“Irei retomar o ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços] da gasolina que foi cortado no governo de Bolsonaro. Com isso, os Estados deixaram arrecadar, é de fundamental importância o ICMS para os estados e municípios. Peço o povo brasileiro que entenda, a gasolina sofrerá um aumento mas é para bem da nação”. Um tweet de Lula da Silva foi partilhado através de uma publicação de Instagram que se tornou muito viral nos últimos dias. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Publicação viral alega que Lula da Silva anunciou aumento de impostos sobre combustíveis. É falso.

À partida, o tweet de Lula da Silva, que data de 1 de novembro de 2022, parece verdadeiro, nem que seja porque a sua conta oficial — a referência “@LulaOficial” que se lê junto à foto — está certa. Exceção feita a um número: o “13”, ao lado da assinatura “Lula”, não consta do nome oficial da conta de Twitter do recém eleito presidente do Brasil. A partir desta informação, é possível depreender que algo não está correto nesta publicação.

Depois, pesquisando por tweets de Lula da Silva daquela data, não é possível encontrar nenhum que fale sobre impostos que o agora eleito Presidente do Brasil pretende aplicar sobre os combustíveis. A referência ao ICMS só é visível a 13 de outubro do ano passado, quando Lula da Silva desmentiu outra publicação viral das redes sociais sobre este imposto por causa do aumento dos combustíveis. Esta verificação também foi feita e confirmada pelo fact-checker brasileiro Aos Fatos.

Os autores desta publicação chegaram à mesma conclusão do que o Observador: trata-se de uma manipulação de imagem via Instagram que não retrata, de todo, qualquer tipo de discurso de Lula da Silva sobre impostos ou sobre combustíveis.

Conclusão

Não é verdade que Lula da Silva tenha feito recentemente um tweet onde diz que vai subir o imposto sobre os combustíveis. Nem o nome oficial da sua conta de Twitter está correto nem o tweet foi alguma vez feito. Já tinha sido anteriormente verificado. Basta olhar para a conta oficial do novo presidente brasileiro e para o dia (1 de novembro) para se perceber que Lula da Silva nunca falou do tema nessa altura.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge