Uma imagem de uma mãe ao telemóvel com o seu filho, recém-nascido, no chão, parece ter chocado as redes sociais. A publicação que começou a fazer o seu caminho no início desta semana já conta com mais de 16 mil visualizações. Trata-se, no entanto, uma publicação enganadora.

Publicação viral acusou mãe de maltratar o seu filho recém-nascido.

Ao contrário do que é habitual em publicações que podem conter informações falsas, esta fotografia é real. Foi tirada em 2016 num aeroporto em Colorado, quando a mãe, Molly Lensing, estava a regressar a casa com a sua filha recém-nascida. A mulher surge de telemóvel na mão enquanto, à sua frente, um bebé recém-nascido está deitado no chão, em cima de uma manta. A imagem é acompanhada de uma citação atribuída a Albert Einstein, em que o cientista diz: “Temo o dia em que a tecnologia ultrapasse a nossa interação humana e o mundo terá uma geração de idiotas.” A ideia por detrás da publicação é a de que a mulher se entreteve com o telemóvel, optando por ignorar o próprio filho.

Mas, ao consultar vários artigos de jornais norte-americanos, percebem-se duas coisas: a fotografia foi tirada sem autorização da mãe, sendo depois usada para fazer bullying à progenitora nos meses seguintes; além disso, Molly ficou retida no aeroporto durante mais de 20 horas e, por isso, estaria ao telemóvel com a restante família no momento em que a fotografia foi captada. Portanto, Molly estava cansada e a bebé precisava de se esticar. O improviso da situação acabou por ser descontextualizado nas redes sociais, o que fez com que momento viralizasse, acompanhado por um batalhão de críticas e insultos à mãe norte-americana.

Citada pelo USA Today, Molly Lensing falou sobre a tal pressão virtual que sofreu, afirmando que a “sua privacidade foi violada”, já que, como trabalha como enfermeira, acabou por ter medo de que os seus colegas e patrão vissem as publicações e que isso se traduzisse num possível despedimento. Ou seja, não se trata de um caso de maus tratos de uma mãe, mas sim de uma situação delicada que, como foi só fotografada, acaba por não ter todo o contexto necessário para ser compreendida.

Muitas das publicações com a imagem de Molly e da filha vinham associadas à tal citação de Albert Einstein. Mas, tal como verificado anteriormente por diferentes fact-checkers internacionais, não há registo de que o físico tenha alguma vez dito aquelas palavras. Para isso, basta consultar, por exemplo, o Quote Investigator, para perceber que nenhum resultado garante a veracidade daquela citação.

Conclusão

Uma fotografia de uma mãe sentada ao telemóvel enquanto a sua filha recém-nascida estava deitada no chão tornou-se viral recentemente. Pouco tempo depois, e com uma chuva de críticas nas redes sociais pelo meio, a mãe esclareceu que não estava a ignorar a criança.

Na verdade, estava a falar com a família enquanto recuperava do cansaço de ter estado mais de 20 horas à espera para apanhar o avião. Foi, por isso, uma situação limite que foi aproveitada por diferentes internautas para criar uma ideia enganadora contra a progenitora. Os vários esclarecimentos feitos por Molly Lensing podem ser consultados em diferentes órgãos de comunicação social norte-americanos.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge