Circula nas redes sociais um vídeo em que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, alegadamente discute com Michelle Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e lhe ordena que “tire essa cara de cu”, faça uma “cara bonita” e suba ao palanque preparado para as comemorações deste ano do 7 de Setembro, o Dia da Independência do Brasil.
“Tem que subir lá e sorrir para todo o mundo”, ouve-se no final do vídeo, depois de uma série de outros impropérios, que nos escusamos a reproduzir. “Não me representa”, é a frase com que os opositores do atual Presidente e candidato à reeleição no próximo dia 2 de outubro têm partilhado o momento, que rapidamente se tornou viral naquele país.
Filmado ao longe, pela TV Brasil, o vídeo mostra de facto um momento de tensão entre Bolsonaro e a mulher, que é entretanto interrompido por um dos seguranças da comitiva presidencial, que se apercebe de que a discussão está a ser filmada.
Mas, comprova o registo original do vídeo, entretanto tornado privado no YouTube, dada a distância, não foi captado qualquer som, sendo impossível perceber o que Jair Bolsonaro está a dizer à mulher — que entretanto o acompanhou no palanque e chegou mesmo a beijá-lo em frente às câmaras.
O som que se pode ouvir no vídeo, e foi entretanto acrescentado também em texto em algumas publicações, é por isso falso e foi acrescentado em pós-produção, numa imitação da voz do Presidente brasileiro.
Ao site de fact-checking brasileiro Aos Fatos, Roberto Meza Niella, criminologista e perito judicial, garantiu que, dada a distância a que o momento foi filmado, não é sequer possível perceber, através da leitura dos lábios, o que Jair Bolsonaro efetivamente disse a Michelle Bolsonaro. “A boca de Bolsonaro não aparece bem visível e isso prejudica a leitura labial, além da qualidade do vídeo também não ajudar.”
De acordo com os jornais Globo e Metrópoles, que citam ambos fontes próximas do Presidente, Jair e Michelle Bolsonaro estariam a discutir, sim, mas porque ele quereria que ela o acompanhasse e entrasse no Rolls-Royce presidencial, em que iria desfilar a propósito das comemorações, e ela terá dito que preferia que ele fosse sozinho, porque considerava que aquele “deveria ser um momento só dele”.
Conclusão
Apesar de, no momento em que as imagens foram filmadas, estar a discutir com a mulher, Jair Bolsonaro não disse as frases que entretanto foram acrescentadas em pós-produção ao vídeo que se tornou viral no Brasil. No vídeo original, captado pela TV Brasil, à distância, não é possível ouvir o que Bolsonaro está a dizer. De acordo com um especialista, dada a qualidade das imagens, não é possível fazer qualquer leitura fidedigna dos lábios do Presidente brasileiro.
Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.