Na imagem vê-se Marine Le Pen, a líder do partido de extrema-direita francesa União Nacional, em lágrimas, durante uma entrevista. Várias publicações no Facebook sugerem que se trata do momento em que Le Pen toma conhecimento da derrota na segunda volta das eleições francesas, que ocorreu no inicio do mês de julho. É falso.
A vitória histórica do partido de Le Pen nas eleições europeias, em junho passado, levou o Presidente francês a convocar eleições antecipadas. Emmanuel Macron arriscou e chegou a temer que o candidato da União Nacional, Jordan Bardella, chegasse mesmo a ser primeiro-ministro. Pelo menos, assim se esperava depois de o partido extremista vencer a primeira volta numas eleições com uma participação histórica. Contudo, não foi o que acabou por acontecer.
Na segunda (e derradeira) volta das legislativas, os franceses votaram maioritariamente na Nova Frente Popular, a coligação de esquerda. De vencedor na primeira volta, o partido liderado por Le Pen acabou por cair para terceiro lugar, representando uma derrota pesada.
Vários rumores e informações falsas começaram a circular nas redes sociais. No caso da publicação que estamos a verificar, as imagens partilhadas já têm anos. Foram gravadas em março de 2017, quando Marine Le Pen foi a convidada de Thomas Sotto, o anfitrião do programa das manhãs da rádio Europe 1. E a líder do União Nacional chorou mesmo… de rir. A partir dos 11 minutos do vídeo que foi partilhado no Youtube, é possível ver Le Pen a rir das imitações que o radialista faz de várias personalidades francesas.
Conclusão
Depois da derrota da União Nacional nas eleições legislativas francesas, vários rumores começaram a espalhar-se nas redes sociais. Nesta publicação, mostra-se uma imagem de Marine Le Pen a chorar. Os autores dos posts que dizem que se trata do momento em que a líder do partido de extrema-direita reage aos resultados da segunda volta do ato eleitoral. É falso. As imagens foram captadas em 2017, quando Le Pen foi convidada de Thomas Sotto, no programa matinal da rádio Europe 1.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.