Uma publicação no Facebook questiona-se sobre se uma mulher idosa nas imagens será a paquistanesa que completou 210 anos no final de setembro desde ano. Não há qualquer evidência de que seja verdade, sendo que há outras provas de que é falso. Um dos exemplos de que a fotografia é vulgarmente utilizada para retratar situações falsas é o facto de as imagens terem sido retiradas de um vídeo publicado no YouTube onde se alega que a mulher tem 300 anos.

Publicação com imagens alegadamente de mulher que completou 210 anos

Vamos por partes. Em primeiro lugar e de acordo com o livro de recordes do Guiness — reconhecido internacionalmente — o recorde de pessoa mais velha de sempre no mundo pertence a Jeanne Louise Calment que viveu 122 anos e 164 dias, tendo morrido a 4 de agosto de 1997.

Já a mulher mais velha atualmente viva, segundo o Livro de Recordes do Guiness é a japonesa Kane Tanaka que fará 119 anos no próximo dia 2 de janeiro (nasceu em 1903). O recorde relacionado com a idade é, aliás um dos que está identificado pelo Livro de Recordes do Guiness como um dos que é “quebrado regularmente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A idade de Kane Tanaka foi também certificada pelo Gerontology Research Group. O Gerontology Research Group foi formado na década de 1990 e reúne na Universidade da Califórnia em Los Angeles com o objetivo de identificar pessoas que tenham atingido 110 anos de idade. Na lista do Gerontology Research Group há alguns portugueses também na lista das pessoas que mais viveram no mundo.

Maria Luiza Nunes da Silva que morreu aos 113 anos, em Lisboa, ou Maria de Jesus que chegou a ser a mulher mais velha viva no mundo são alguns dos nomes portugueses que constam da lista verificada pelo grupo constituído por investigadores na área da gerontologia e onde não está qualquer cidadão nascido no Paquistão.

Não há, portanto, qualquer fonte oficial que confirme que a mulher das imagens tenha 210 anos. Além disso, há um outro vídeo que alega que a mulher nas imagens tem 300 anos vem desacreditar ainda mais a versão de que se trata de uma pessoa com mais de 200 — ou 300 — anos. Não há qualquer notícia de que tenha sido “encontrado” alguém com longevidade tal de alguma forma oficialmente comprovada. A alegação de que são imagens da “mulher mais velha do mundo” já foi desmentida em vários países, não sendo possível verificar a origem das imagens e tendo estas sido multiplicadas em vários países com versões diferentes.

Conclusão

Não há qualquer fonte oficial que confirme que a mulher nas imagens tem 210 anos ou que é a mulher mais velha do mundo. Os registos oficiais do Livro de Recordes do Guiness ou do Gerontology Research Group não têm qualquer registo de alguém que se tenha aproximado sequer dos 200 anos, desmentindo a informação que as publicações nas redes sociais tentam amplificar.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge