Aheu Kudum, é esse o nome da mulher que aparece nas fotografias publicadas no Facebook com o argumento de que a mulher, do Sudão do Sul, “tem apenas 19 anos e cerca de três metros de altura”. De facto, a mulher nas imagens é do Sudão do Sul, mas há muito que já ultrapassou os 19 anos e está longe de ter 2,91 metros de altura conforme escrito nas imagens.

Publicação que alega que mulher na imagem tem 2,91 metros

Aheu Kudum tem 34 anos, não é, claramente, de estatura baixa, como as imagens já evidenciam. Mas, ao contrário dos 2,91m que lhe apontam, tem 1,96m. Foi uma das concorrentes em 2009 ao concurso de beleza Miss Earth e, já em 2018, participou no ‘World’s TallestModels‘, em Nova Iorque.

O recorde da mulher mais alta do mundo, segundo o Livro de Recordes do Guinness, continua a ser atribuído à chinesa Zeng Jinlian ,que media 2,4 metros quando morreu, a 13 de fevereiro de 1982. A mulher começou a crescer fora dos padrões normais a partir dos quatro meses e, antes de completar quatro anos, já media 1,56m (a altura da mãe) e aos 13 anos já tinha ultrapassado os dois metros, com 2,17m.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fotografias foram publicadas no instagram da modelo a 20 de junho.

Voltando a Aheu Kudum, o facto de ter participado num dos concursos de beleza do Grandslam valeu-lhe uma candidatura ao Guinness para o título de “Rainha da Beleza mais alta do mundo”, mas não há qualquer registo de que esse prémio lhe tenha sido atribuído. O recorde de modelo profissional mais alta do mundo está, desde 2017, nas mãos da russa Ekaterina Lisina (Rússia) que mede 2,05 metros — sendo, ainda assim, bastante mais alta que a modelo do Sudão do Sul Aheu Kudum.

Conclusão

Não é verdade que a mulher mais alta do mundo meça 2,91 metros. O recorde do Guinness pertence a Zeng Jinlian, com 2,4 metros — em 1982 — e a mulher retratada nas imagens mede 1,96 metros. Aheu Kudum é uma modelo de 34 anos, do Sudão do Sul, que ganhou maior notoriedade depois de, em 2009, ter participado no concurso Miss Earth.

O facto de as imagens (que foram inicialmente partilhadas no Instagram da modelo) terem sido tiradas de um plano inferior, dá a ilusão de que a pessoa retratada é ainda maior do que realmente é. É assim falso que a mulher mais alta do mundo seja do Sudão do Sul, com 19 anos e “quase três metros”, como a publicação indica.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

IFCN Badge