 44 mil milhões de dólares. Pouco depois, anunciou algumas medidas de reestruturação, como o fim do teletrabalho e o despedimento de cerca de 3.700 funcionários, cerca de metade dos que trabalhavam na rede social. Os restantes receberam um ultimato: segundo noticiou o The Wall Street Journal no dia 16 de novembro, Musk enviou uma mensagem aos funcionários pedindo-lhes que trabalhassem “longas horas, a alta intensidade”, ou que aceitassem a proposta de despedimento coletivo. A decisão foi justificada com a necessidade de tornar a empresa mais competitiva, o que só será possível com “um desempenho excecional”.

O vídeo em que Elon Musk alegadamente despede e direto uma responsável do Twitter

A onda de despedimentos incluiu alguns funcionários de topo, como Vijaya Gadde, que trabalhava no Twitter desde 2011. De acordo com o The Wall Street Journal, Musk culpava Gadde pelas políticas relacionadas com a moderação do conteúdo partilhado no Twitter, um dos principais motivos de choque entre o empresário e os antigos donos da rede social. Há vários anos que o fundador da Tesla defende que o Twitter deve permitir os conteúdos que não são expressamente ilegais, refere o Legal Dive. Uma das funções de Gadde era lidar com questões relacionadas com desinformação e discurso de ódio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No vídeo em que Musk alegadamente despede a antiga responsável pelo departamento jurídico do Twitter, o empresário admite que “falhámos de várias maneiras” e também diz que as falhas são duramente penalizadas. “Estás despedida”, parece anunciar o empresário, mas sem nunca referir diretamente o nome de Gadde, que surge apenas no comentário que acompanha as imagens. Além disso, a sucessão de declarações de Musk, intercaladas com as supostas reações de Gadde a essas palavras, resultam de uma edição do vídeo em que vários excertos foram cortados para criar a mensagem pretendida.

No canto superior esquerdo do vídeo, é possível ver o nome de um utilizador, @damoniani, a conta de Damon Imani, que se descreve nas diferentes contas que tem nas redes sociais como criador de conteúdos digitais e produtor. As imagens em causa foram partilhadas por Imani a 28 de outubro, no Instagram, com uma descrição que refere tratar-se de uma “paródia”. O vídeo foi também divulgado no Twitter com o mesmo alerta. As imagens terão sido logo partilhadas nas redes sociais como sendo verdadeiras.

Conclusão

O vídeo que alegadamente mostra Elon Musk a despedir em direto, durante uma entrevista, a responsável pelo departamento jurídico da rede social, Vijaya Gadde, é falso. Trata-se de uma montagem feita pelo criador de conteúdos digitais Damon Imani, que a partilhou nas redes sociais.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge