“A Marinha do Brasil emitiu um alerta de vigilância máxima após detetar navios de guerra dos EUA a operar no limite da Zona Económica Exclusiva brasileira, na Amazónia Azul”, começa por ler-se na descrição de um vídeo no Facebook, de 13 de agosto.

Detalha-se ainda que a frota estrangeira, “que incluiria um porta-aviões nuclear, contratorpedeiros e um submarino, mantém-se em águas internacionais”, mas que a proximidade com bacias petrolíferas e a foz do Rio Amazonas “mobilizou o Ministério da Defesa” brasileiro.

“O Almirantado brasileiro informou que fragatas e aeronaves de patrulha foram deslocadas para monitorizar a situação por meio do SisGAAz [sistema de gerenciamento da Amazónia Azul], reforçando que a soberania das águas é inegociável, enquanto o Comando Sul dos EUA ainda não se pronunciou sobre a presença na região”, acrescenta-se ainda na publicação.

Embora estejam tapadas em parte por caixas de texto, as imagens partilhadas mostram diversos barcos, um deles de maior dimensão e o que parece ser uma bandeira dos EUA a esvoaçar perto da câmara. Há um primeiro sinal de que algo não bate certo: uma pesquisa inversa pelas imagens mostra que elas existem online desde pelo menos 21 de junho de 2025, como se prova neste post da rede social X.

No dia 21 de junho do ano passado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou através da rede social Truth Social que os Estados Unidos realizaram um ataque “bem-sucedido” a centrais nucleares no Irão, incluindo Fordow, Natanz e Isfahan. Poucos dias antes, surgiram as notícias de que Trump tinha ordenado o envio de mais um grupo de porta-aviões para perto do Médio Oriente, o histórico USS Gerald Ford, um porta-aviões com grande capacidade.

Além disso, não há qualquer indício de que as imagens que surgem nestas publicações virais tenham sido gravadas no litoral brasileiro. Nenhuma notícia dá conta da informação que circula nas redes sociais sobre uma suposta invasão do espaço marítimo brasileiro.

Conclusão

Não há qualquer indício, notícia ou prova que permita afirmar que os EUA invadiram o espaço marítimo brasileiro recentemente. Imagens que mostram um grande porta-aviões norte-americano estão a ser partilhadas para provar esse ponto, mas já circulam online desde junho de 2025.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge