Sudão do Sul

Sudão do Sul

Sudão do Sul alcança acordo de paz

O Presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e o líder da principal fação opositora, Riek Machar, ratificaram o acordo de paz alcançado a 5 de agosto, num encontro na capital da Etiópia.
Sudão do Sul

Governo e rebeldes do Sudão do Sul assinam acordo 

O governo e os rebeldes do Sudão do Sul assinaram este domingo, em Cartum, um acordo de partilha de poder, uma iniciativa para acabar com a guerra civil que assola o país mais jovem do mundo.
Sudão do Sul

ONU denuncia possíveis crimes de guerra

O Alto-comissário da ONU para os Direitos Humanos denunciou as "graves violações dos direitos humanos (...) que podem assemelhar-se a crimes de guerra" no Sudão do Sul.
Sudão do Sul

Sudão do Sul. Governo e rebeldes chegam a acordo

As conversações para o cessar-fogo "permanente" entre Governo e rebeldes do Sudão do Sul começaram esta segunda-feira. O acordo deverá tornar-se efetivo no prazo de 72 horas.
Sudão do Sul

Líderes rivais do Sudão do Sul reunidos

O presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, e o líder da oposição, Riek Machar apertaram as mãos mas evitaram comentários públicos e deverão prosseguir as conversações em Adis Abeb, na capital etíope.
Guerra

As piores nações em guerra para se ser criança

Um relatório da organização Save the Children divulgado esta quinta-feira indica que seis das 10 piores nações para se ser criança em zona de guerra são africanas.
Sudão do Sul

Sudão do Sul. 170 mortos em combates entre clãs 

Numa semana, mais de 170 pessoas já morreram durante combates entre clãs rivais no Sudão do Sul. O país está mergulhado numa guerra civil desde dezembro de 2013.
Sudão do Sul

Sudão do Sul. 1,2 milhões a um passo da fome

122
Mais de 1,2 milhões de pessoas estão a um passo da fome no Sudão do Sul, duas vezes mais do que no mesmo período de 2016, alertou o secretário-geral adjunto para os Assuntos Humanitários da ONU.
Conflitos

Africanos deslocados devido aos conflitos

De acordo com o relatório, 75% das deslocações feitas devem-se aos conflitos existentes. República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Sudão do Sul estão entre os países onde mais ocorre o fenómeno.
Guerra

Jornalista morreu na guerra civil do sul do Sudão

139
Um jornalista freelancer americano, de 26 anos, morreu no sul do Sudão, durante a guerra civil no país, confirmou a embaixada dos Estados Unidos da América, no sábado.
República do Congo

Funcionários da ONU reféns na República do Congo

Antigos rebeldes do Sudão do Sul fizeram reféns 13 membros da missão das Nações Unidas num campo de refugiados no leste da República Democrática do Congo.
Acidentes de Aviação

Avião que caiu no Sudão do Sul não causou mortos

Um avião despenhou-se no aeroporto de Wau, no noroeste do Sudão do Sul. Todos os 44 passageiros foram retirados antes de um incêndio deflagrar no aparelho, tendo alguns sido conduzidos para o hospital
Nações Unidas

ONU. Milhares de sul-sudaneses fogem da fome

Cerca de 32 mil sul-sudaneses entraram no vizinho Sudão desde o início do ano, antevendo-se que muitos outros milhares cheguem durante o ano para fugir ao flagelo da fome que afeta o Sudão do Sul.
Nações Unidas

Missão da ONU no Sudão do Sul foi "ineficaz"

A falta de liderança da missão de paz das Nações Unidas no Sudão do Sul resultou numa "resposta caótica e ineficaz" ao surto de violência registado em Juba, em julho, concluiu um relatório da ONU.
Sudão do Sul

Forças da ONU recusam-se a intervir no Sudão

As forças das Nações Unidas têm falhado em proteger os cidadãos e trabalhadores de ajuda humanitária no Sudão do Sul, alertou um grupo de direitos humanos sediado em Washington.
Sudão do Sul

Clooney denuncia enriquecimentos no Sudão

177
O ator George Clooney apresentou na passada segunda-feira uma investigação de dois anos que apresenta provas contra os principais intervenientes na guerra civil no país mais novo do mundo.
Sudão do Sul

EUA condenam violência no Sudão do Sul

Estados Unidos da América condenaram a violência "indesculpável" na capital do Sudão do Sul, Juba, protagonizada por "quem coloca interesses pessoais acima do bem-estar do seu país e do seu povo".
Sudão do Sul

ONU apela à ajuda de países vizinhos 

A ONU lançou um apelo aos países vizinhos do Sudão do Sul para que evitem a propagação da violência com a crise no país.
Nações Unidas

Conselho de Segurança debate Sudão do Sul

O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se este domingo, à porta fechada, sobre os violentos combates em Juba, capital do Sudão do Sul.
Mundo

Grupo armado faz pelo menos 140 mortos na Etiópia

Um grupo da tripo Murle, do Sudão do Sul, matou pelo menos 140 pessoas perto da cidade de Gambella, na Etiópia. O ataque aconteceu na sexta-feira.
Nações Unidas

Crise no Sudão do Sul é "catastrófica", diz a ONU

A crise humanitária no Sudão do Sul tem dimensão "catastrófica" e continua a agravar-se, com os dois lados do conflito a "arrastarem os pés" na implementação do acordo de paz.
Sudão do Sul

Tropas do governo do Sudão do Sul em ataque à ONU

Tropas do governo do Sudão do Sul participaram num possível "crime de guerra", matando, pelo menos, 18 civis dentro de um campo das Nações Unidas, disseram habitantes, rebeldes e fontes humanitárias à agência France Presse.
Sudão do Sul

Sudão do Sul: FAO quer urgentemente 35 milhões

Organização da ONU para Alimentação e Agricultura diz que necessita urgentemente cerca de 35 milhões de euros para acudir 4,6 milhões de pessoas no Sudão do Sul.
Crise dos Refugiados

Refugiados. De onde são? Fogem do quê?

2.739
A maioria vem da Síria e quer fugir da guerra. O conflito começou com a Primavera Árabe, em 2011, com o regime de Bashar Al-Assad a persistir no poder. Depois, apareceu o Estado Islâmico.
Diplomacia

ONU quer acordo de paz no Sudão do Sul

O Conselho de Segurança da ONU estabeleceu o dia 01 de setembro como a data limite para que o Presidente do Sudão do Sul retire as reservas que colocou ao acordo de paz que assinou com os rebeldes.
África

Sudão do Sul: Quatro anos de miséria

216
Nasceu há quatro anos e vive uma guerra civil fraticida há quase dois. É o triste resumo da jovem vida do Sudão do Sul.
Sudão do Sul

Cerca de 100 mil pessoas abandonam casas

Cerca de 100 mil pessoas abandonaram as suas casas esta semana durante os intensos combates registados no estado petrolífero de Unity, a norte do Sudão do Sul.
UNICEF

89 crianças raptadas numa escola no Sudão do Sul

112
As Nações Unidas denunciaram o rapto de 89 crianças numa escola do Sudão do Sul. Rapazes e raparigas foram levados da escola e isso indica que crianças podem ser forçadas a combater.
Sudão do Sul

Aniversário sem razões para celebrar

É o mais jovem país do mundo. Três anos depois de ter proclamado independência, o Sudão do Sul está a braços com uma guerra civil, que já desalojou um milhão e meio de pessoas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)