Circula no Facebook uma publicação que afirma que o estado australiano de Vitória bloqueou a internet e as comunicações. “A ditadura a realizar censura para o resto do mundo não ficar a saber. Austrália já está praticamente uma colónia da China. Sem Internet, sem telefone”, lê-se no post em questão, que é acompanhado por uma fotografia de vários polícias equipados e armados. Embora em vários estados australianos tenham decorrido protestos anticonfinamento com um grau de violência que levou à intervenção da polícia, não há qualquer informação oficial de que a internet e as comunicações tenham sido bloqueadas.

A publicação que circula no Facebook

Para começar, a publicação que circula é pouco concreta. Diz apenas que o estado de Vitória está “sem internet e sem telefone” sem especificar quando terá acontecido, nem citando qualquer fonte. Uma pesquisa feita pelo Observador pelos principais meios de comunicação australianos não encontrou qualquer informação sobre este possível bloqueio.

Na semana passada, houve protestos em Melbourne, capital do estado de Vitória, contra as medidas para travar a pandemia e a campanha de vacinação, que ficaram marcados por alguma violência. As mais de 200 detenções e o uso de força e o recurso a armas como gás lacrimogéneo pela polícia levantaram algumas críticas sobre a atuação das forças de segurança nos protestos — que levou até a polícia de Vitória a reconhecer que a situação é “preocupante”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não estamos a dizer que a polícia tem um trabalho fácil — longe disso. Vimos algumas situações chocantes de manifestantes a cometer abusos, vimos polícias a ser feridos e hospitalizados e isso é terrível. Mas o que não queremos nesta situação é ter um uso desproporcional da força que poderia desencadear ainda mais agitação”, lê-se num comunicado emitido pela polícia e citado pelo The Guardian australiano.

Nos dias seguintes às manifestações, a presença da polícia na cidade aumentou significativamente, como relata o The Guardian australiano. A própria polícia planeia ser uma “presença altamente visível” em toda a cidade de Melbourne nos próximos dias. Mas não há qualquer referência ao alegado bloqueio da internet no contexto das manifestações ou noutro contexto.

Os únicos bloqueios que existiram foram em determinadas estradas e rotas de transportes públicos para manter a segurança nas manifestações, como relata o The Age, um jornal publicado em Melbourne.

Conclusão

Embora em vários estados australianos tenham decorrido protestos violentos anticonfinamento com um grau de violência que levou à intervenção da polícia, não há qualquer informação oficial de que a internet e as comunicações tenham sido bloqueadas. Os únicos bloqueios que existiram foram em determinadas estradas e rotas de transportes públicos para manter a segurança nas manifestações.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota 1: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge