Está a circular nas redes sociais uma alegada notícia sobre Lula da Silva, que terá prometido que, se for eleito presidente do Brasil, a Bíblia “vai adotar pronome neutro e não terá mais o nome de Jesus”. Mas é falso. A notícia não existe e trata-se de uma montagem.

A alegada declaração é atribuída ao site de notícias G1 e tem sido partilhada nas redes sociais nos últimos dias. A imagem tenta reproduzir o layout do portal.

Mas tudo não passa de uma montagem. Isso mesmo confirma o próprio site de notícias. “O G1 não publicou uma reportagem com este título e conteúdo. A imagem é uma montagem e foi obtida através de manipulação fraudulenta da página”, escreve o portal brasileiro.

Também citada pelo G1, a assessoria de comunicação de Lula da Silva afirma que o candidato a presidente nunca fez tal declaração. A frase também não surge nas redes sociais de Lula da Silva nem em qualquer motor de busca.

As eleições para a presidência do Brasil estão marcadas para outubro. O antigo presidente, Lula da Silva, anunciou a candidatura em maio.

Conclusão

É falso que Lula da Silva tenha prometido que, se for eleito, a Bíblia “vai adotar pronome neutro e não terá mais o nome de Jesus”. Estão a circular nas redes sociais imagens de uma suposta notícia do site G1, mas trata-se de uma montagem. O próprio site garante que nunca escreveu tal artigo e a assessoria de Lula da Silva também afirma que o candidato nunca proferiu tais palavras.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de factchecking com o Facebook.

IFCN Badge