454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Frente Nacional

França

Chega felicita Le Pen por ser 3ª força política 

O presidente do Chega, André Ventura, felicitou os partidos de extrema-direita Vox, em Espanha, e União Nacional, em França, pelos resultados que os converteram na "terceira força política".
Guerra na Ucrânia

Le Pen e Orbán criticam sanções contra a Rússia

Para Marine Le Pen e Viktor Orbán, as sanções impostas à Rússia são "erradas e perigosas", acusando os "burocratas de Bruxelas e os partidos de esquerda" de não conseguirem proteger os europeus.
Eleições

Erdogan considera derrota de Le Pen "uma vitória"

"A eliminação e derrota das visões extremistas nas eleições francesas é, parece-me, uma vitória, porque tudo o que sofremos é causado pelo extremismo", disse o Presidente da Turquia.
A História do Dia

Que França se desenha com a subida de Le Pen?

Macron venceu, mas Le Pen ganhou 2,7 milhões de eleitores e teve o melhor resultado de sempre. Que França se prepara para as legislativas de junho? Os travões à extrema-direita estão gastos?
Marine Le Pen

Em que municípios ganhou e perdeu Marine Le Pen?

A líder da União Nacional conseguiu 41,45% dos votos, mas em três concelhos de Finistère, por exemplo, ultrapassou o presidente eleito. Em Alzi, Córsega, ambos não conquistaram nenhum voto.
Noticiário

2h. Macron vence com 58,55%

Com todos os resultados apurados é confirmada a margem considerável entre os dois candidatos. A abstenção foi de 28, 01%, a mais alta desde 1969.
Café Europa

Vitória de Macron pode ser "alívio de pouca dura?"

A vitória de Macron foi menos expressiva do que há cinco anos. O que pode trazer o futuro para a França? Atenções ainda para as legislativas. A análise às eleições presidenciais francesas.
Emissão Especial

"Macron destruiu o sistema politico francês"

Para Paulo Rangel, Emmanuel Macron "fez muito mal ao sistema politico francês". Já Manuel Pizarro encara o presidente francês como "um aliado para Portugal" e para a comunidade portuguesa em França.
França

Le Pen: “Nunca vou abandonar os franceses”

Resistente, apesar da derrota. Foi assim que Marine Le Pen fez o deu discurso de concessão, em que garantiu a presença da UN nas legislativas e prometeu “ganhar vários lugares no parlamento”.
Emissão Especial

"Marine Le Pen já está a pensar nas legislativas"

O eurodeputado do PSD diz que o foco da candidata derrotada já está nas legislativas. Para Paulo Rangel, "ameaça de que Le Pen podia ganhar polarizou o eleitorado", e motivou a vitória de Macron.
Emissão Especial

"Marine Le Pen não cumpriu as expectativas"

Paulo Sande considera que Marine Le Pen "veio falar muito cedo". O especialista em relações internacionais considera ainda que a candidata derrotada já está com o foco nas próximas legislativas.
Noticiário

18h. Marcelo desvaloriza críticas de Zelensky

Marcelo diz que o líder da ONU seria "sempre preso por ter cão e por não ter". E em França há menos pessoas a votar do que em 2017.
Reportagem Observador

Eleições francesas. "Vai ser à risca"

A comunidade francesa em Portugal não faltou à chamada para votar. O principal motivo é a divisão do povo francês e a "preocupação com o futuro". Mas há quem acredite que "França está sempre unida".
Noticiário

17h. França. Já votaram mais de 63% dos eleitores

Um número que fica abaixo do registado nas últimas eleições. Já a taxa de abstenção deve subir. E Marcelo Rebelo de Sousa desvaloriza críticas de Zelensky a António Guterres.
Noticiário

15h. Ucrânia. Guerra já provocou 5000 mortos

Qause metade das vítimas são civis, incluindo mais de duzentas crianças. E em França estão a votar menos pessoas do que há cinco anos.
Noticiário

14h. Mariupol. ONU pede trégua imediata

Nações Unidas querem que civis sejam retirados ainda neste domingo. E a abstenção em França é um dos principais receios dos especialistas.
Noticiário

13h. Centenas de franceses votam em Portugal

Ouça a reportagem em direto da Embaixada de França, onde centenas de franceses votaram neste domingo. E a Embaixadora da Ucrânia elogia o acolhimento dos refugiados ucranianos em Portugal.
Resposta Pronta

Paulo Sande acredita que "tudo pode acontecer"

A abstenção "beneficia claramente Marine Le Pen", antevê especialista em assuntos europeus. "Macron é um presidente muito odiado", com uma "impressionante pouca popularidade entre os jovens"
França

Macron contra Le Pen. O combate do século

Eleitores de Macron acreditam que mundo pode ser melhor; os de Le Pen acreditam que é imperativo mudar o sistema. Moderados contra radicais, o combate destes tempos. Ensaio de Henrique Burnay.
Noticiário

6h. Macron à frente de Le Pen nas sondagens

Franceses voltam às urnas no dia 24 de abril, Macron está com mais de 10% de vantagem sobre Le Pen nas últimas sondagens. E ainda, a visita de Guterres a Kiev e a Moscovo
Contra-Corrente

Em França a dicotomia esquerda/direita é passado

O debate Macron/Le Pen confirmou a ideia que em França a grande clivagem política é nacionalistas vs. globalistas e não entre esquerda e direita. Tal como reforçou a percepção de que há duas Franças.
Rádio Observador

Macron/Le Pen. Qual o desfecho? Ligue 910024185 

O debate entre Macron e Le Pen foi um frente-a-frente entre duas franças, nacionalistas vs. globalistas. No que pode resultar esta eleição? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente.
Noticiário

8h. Human Rights Watch fala de tortura em Bucha

É o primeiro organismo independente a comprovar que aconteceu um massacre na cidade ucraniana. Neste jornal ainda recordamos os destaques do debate entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen.
França

Debate correu com apertadas medidas de segurança

Bar em Paris, para onde foram convidadas 700 pessoas de apoio a Macron, enche-se de gritos de vitória antes de Le Pen acabar de falar. Longe dali, fortes medidas de segurança rodearam candidatos.
França

Quem venceu? O debate Macron-Le Pen em 7 pontos

Marine Le Pen marcou pontos no poder de compra, mas foi às cordas na Rússia e na imigração. Emmanuel Macron explorou as suas falhas, mas o estilo calmo da adversária foi mais eficaz do que há 5 anos.
Noticiário

00h. Costa diz que visita Kiev, se convidado

Primeiro-ministro acredita que entrada da Ucrânia na União Europeia não é a melhor solução para o conflito, a curto prazo. E ainda, Emmanuel Macron acusa Marine Le Pen de depender do poder russo.
Noticiário

21h. Le Pen promete era da Renascença em França

Vontade manifestada pela líder da união nacional, o inicio do debate com Emmanuel Macron. Ainda neste jornal, António Costa compromete-se com nova atualização salarial para o próximo ano.
Noticiário

7h. Debate decisivo nas presidenciais francesas

As eleições presidenciais em França vão ficar hoje marcadas pelo debate entre Macron e Le Pen; A 3 semanas do fim do SEF subsistem várias dúvidas sobre o futuro da estrutura.
França

Sobrinha de Le Pen "vice" de Zemmour

Marion Le Pen confirmou, nas redes sociais, a sua nomeação para a direção do partido Reconquista, afirmando que vai colocar "todas as suas energias na construção e desenvolvimento do novo movimento".
Explicador

Eleições francesas. "Tudo é possível de momento"

O jornalista Oliver Bonamici diz que "se Macron ganhar, nunca será com a vantagem de 2017". O especialista em assuntos europeus Paulo Sande considera que Le Pen e Macron vão virar atenções à esquerda.
França

O Fim da História da Europa e o Último Europeu

Se os franceses elegerem Le Pen, os formalistas dirão que a democracia funcionou e que ninguém se pode queixar. Mas essa é uma verdade incompleta, pois o prejuízo cairá sobre centenas de milhões.
Marine Le Pen

Vitória de Le Pen agradaria a Putin

Uma eventual vitória da Marine Le Pen nas presidenciais teria efeitos desastrosos para a União Europeia e agradaria a Vladimir Putin, concordam analistas ouvidos pela Lusa em Bruxelas.
Marine Le Pen

Portugueses temem caos se Marine Le Pen ganhar

Os franco-portugueses em França temem que "o caos" se instale no país caso Marine Le Pen ganhe as eleições presidenciais, havendo partidários de Emmanuel Macron que estão "preocupados".
Observadores

O susto no TGV errado. E a Chasse ao Voto francês

Presidenciais em França: vêm aí emissões especiais do Café Europa e um novo podcast diário chamado Chasse ao Voto; e vamos tentar não voltar a apanhar um TGV para Lyon quando quisermos ir para Paris.
café europa

A França a favor de Putin?

A eleição de Le Pen seria uma vitória para Putin e para a sua estratégia de dividir para reinar na Europa, investindo na polarização identitária e no iliberalismo.
Marine Le Pen

Allons enfants de la Russie

Uma eventual vitória presidencial de Marine Le Pen poderia significar a neutralidade ou neutralização da única potência militar nuclear existente na União Europeia durante esta pasmosa guerra.
Marine Le Pen

Le Pen afasta "Frexit", mas quer reformar UE

Le Pen não quer França fora da UE, mas quer "diminuir" a contribuição financeira. Candidata quer reduzir presença na NATO e defende reaproximação à Rússia quando guerra da Ucrânia terminar.
A História do Dia

Marine Le Pen poderá vencer a segunda volta?

França prepara-se para uma segunda volta das presidenciais que se antevê muito renhida. As sondagens dão uma pequena vantagem a Macron, mas Marine Le Pen nunca esteve tão perto do Eliseu.
Rádio Observador

França. O populismo está a vencer? Ligue 910024185

Le Pen, Zemmour, Melénchon, somaram mais de 50% nas presidenciais francesas. Há lições a tirar para Portugal? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10.
Noticiário

6h. Preços dos combustíveis devem baixar novamente

Governo estima que o gasóleo desça sete cêntimos e a gasolina caia cinco cêntimos. E em França, Macron e Le Pen avançam para a segunda volta das eleições presidenciais.
Noticiário

3h. Braga. "Tivemos a felicidade do jogo"

SC Braga bateu o Vizela por 1-0 e mantém a distância para o Benfica. E Emmanuel Macron segue para a segunda volta das eleições, juntamente com Marine Le Pen.
Noticiário

2h. Protestos em Lyon depois das eleições

Vídeos mostram dezenas de pessoas a atirar fogo de artifício contra os edifícios como forma de protesto. Ainda neste jornal, o presidente ucraniano alerta para um novo ataque em larga escala russo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.