Uma publicação de Facebook do passado dia 30 de maio revelou um suposto aviso da líder do PAN, Inês Sousa Real, ligado a uma notícia. “Haverão [sic] fortes consequências para quem não comer apenas vegetais como eu.” Ora, associado a essa citação, é apresentado um texto com outra citação atribuída a Inês Sousa Real. “A guerra na Ucrânia é uma coisa boa pois encarece o preço do peixe e da carne, tornando-os em produtos fora ao acesso das massas, o que reduz o sofrimento animal” [sic]. Trata-se, no entanto, de uma publicação completamente falsa.

Analisando a imagem que acompanha a suposta notícia, é possível constatar que estamos perante um conteúdo falso. Primeiro, porque se a imagem de Inês Sousa Real foi manipulada para parecer que a líder do PAN tem uma constituição física diferente. Depois, consultando o arquivo de notícias do site Notícias ao Minuto – que foi o meio de comunicação social utilizado nesta publicação – também se chega à conclusão de que não existe nenhum resultado semelhante.

Verificando as redes sociais oficiais de Inês Sousa Real e do próprio partido, também não é possível encontrar, naquele período específico do mês de maio, uma declaração igual à partilhada pelo autor. Aliás, no que diz respeito ao tema da guerra na Ucrânia, se olharmos para a página de Facebook do PAN percebe-se que, apesar de partilhar muitas intervenções de Inês Sousa Real, são poucas as que se referem à Ucrânia.

Portanto, o autor utiliza as posições conhecidas e verdadeiras da líder do PAN sobre a redução do consumo de carne, o veganismo, o combate às alterações climáticas ou a redução da pegada ecológica para estabelecer uma ligação com a atual situação em solo ucraniano.

Depois, nas várias declarações de Inês Sousa Real, quer na Assembleia da República quer noutros sítios, não se denota uma posição favorável da líder do PAN sobre o prolongamento da guerra da Ucrânia. Além de defender que o país liderado por Volodymyr Zelensky deve candidatar-se a um lugar da União Europeia, Inês Sousa Real também já criticou Vladimir Putin.

Conclusão

Não é verdade que Inês Sousa Real tenha defendido que a “a guerra é boa” porque encarece os preços de carne e de peixe. Essas declarações surgem através de uma publicação falsa que manipulou quer a imagem da líder do PAN quer o próprio conteúdo da própria notícia do jornal digital Notícias ao Minuto.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge