Uma publicação viral na rede social Instagram aconselha os seus seguidores a estarem atentos a um jogo de futebol no próximo dia 16 de novembro. Trata-se do Israel vs. Palestina e faz parte da qualificação para o Mundial de 2026. Contudo, este jogo não vai acontecer. A informação é falsa.
As publicações que partilham esta informação surgem num momento de grande tensão entre Israel e Palestina. Depois do ataque por membros do Hamas em território israelita, a 7 de outubro de 2023, Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza. As publicações sugerem que, com esse contexto, um jogo entre as duas seleções ficaria contagiado pela mesma tensão.
Ora, ambas as seleções vão participar na qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo. Mas não vão defrontar-se, embora ambas tenham ainda de cumprir os respetivos jogos de apuramento. Trata-se da forma como esta qualificação é planeada.
O objetivo desta fase de competição é reduzir o número de participantes que vão ao torneio principal. Para isso, a FIFA, que organiza o torneio, agrupa as equipas dos países em confederações. Existem seis: Europa, África, Ásia, América do Norte e Central, América do Sul e Oceania. Cada confederação garante um número de participantes no torneio principal, e são essas próprias organizações que planeiam os torneios de qualificação. Equipas de diferentes confederações não se defrontam desta fase, ou seja, no caso de Portugal — que pertence ao grupo europeu —, a seleção nacional nunca poderá cruzar-se num apuramento com seleções como a do Brasil ou da Austrália. E é exatamente este o motivo para não existir nenhum jogo que oponha a seleção de futebol israelita à palestiniana. Israel pertence à UEFA, a confederação europeia, enquanto a Palestina pertence à AFC, a confederação que representa as seleções de toda a Ásia.
A captura de ecrã divulgada na partilha de Instagram é a um dos calendários sugeridos na pesquisa do Google. Se fizermos a pesquisa por “jogos de qualificação para o mundial”, percebemos que já está a decorrer a terceira ronda de jogos de apuramento entre as seleções asiáticas. A equipa palestiniana enfrentou a 10 de setembro a Jordânia, irá defrontar a 10 de outubro o Iraque e posteriormente o Omã no dia 14 de novembro. Para dia 16 de novembro, a data assinalada na publicação de Instagram, não há jogos agendados.
O torneio de qualificação que abarca as equipas europeias, incluindo Israel, ainda não começou.
Conclusão
Uma publicação com 900 mil gostos no Instagram afirma que no próximo dia 16 de novembro as seleções nacionais de Israel e da Palestina vão defrontar-se num jogo de futebol para a qualificação do Mundial de 2026. É falso. Os apuramentos para o torneio são organizados pelas confederações de futebol, não havendo cruzamento entre equipas de diferentes confederações da FIFA. Neste caso, Israel está inserido na UEFA, o grupo europeu; enquanto a Palestina compete com os países Asiáticos.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.