Uma nova publicação que circula nas redes sociais mostra um vídeo com uma compilação de várias imagens de Liam Payne. A primeira foto colocada no vídeo mostra o momento em que um homem se atira de uma janela. Esse momento está a ser usado para descrever a queda do ex-One Direction Liam Payne, quando caiu do terceiro andar do hotel Casa Sur, em Buenos Aires, na Argentina.

É uma publicação que facilmente se percebe que é falsa, a começar pelo facto de a fachada do hotel onde o cantor estava hospedado e acabou por morrer, não corresponde à imagem partilhada neste vídeo. Até porque Liam Payne caiu de uma varanda e não de uma janela.

O Observador fez ainda uma pesquisa alargada sobre a imagem que foi partilhada na publicação em causa, e descobriu que a fotografia em que aparece um homem que cai da janela, trata-se do momento em que um turista, na Cidade do México, saltou do terceiro andar de um prédio para escapar a um incêndio. O incidente ocorreu em setembro de 2023, como adiantou a imprensa mexicana: “Homem tenta escapar de um incêndio no Centro da CDMX [Cidade do México] e cai do terceiro andar”, pode ler-se no título da notícia.

Na sequência da queda, o homem acabou por ser socorrido pelos bombeiros que o levaram para o hospital onde chegou com ferimentos ligeiros.

Conclusão

É falso que estas novas imagens que circulam nas redes sociais digam respeito ao momento em que o cantor Liam Payne caiu do terceiro andar do hotel Casa Sul, em Buenos Aires, onde acabou por morrer. Este vídeo foi captado em setembro de 2023, a pretexto da queda de um homem de um terceiro andar, na Cidade do México, quando tentava escapar a um incêndio no apartamento em que estava alojado.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:


ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge