Várias publicações no Facebook afirmam que o CEO da Microsoft, Satya Nadella, terá afirmado numa entrevista que pretende bloquear  computadores usados para partilhar “informação não convencional”, de forma a “evitar a desinformação” nas próximas eleições americanas, que se irão realizar em novembro deste ano. É falso.

A acompanhar as publicações nas redes sociais está uma captura de ecrã da página que terá difundido a notícia. Trata-se do portal “The People’s Voice”, um site conhecido por divulgar notícias falsas e conteúdos com base em teorias da conspiração.

O artigo refere que as declarações terão sido proferidas durante uma entrevista ao canal NBC. Segundo o “The People’s voice”, o CEO da Microsoft terá sido questionado sobre o uso da inteligência artificial no âmbito da campanha eleitoral americana. O artigo, publicado a 3 de fevereiro, diz também que Nadella “insinuou uma vontade de usar tecnologia para censurar conteúdo”.

Satya Nadella foi, de facto, entrevistado pela NBC a 30 de janeiro deste ano, onde discutiu os efeitos do uso da inteligência artificial em contexto de campanha eleitoral.

Em resposta a uma pergunta sobre a preocupação de interferência da inteligência artificial na campanha presidencial nos Estados Unidos — marcada para novembro deste ano e que deverá opor Joe Biden e Donald Trump —, o CEO da Microsoft relembrou o papel da desinformação nas eleições anteriores e ressalta: “Estamos a fazer um grande trabalho no setor tecnológico em water marking, detetar deepfakes, e identificar conteúdos… vai haver tecnologia mais do que suficiente para identificar problemas relacionados com desinformação”.

Nadella deixa ainda uma pergunta retórica sobre a forma de lidar com a produção de conteúdos falsos em contexto político: “Como é que arranjamos um consenso entre todas as partes envolvidas, partidos políticos e candidatos, sobre o que é ou não é aceitável?” Sobre a hipótese de bloquear computadores e outros dispositivos, nada foi dito na entrevista.

Outro pormenor da publicação que analisamos é que a imagem que a acompanha contém a fotografia de Bill Gates, o anterior líder da Microsoft. O co-fundador da empresa deixou a sua liderança em 2020. Segundo a Forbes, Gates passa apenas 10% do seu tempo nas instalações da tecnológica, a discutir a utilização de inteligência artificial. Não há qualquer indício de que o empresário tenha expressado o desejo de bloquear computadores.

Conclusão

Várias publicações nas redes sociais afirmam que a Microsoft anunciou um bloqueio dos computadores usados para difundir notícias falsas e conteúdo “não convencional”. Segundo as partilhas, esta será uma medida para combater a desinformação durante a campanha eleitoral americana que decorrerá em novembro. O boato baseia-se numa entrevista do CEO da Microsoft, Satya Nadella, à NBC onde essa informação teria sido partilhada. Contudo, é falso. Nadella falou sobre inteligência artificial, mas em nenhum momento mencionou ou anunciou qualquer medida de bloqueio de computadores.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge